Sobre palavras e atos no consumo sustentável no Brasil:

os ‘aparentes paradoxos’ de uma pesquisa qualitativa

Autores

  • Rita de Cassia Monteiro Afonso Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Roberto Bartholo Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Dorothea Kleine University of London
  • Maria das Graças Brightwell University of London

DOI:

https://doi.org/10.18472/SustDeb.v4n1.2013.9207

Palavras-chave:

Consumo consciente no Brasil, Compras públicas sustentáveis no Brasil, Novo mercado consumidor no Brasil, New consumer markets in Brazil

Resumo

Este artigo - recorte de uma pesquisa mais ampla denominada Choices Project: Leveraging Buying Power for Development ”“ Ethical Consumption and Sustainable Procurement in Chile and Brazil - tem por objetivo “iluminar” alguns “aparentes paradoxos” encontrados nos discursos de entrevistados brasileiros em uma pesquisa qualitativa e analisar contradições no que se refere à discurso e prática sobre consumo sustentável. Por isso, o artigo apresenta o contexto político institucional brasileiro para o desenvolvimento sustentável com foco no consumo, as aparentes contradições encontradas na pesquisa e sua análise e conclui com os desafios que nos indicam aspectos para reflexão no estabelecimento de uma política de consumo consciente com parte de uma política mais ampla de desenvolvimento sustentável capaz de redesenhar o tecido urbano e assegurar prosperidade e qualidade de vida a todos.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Monteiro Afonso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia - Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Roberto Bartholo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Instituto Alberto Luis Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia -
Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Dorothea Kleine, University of London

Royal Holloway, University of London - Londres - Reino Unido

Maria das Graças Brightwell, University of London

Royal Holloway, University of London - Londres - ReinoUnido

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Publicado

2013-07-01

Como Citar

Afonso, R. de C. M., Bartholo, R., Kleine, D., & Brightwell, M. das G. (2013). Sobre palavras e atos no consumo sustentável no Brasil:: os ‘aparentes paradoxos’ de uma pesquisa qualitativa. Sustainability in Debate, 4(1), 185–207. https://doi.org/10.18472/SustDeb.v4n1.2013.9207

Edição

Seção

Artigos

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