Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original, inédita e não está sendo avaliada para publicação em outra revista;
  • Primeiro autor possuí no mínimo o título de mestre;
  • Está sendo inserida no sistema uma versão cega do artigo (sem autoria e dados de financiadores), assim como uma versão completa, ambas com figuras e tabelas no corpo do texto;
  • O arquivo da submissão está em formato .doc/.docx
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores;
  • A informação de todos os autores deve ser inserida no sistema (nome completo, email, instituição/afiliação e Orcid);
  • Foi priorizado o uso de artigos de periódicos indexados nas referências, asim como incluído o DOI desses artigos;
  • Foi enviado um arquivo suplementar com a sugestão de 3 pareceristas doutores (com nome completo e email);
  • Atesto que o artigo não contêm PLÁGIO (haverá desk-rejection caso seja identificado);

Diretrizes para Autores

Recomendamos a leitura atenta das Diretrizes para Autores e sobre o Processo de Avaliação da SiD

O não cumprimento das normas editoriais poderá implicar na rejeição do texto pela Equipe Editorial da SiD.

A revista Sustainability in Debate - SiD, de caráter interdisciplinar, publica textos sobre a sustentabilidade em suas diversas dimensões e tem o objetivo de ampliar o debate científico sobre o desenvolvimento sustentável e criar um canal direto de pesquisa, nas mais variadas escalas territoriais e sobre temas afins, tais como: gestão ambiental, conflitos socioambientais, saúde e meio ambiente, governança ambiental, mudanças climáticas, tecnologias e processos produtivos sustentáveis.

Para a submissão de textos, que devem ser inéditos e sem submissão/avaliação simultâneas por outras revistas, deve-se observar as seguintes informações:

 

Tipos de Textos Publicados 

I) Textos com Avaliação Anônima Dupla

Textos em forma de artigos sobre o tema da sustentabilidade em suas diversas dimensões (ambiental, social, econômica, cultural, institucional e outras) submetidos para um Dossiê Temático ou para a categoria Varia.

Esses são primeiramente submetidos à avaliação interna e, uma vez aceitos pelos editores-chefes, seguem para o início do processo de revisão por pares externa (double blind peer- review).

  • A respeito do ineditismo, SiD se dispõe a examinar trabalhos que tenham sido publicados em anais de eventos, desde que tal informação conste em nota associada diretamente ao título.
  • Textos de revisão de literatura não são elegíveis para publicação na SiD.

Idiomas 

Devido à sua política de internacionalização, a SiD utiliza como língua primária o inglês, possibilitando que os artigos se tornem mais visíveis e acessíveis aos leitores de todo o mundo quando publicados.

De qualquer forma, para uma primeira rodada de avaliação, os textos podem também ser submetidos em português, francês ou espanhol, sendo, logo que aceitos (aceite de 1ª rodada), traduzidos para o inglês (por conta dos autores). Os artigos só são de fato aceitos para publicação após o aceite da 2ª rodada, com o envio de uma versão traduzida/revisada com rigor acadêmico, ou seja, não serão aceitas traduções feitas por softwares do tipo Google Translator.

A aceitação nessa rodada é essencial para que o seu trabalho tenha o aceite final, e seja publicado (na língua inglesa, e na original – se for o caso).

 

Taxa de Submissão 

Em consonância com os princípios da ciência aberta e as normas vigentes na comunidade acadêmica, optamos por suspender a cobrança de taxa de submissão. Essa decisão reflete nosso compromisso em promover o acesso difuso ao conhecimento, aprimorar a transparência na disseminação de pesquisas e fomentar a inclusão no discurso científico. Ao eliminar as taxas, almejamos remover barreiras financeiras que possam dificultar a participação de pesquisadores de diferentes origens socioeconômicas, cultivando assim um ambiente de pesquisa mais inclusivo e colaborativo. Acreditamos que essa iniciativa não apenas aumentará a integridade e a credibilidade de nossa revista, mas também contribuirá para avançar os objetivos mais amplos da ciência aberta.

Declaração de Ética

Recomenda-se também a leitura da Declaração sobre ética e más práticas de publicação.

A autoria do artigo deve ser limitada aos que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Se outras pessoas participaram de certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa, devem ser creditadas ou listadas apenas como colaboradoras, em uma nota ou nos agradecimentos.

O autor correspondente deve garantir que todos os coautores foram incluídos no local apropriado do manuscrito, e que todos viram e aprovaram a versão final do documento, concordando com a sua submissão para avaliação e eventual publicação na SiD.

Os artigos científicos que envolvem pesquisas com seres humanos devem atender aos princípios e procedimentos da Comissão Nacional de Ética (CONEP) e do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), definidos nas Resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

 

 

NORMAS DE SUBMISSÃO

Para a submissão, após o devido cadastro ou acesso no website, devem ser enviados quatro arquivos no sistema da revista SiD:

  • Uma folha de rosto contendo título e informação dos autores:
    • Deve conter o título do artigo (em inglês e segunda língua – original ou português) e informações dos autores:
    • Nome, maior titulação, cargo/vínculo institucional (nome da instituição por extenso), cidade, estado (sigla), país e endereço eletrônico, em Arial 12;
    • Pós-doutorado ou curso em andamento não são titulações;
  • Uma versão cega do artigo, com título, resumo, texto (com tabelas, figuras e outros), e referências;
  • Um arquivo suplementar com a sugestão de 3 pareceristas doutores (com nome completo e e-mail);
  • Comprovante de pagamento da taxa de processamento do artigo.

 

Autoria/Filiação 

Solicitamos que o primeiro autor tenha, no mínimo, a titulação de Mestre. Artigos submetidos sem cumprir esse requisito serão rejeitados pela equipe editorial.

No momento da submissão, todos os autores devem obrigatoriamente informar a sua maior titulação e afiliação nos campos apropriados do "Metadados", conforme exemplo:

  • Afiliação e Instituição:  Maior título (inglês), Vínculo (inglês), Centro (original), Universidade (original), Cidade, Sigla Estado, País (inglês)
    • Ex: PhD in Sustainable Development, Researcher, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brazil
  • ORCID:  deve ser incluído para todos os autores – cadastro em: https://orcid.org/register
  • Resumo da biografia: pode ser breve;

Obs.: Os autores com título de Doutor são também convidados a assumir o papel de avaliadores na SiD.

  

Formatação

Todos os textos submetidos à SiD devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Microsoft Word ou compatível (formato .doc/.docx).

 

I) Varia - Artigos

Folha de rosto com informação dos autores

Deve conter o título do artigo (em inglês e segunda língua – original ou português) e informações dos autores:

  •  Nome, maior titulação, cargo/vínculo institucional (nome da instituição por extenso), cidade, estado (sigla), país e endereço eletrônico, em Arial 12;
  • Pós-doutorado ou curso em andamento não são titulações.

Número de caracteres

O texto deve conter de 30 mil a 50 mil caracteres (com espaços) incluindo a listagem bibliográfica, notas, anexos, tabelas, etc.

Títulos

Os títulos devem expressar o conteúdo do trabalho e ainda facilitar a sua localização em uma busca pela internet.

  • Devem ter no máximo 20 palavras, somente com a primeira letra em caixa alta, com exceção dos nomes próprios;
  • Disponibilizado em inglês e em uma segunda língua (original ou português):
  • Fonte Arial 16, em negrito, alinhado à direita, com espaçamento simples entre as linhas;
  • O título na segunda língua deve ser destacado somente em itálico;

                       Ex: The risk of backtraking on brasilian pesticide regulation

                             Risco de retrocesso na legislação brasileira sobre o uso de agrotóxico

Resumo/Abstract

Devem ser inseridos na versão cega do artigo (sem informação dos autores):

  • 100 a 150 palavras, em Arial 12, justificado, espaçamento simples entre linhas;
  • resumo não é uma mera formalidade, é o cartão de visita do texto;

Obs.: Muitos autores têm seus trabalhos rejeitados sumariamente quando não levam em consideração a necessidade de uma tradução com rigor acadêmico, sem o uso de softwares de tradução do tipo Google Translator.

Palavras-chave

Assim como o título e o resumo, são também o cartão de visita do texto. Por isso, recomenda-se a escolha de termos ilustrativos do conteúdo do texto, como conceitos, lugares, métodos, dentre outros:

  • Devem ser disponibilizadas de 4 a 6 palavras-chave, escritas em duas línguas (inglês e segunda língua – original ou português);
  • Fonte Arial 12, abaixo do Resumo/Abstract, separadas por ponto;

Corpo do texto

  • Em Arial 12, preto, margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, com espaçamento de 1,5 entre linhas;
  • Deve-se usar itálico para palavras estrangeiras e sublinhados em endereços eletrônicos;
  • Deve-se incluir numeração nos subtítulos, não contendo mais de dois níveis (ex.: 3.1). A partir desse nível, deve-se empregar o uso de subtítulos em itálico;
  • Notas de rodapé devem ser evitadas, sendo dispostas em algarismos arábicos ao final do texto (no formato de endnotes), antes das referências bibliográficas;
  • A Introdução e a Conclusão também devem ser numeradas.

Ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares

  • Após a quarta figura ou tabela, cada nova adição contará como 1500 caracteres do total do artigo;
  • Devem ser enviados no corpo do texto, com uma resolução mínima de 600 dpi;
  • Legendas, títulos, autorias e fontes, em Arial 10, com espaçamento simples entre linhas;
  • O uso de imagens de outros autores (fotos, mapas, gráficos) deve ser feito com certificação do domínio público ou autorização para a reprodução.

Material suplementar e anexos

  • A SiD não publica material suplementar ou anexos - esses devem ser introduzidos no corpo do texto de acordo com as regras estabelecidas quanto ao número de figuras e tabelas (acima);

 

Referências Bibliográficas 

A inclusão das referências bibliográficas utilizadas é obrigatória para a consideração de todos os textos enviados à revista SiD e devem seguir as seguintes regras:

 

* Recomendamos que os autores dêem prioridade ao uso de artigos de periódicos indexados nas referências (e incluam o DOI), bem como incluam referências apropriadas de edições anteriores da SiD.

 

Corpo do texto

a) As referências ou chamadas bibliográficas no corpo do texto devem adotar o sistema autor-data -página (a última no caso de citações diretas), também chamado de sistema parentético;

b) A indicação da fonte é feita pelo último sobrenome do autor ou pelo nome por extenso da instituição responsável pela publicação, até o primeiro sinal de pontuação, seguido da data de publicação do documento (ano) e da(s) página(s) da citação (apenas nos casos de citações diretas). Os três componentes devem ser separados uns dos outros por vírgulas e devem estar entre parênteses:

  • Referência no texto, com citação direta:
    • Bobbio (1995, p. 30) nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificavam formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império romano.”
  • Referência no texto, em paráfrase:
    • Merrian e Caffarella (1991) observam que a localização dos recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.
  • Final do Parágrafo: Vale lembrar que quando a referência aparecer no final do parágrafo, o(s) sobrenome(s) do autor(es) deve ser grafados em caixa alta e inseridos entre parênteses.
    • Ex.: "(...). A localização dos recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida (MERRIAM e CAFFARELLA, 1991).
  • Referência no texto, com citação direta:
      • “A comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstância, sem quaisquer restrições estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros” (COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1992, p. 34).

Lista de Referências Bibliográficas

A SiD adota o sistema alfabético para compor a lista de referências bibliográficas. Nesse caso, as referências devem ser reunidas ao final do trabalho e dispostas em ordem alfabética dos últimos sobrenomes dos primeiros autores de cada referência:

a) A lista não deve ser numerada e deve seguir os exemplos abaixo, conforme Norma 6023 da ABNT:

  • ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukuna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.
  • GURGEL, C. Reforma do Estado e Segurança Pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.
  • KELLY, R. Electronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: (site). Acesso em: 25 nov. 1998.
  • NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
  • ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
  • SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.
  • WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1999.


b) Mesmo que na bibliografia apareça mais de uma obra do mesmo autor, solicitamos que o sobrenome e nome do autor seja escrito por completo. Evitar traços substituindo o nome na segunda referência do mesmo autor.

Dossiê

Dossiê

A SiD trabalha com um número mínimo de 8 a 10 artigos publicados por Dossiê. Isso significa que os editores convidados devem tentar assegurar pelo menos 12 a 15 submissões, pois há possibilidades de rejeições, atrasos e desistências. Cada artigo deverá ser avaliado por dois pareceristas com doutorado, indicados pelos editores convidados e aprovados pela equipe editorial da SiD.

Os artigos submetidos para o Dossiê devem seguir as mesmas regras editoriais especificadas para os artigos da seção Varia, estando sujeitos inclusive à desk-rejection ou rejeição final por parte dos editores-chefe. Em alguns casos, poderá ser dado o poder de decisão sobre o desk-rejection aos editores-convidados. Caso seja decidido pelo envio do artigo ao fluxo de avaliação, os pareceristas serão selecionados pelo corpo editorial do jornal. 

Todo o procedimento – submissão de artigos científicos, convites aos avaliadores, envio dos artigos aos pareceristas(selecionados pelos convidados) e avaliação – deverá ser feito via sistema da revista SiD, acompanhado pelos editores convidados, com apoio da equipe editorial da revista (que ficará responsável pela parte operacional, comunicando a evolução das avaliações aos editores convidados).

Para que os artigos sejam visualizados e considerados pelos editores convidados responsáveis pelo Dossiê, os potenciais autores devem selecionar a seção “Dossiê” no ato da submissão.

Os artigos finalizados devem ser enviados à equipe editorial 45 dias antes da publicação da edição. Isso significa que todas as versões finais em inglês (e a versão duplicada no idioma original, se aplicável) devem estar nas mãos do Editor Executivo, para que possam ser enviadas para revisão e editoração por parte da Editora IABS.

 

Envio de Arquivos

Os textos, devidamente formatados e revistos, devem ser encaminhados em arquivo digital à editoria da SiD, exclusivamente por meio do site da revista. Não serão aceitas submissões enviadas como anexos de mensagens de e-mail.

A revisão ortográfica e gramatical dos originais submetidos deve ser feita pelos autores antes da submissão. Os editores se reservam o direito de rejeição sumária de textos que tenham sido submetidos sem verificação prévia da qualidade ortográfica e gramatical.

A equipe editorial da SiD estará empenhada para informar aos autores sobre a aceitação ou não de seus trabalhos no prazo de 90 dias. No entanto, esse prazo pode ser ampliado quando ocorrerem atrasos alheios à vontade dos editores. 

 

Fluxo de Avaliação/Publicação

a) Os trabalhos submetidos serão primeiramente apreciados pelos editores executivos da SiD. Se tiverem potencial de publicação e fizerem parte do primeiro grupo de textos (artigos), serão então encaminhados para pareceristas indicados pela Comissão Editorial. Esses emitirão pareceres por meio do sistema de avaliação anônima dupla (double blind peer review). Caso o trabalho não se alinhe ao escopo da revista, poderá haver desk rejection da submissão;

b) Os autores serão notificados pela SiD sobre a aceitação ou recusa dos seus textos, com base nos pareceres recebidos. Ao submeter textos à revista, esses também se comprometem a verificar quaisquer notificações no sistema da SiD.

  • Pedimos aos autores que fiquem atentos ao e-mail (verifique a caixa de spam e insira o e-mail da revista na lista de remetentes confiáveis) e acessem regularmente o Painel de Controle. A comunicação da revista é feita majoritariamente via sistema.

c) Eventuais sugestões de modificações de estrutura e/ou de conteúdo que se façam necessárias serão informadas aos autores. Esses se encarregarão de realizá-las e reenviar o texto no prazo estabelecido pela equipe editorial. Solicitamos que, junto à nova versão do seu artigo, seja enviado um quadro detalhado com as devidas informações de atendimento (ou eventual justificativa de não atendimento) às solicitações dos pareceristas;

  • No retorno da revisão devem ser anexados ao sistema 3 arquivos :
    1. Artigo finalizado (com tabelas, gráficos e demais arquivos no corpo do texto);
    2. Artigo finalizado com as correções destacadas (modo revisão ativado ou destacado no texto em amarelo);
    3. Quadro detalhado de correções - com todos os comentários dos pareceristas e comentário sobre a correç˜ão ou justificativa de não implementação da sugestão;

d) Caso o(s) autor(es) não se manifestem sobre as revisões dentro do prazo estipulado, o trabalho será rejeitado e o processo de avaliação será arquivado devido à inatividade;

e) Não serão permitidos acréscimos ou modificações nos textos após a aceitação do trabalho. 

Artigos

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Os nomes e endereços informados à revista Sustentabilidade em Debate serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.