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Diretrizes para Autores

Recomendamos aos autores ler atentamente as informações abaixo. O não cumprimento das Diretrizes para Autores implicará a rejeição do texto pela equipe editorial e a sua devolução aos autores.

A revista Sustentabilidade em Debate (SeD), de caráter interdisciplinar, publica textos sobre a sustentabilidade em suas diversas dimensões, com o objetivo de criar um canal direto de pesquisa e debate sobre temas ligados ao desenvolvimento sustentável, à gestão ambiental, aos conflitos socioambientais, ao estado do meio ambiente, à governança ambiental, às mudanças climáticas, a tecnologias e processos produtivos sustentáveis, dentre outros, em suas várias escalas territoriais.

Para submissão de textos, que devem ser inéditos e que não tenham sido objeto de submissões simultâneas a outras revistas, os autores devem atender observar as informações e normas descritas abaixo.

Tipos de textos que podem ser submetidos a SeD

1. Textos que passam por avaliação interna (aceitação pelos editores, para início do processo de revisão por pares) e externa (double blind peer review):
1.1. textos em forma de artigos ou ensaios sobre o tema sustentabilidade em suas diversas dimensões: ambiental, social, econômica, cultural, institucional e outras, quer sejam submetidos para dossiês temáticos, quer como textos da categoria Varia);
1.2. resultados de pesquisa;

Nota: a respeito do ineditismo, SeD aceitará examinar trabalhos que tenham sido publicados em anais de eventos, desde que tal informação conste em nota associada diretamente ao título.

2. Textos que passam apenas pela avaliação da equipe editorial de SeD:
2.1) Revisões críticas (resenhas, ensaios bibliográficos) de literatura relativa ao tema do periódico. No caso de resenhas, ver orientações específicas abaixo;
2.2) Entrevistas – geralmente associada a um dossiê temático; recomenda-se, nesse caso, consultar os editores de SeD antes da realização da entrevista;
2.3) Debate – geralmente associada a um dossiê temático; recomenda-se, nesse caso, consultar os editores de SeD antes da organização do debate;
2.4) Galeria de imagens – recomenda-se, nesse caso, consultar os editores de SeD antes da preparação da galeria;

Notas: Autoria/Afiliação
No caso de submissão de artigos, solicitamos que o primeiro autor tenha, no mínimo, o título de Mestre. Artigos submetidos em que o primeiro autor ainda não tenha essa titulação serão rejeitados pela equipe editorial.

No momento de submissão dos trabalhos, os autores, nos campos apropriados, devem informar, obrigatoriamente, a sua maior titulação, afiliação institucional, email, cidade, estado e país da instituição. No caso de texto multiautoral é preciso indicar qual o autor correspondente.

Nota: Os autores são bem-vindos a assumirem também o papel de avaliadores na revista. No entanto, ressaltamos a necessidade de ser Doutor.


Decisões da Comissão Editorial:

a) os trabalhos submetidos serão apreciados pelos editores executivos de SeD; se tiverem potencial de publicação e fizerem parte do primeiro grupo de textos (artigos, ensaios e resultados de pesquisa), serão então encaminhados para pareceristas indicados pela Comissão Editorial, que emitirão pareceres por meio do sistema de avaliação duplamente cega por pares (double blind peer review);

b) os autores serão notificados pelos editores de SeD sobre a aceitação ou recusa dos seus textos, com base nos pareceres recebidos;

c) eventuais sugestões de modificações de estrutura e/ou de conteúdo que se façam necessárias serão notificadas ao(s) autor(es), que se encarregará(ão) de fazê-las e de reenviar os textos, no prazo máximo de 30 dias, após o qual o trabalho será arquivado, devendo passar por novo processo de submissão, em caso de interesse do(s) autor(es);

d) não serão permitidos acréscimos ou modificações nos textos aceitos depois que o(s) autor(es) tiver(em) sido(s) informado(s) sobre a aceitação do trabalho.


Normas de Publicação


Todos os textos submetidos à SeD devem ser apresentados em formato eletrônico, digitados em processadores de texto, como Microsoft Word, ou compatível com ele. Os manuscritos devem obedecer às seguintes regras de formatação:

a) textos como artigos, ensaios e notas de pesquisa, sempre inéditos, devem conter de 30 mil a 50 mil caracteres (incluídos os espaços). Essa contagem inclui a listagem bibliográfica, notas, anexos etc. Os títulos terão no máximo 20 palavras (é relevante lembrar que o título é de grande relevância para a localização do texto, quando publicado, em busca pela Internet).

b) os textos devem estar digitados em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 12, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, e com espaçamento entre linhas de 1,5.

c) usar negritos para destacar palavras e trechos de textos; usar itálicos para palavras estrangeiras; usar sublinhados em endereços URL. Recomenda-se parcimônia no uso de negritos.

d) o texto deve ser submetido em cor preta e não deve conter subtítulos ou trechos em outras cores.

e) o uso de numeração dos subtítulos não deve conter mais de dois níveis (ex.: 3.1). A partir desse nível, o(s) autores(s) devem usar subtítulos, digitados em itálico. A Introdução e a Conclusão devem ser numeradas.

f) as resenhas críticas e as entrevistas devem ter no máximo 12 mil caracteres (incluídos os espaços), em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 12, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita inferior de 2,0 cm e com espaçamento entre linhas de 1,5.

g) a folha de rosto dos Artigos, Ensaios ou Notas de Pesquisa deve conter: i) título; ii) para cada autor, nome, vínculo(s) institucional(is) (nome da instituição por extenso), maior titulação (obs: pós-doutorado ou curso em andamento não são titulações) cidade, estado, país, e endereço eletrônico; deve ser digitada em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 12. Se houver mais de um autor, o autor correspondente deve ser claramente identificado; ele será o responsável pela submissão e por todos os contatos posteriores com a editoria de SeD referentes ao texto submetido;

h) resumo e abstract (em inglês) dos artigos e ensaios devem ser digitados em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 12, justificados e centralizados, com espaçamento simples entre as linhas, contendo de 100 a 150 palavras cada um. Eles devem ser colocados numa página à parte, inserida depois da folha de rosto. Quando resumos e abstracts forem traduzidos por softwares do tipo Google Translator, os textos submetidos serão imediatamente devolvidos ao(s) autor(es) (obs.: muitos autores tem seus trabalhos rejeitados sumariamente quando levam em consideração este aspecto; o abstract não é uma mera formalidade: é o cartão de visitas do texto aos que não leem em português);

i) artigos e ensaios devem ser acompanhados por quatro a seis palavras-chaves, escritas (em português e inglês) pelo(s) autor(es), digitados em Tahoma ou Arial, tamanho 12, dispostas logo abaixo do resumo e do abstract, respectivamente (obs.: as palavras-chaves não são meras formalidades: como o título e o resumo, são também cartões de visitas do texto); recomenda-se escolher termos que sejam ilustrativos do conteúdo do texto, como conceitos, lugares, métodos);

Na primeira página do texto de Artigos, Ensaios e Resultados de Pesquisa, o título deve ser digitado em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 16, e em negrito, centralizado, no alto da página, com espaçamento simples entre as linhas;

j) as ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares devem ser enviados em arquivos individuais, separados do texto principal e dos demais componentes – em formatos como JPEG ou GIFF, com uma resolução mínima de 600 dpi. Os locais de inserção desses componentes devem estar assinalados no corpo do texto, onde devem constar também as respectivas legendas, autorias, títulos e fontes, digitadas em fonte Tahoma ou Arial, Tamanho 10 com espaçamento simples entre as linhas. No caso de uso de imagens (fotos, mapas, gráficos) de outros autores, é preciso se certificar se são de domínio público ou solicitar autorização para a reprodução;

k) para as referências ou chamadas bibliográficas a serem colocadas no corpo do texto, SeD adota o sistema autor-data -página, também chamado de sistema parentético. A indicação da fonte é feita pelo último sobrenome do autor ou pelo nome por extenso da instituição responsável pela publicação, até o primeiro sinal de pontuação, seguido da data de publicação do documento (ano) e da(s) página(s) da citação (apenas nos casos de citações textuais). Os três componentes devem ser separados uns dos outros por vírgulas e devem estar entre parênteses. Vide os exemplos abaixo:

• referência no texto, com citação direta:
Bobbio (1995, p. 30) nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificavam formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império romano.”
• referência na lista de referências:
BOBBIO, Norberto. O Positivo Jurídico: lições de filosofia do direito. São Paulo: Ícone, 1995.

• referência no texto, em paráfrase:
Merrian e Caffarella (1991) observam que a localização dos recursos tem um papel crucial no processo de aprendizagem autodirigida.

• Na lista de referências deve constar:
MERRIAN, S.; CAFFARELLA, R. Learning in adulthood: a comprehensive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1991.

• referência no texto, com citação direta:
“A comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstância, sem quaisquer restrições estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros” (COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, 1992, p. 34).

• Na lista de referências deve constar:
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPÉIAS. União Europeia. Luxemburgo: Serviço das Publicações Oficiais das Comunidades Europeias, 1992.

l) Para compor a lista de referências bibliográficas, SeD adota o sistema alfabético, pela qual as referências são reunidas ao final do trabalho e dispostas em ordem alfabética dos últimos sobrenomes dos primeiros autores de cada referência. As chamadas no texto devem obedecer às formas adotadas e descritas no item j. A lista de referências não deve ser numerada e deve seguir os exemplos abaixo, conforme Norma 6023 da ABNT, com os títulos sempre destacados em itálico:

ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

GURGEL, C. Reforma do Estado e Segurança Pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

KELLY, R. Electronic publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 1998.

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

SANTOS, F. R. dos. A colonização da terra dos Tucujús. In: ______. História do Amapá, 1o grau. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3.

SOUZA, L. S.; BORGES, A. L.; REZENDE, J. O. Influência da correção e do preparo do solo sobre algumas propriedades químicas do solo cultivado com bananeiras. In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 21., 1994, Petrolina. Anais... Petrolina: EMBRAPA, CPATSA, 1994. p. 3-4.

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Pioneira, 1999.


m) notas ao texto devem ser evitadas ao máximo; quando forem usadas, devem ser exclusivamente explicativas e numeradas sequencialmente em algarismos romanos; devem ser dispostas ao final do texto (no formato de endnotes), depois das referências bibliográficas;

n) a revisão ortográfica e gramatical dos originais submetidos deve ser feita pelos autores antes da submissão. Os editores se reservam o direito de rejeição sumária dos textos que tenham sido submetidos sem verificação prévia da qualidade ortográfica e gramatical;

o) os textos, devidamente formatados e revistos, devem encaminhados em arquivo digital à editoria de SeD, exclusivamente por meio do site da revista.; não serão aceitas submissões enviadas como anexos de mensagens de e-mail ou por via postal;

p) Os editores de SeD se comprometem a informar os autores sobre a aceitação ou não de seus trabalhos no prazo de 90 dias. Esse prazo, no entanto, pode ser ampliado quando ocorrerem atrasos alheios à vontade dos editores.



Declaração de ética



Recomenda-se também a leitura da Declaração sobre ética e más práticas de publicação

A autoria do artigo deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Se outras pessoas participaram de certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa, devem ser creditados ou listados apenas como colaboradores, em uma nota.

O autor correspondente deve garantir que todos os coautores estejam incluídos no local apropriado do manuscrito; deve garantir também que todos os coautores viram e aprovaram a versão final do documento e concordaram com a sua submissão para avaliação e eventual publicação em SeD.

No ato de submissão, devem ser fornecidos os endereços de e-mail de todos os coautores.

Uma vez o recebido manuscrito pelo Conselho Editorial, SeD enviará mensagem a todos os coautores (quando houver), dos quais são esperados manifestações individuais de concordância. Essas manifestações serão requisitos para o início do processo de avaliação por pares. Deste ponto em diante, toda a comunicação da editoria de SeD com os responsáveis pelo texto será feita apenas com o autor correspondente.


Diretrizes específicas para resenhas


Segue-se um resumo das informações e diretrizes editoriais de Sustentabilidade em Debate (SeD) no tocante a resenhas a serem publicadas em suas páginas. Elas devem ser observadas tanto por aqueles que recebem convites de SeD para escrever resenhas quanto por aqueles que pretendem submeter espontaneamente resenhas.

I - Informações gerais sobre as resenhas a serem publicadas em SeD


Importância
Tal como fazem muitas outras revistas científicas, SeD publica regularmente resenhas que comentam e avaliam livros, relatórios de pesquisa de grande impacto, materiais multimídia, softwares, filmes, DVDs etc. A sua utilidade reside na capacidade de sintetizar informações, apreciações críticas e comentários sobre obras representativas do campo da sustentabilidade. Boas resenhas ajudam pesquisadores a se informar sobre as obras avaliadas e a se decidir pela consulta direta delas.
Efeitos positivos de boas resenhas
As resenhas mais eficazes são aquelas que situam as obras avaliadas nos seus contextos teóricos, metodológicos e temáticos mais amplos; que focalizam as questões abordadas e os resultados alcançados; que informam e levam em conta a formação acadêmica e os círculos da atividade científica dos autores; e que são escritas de forma a interessar tanto leitores iniciados quanto os iniciantes nos assuntos das obras.
Conteúdo de uma boa resenha
As resenhas devem resumir o escopo, o objetivo e o conteúdo da obra e, muito especialmente, o seu posicionamento dentro da literatura pertinente. Além disso, devem avaliar criticamente métodos, dados, abordagem, qualidade da escrita, organização textual e resultados das obras – ressaltando pontos fortes e fracos. Resenhas não devem criticar as obras pelo que elas não se propuseram a fazer, mas sim pelo alcance ou não dos seus objetivos expressos.
Para quem devem ser escritas as resenhas?
As resenhas devem ser escritas para serem lidas por um leitor desconhecido, mas potencialmente interessado nas obras resenhadas. Os resenhistas devem escrever de uma forma equilibrada e clara, de forma a atrair a atenção tanto de estudiosos amadurecidos na temática quanto de estudiosos interessados mas ainda iniciantes nela.
Tom apropriado
As resenhas, quer elogiem ou critiquem as obras examinadas, devem ser escritas em tom profissional, comedido, cortês, respeitoso. Os editores de SeD se reservam o direito de devolver aos resenhistas textos que contenham trechos que considerem ofensivos ou de alguma forma inadequados, pedindo a sua revisão. De toda forma, todas as resenhas, depois de revistas e aceitas pelos editores, serão submetidas à aprovação final dos autores antes de entrarem no processo de produção para fins de publicação.
Acesso
As resenhas devidamente revistas e aprovadas pelos editores e autores serão publicadas na seção “Resenhas” de cada número de SeD. Estarão, tal como todo o conteúdo de SeD, sujeitos ao livre acesso via Internet, por meio do site da revista.

II - Perguntas frequentes sobre as resenhas submetidas a SeD


Que tipo de obras são selecionadas para serem resenhadas para SeD?
Livros e demais produções resenháveis são em princípio selecionados pelos editores e membros da equipe de produção editorial e de Conselho Científico de SeD. A escolha incide principalmente sobre produções novas e recentes (publicadas pela primeira vez até três anos antes da data corrente), com conteúdo pertinente à temática da sustentabilidade. Em alguns casos, reedições de textos de grande impacto podem ser selecionadas como objetos de resenhas. Produções com mais de três anos de publicação original não são consideradas recentes e dificilmente são selecionados. Obras antigas traduzidas de uma língua para outra podem até ter sido publicadas recentemente na segunda língua, sem ser, no entanto, produções recentes; por isso, em geral, traduções recentes de obras antigas não são selecionadas.
Quem é convidado para escrever resenhas para SeD?
Professores e pesquisadores com doutorado, doutorandos, mestres e mestrandos podem ser convidados pela editoria de resenhas de SeD para resenhar obras selecionadas. Todas as resenhas assim encomendadas passarão pela avaliação dessa editoria, que tomará a decisão final sobre a publicação do texto, podendo inclusive solicitar aos resenhistas mudanças, cortes ou acréscimos, ou decidir pela sua não publicação.
SeD aceita submissões voluntárias/espontâneas de resenhas?
Sim, mas com algumas condições. As obras a serem assim resenhadas devem ser recentes e devem estar inseridas na temática da sustentabilidade. Recomendamos que os proponentes entrem em contato com a editoria de resenhas de SeD antes de escreverem a resenha. A editoria confirmará ou não o interesse de SeD. Adicionalmente, os próprios autores de obras pertinentes podem propor, via e-mail para a editoria executiva de SeD, que elas sejam resenhadas. A editoria decidirá se a obra será resenhada e, em caso positivo, selecionará o resenhista e lhe enviará o convite. O mesmo vale para exemplares de obras enviadas diretamente por editoras. Nesses três casos, caso as obras indicadas sejam aprovadas, o resenhista, o autor ou a editora deverá enviar um exemplar da obra resenha ao endereço postal de SeD.
Como os resenhistas recebem as obras a serem resenhadas?
Nos casos de resenhistas convidados, a editoria de SeD lhes envia pelo correio os exemplares das obras, adquiridos por SeD ou obtidos junto às respectivas editoras ou aos autores. Esses exemplares poderão ficar com os resenhistas. Nos casos de resenhistas voluntários, os exemplares terão que ser providenciados por eles mesmos.
Quantas resenhas são publicadas por número de SeD?
A quantidade de resenhas tem variado de número a número, em virtude de vários fatores, mas os editores planejam chegar a – e manter – uma média de oito resenhas por número.
Como resenhistas, autores das obras e editores podem conseguir cópias das resenhas publicadas?
Como SeD é uma revista eletrônica, publicada na Internet e de acesso livre, as resenhas e os demais tipos de textos nela publicados ficam permanentemente à disposição dos interessados, para consulta ou para download, em formato PDF. A equipe editorial de SeD manda cópias eletrônicas, em formato PDF, para as editoras das produções resenhadas.

III – Outras questões pertinentes


- Os convidados a escrever resenhas não devem aceitar os convites quando sentirem que têm conflitos de interesse. Tais conflitos podem se expressar de muitas formas – amizade (ou inimizade) com os autores das obras; envolvimento sistemático ou direto com as pesquisas em que se baseiam as obras; emissão de pareceres sobre financiamentos e apoios institucionais às pesquisas que geraram as obras; estar trabalhando sob a chefia de ou estar chefiando algum dos autores; serem ou terem sido orientadores ou orientados dos autores das obras etc. Essas circunstâncias podem ser informadas à equipe editorial de SeD pelos convidados, mas eles podem também simplesmente recusar o convite.
- Se por qualquer motivo os convidados não aceitarem os convites, será de grande ajuda para a equipe editorial que eles indiquem pessoas que considerem capazes de escrever boas resenhas.
- Não serão aceitas ofertas de resenhistas potenciais que pretendam escrever resenhas sobre obras de sua própria autoria

IV – Roteiro sugerido para redação de resenhas


Segue-se um roteiro de itens que podem ajudar a compor uma resenha. O roteiro contém itens comumente encontrados em resenhas, mas ele não precisa ser obrigatoriamente seguido pelos resenhistas de SeD. A sua apresentação aqui tem um caráter de sugestão.

- referência bibliográfica completa da obra (incluindo autor/organizador; local; editora; ano; número de páginas; número ISBN; existência de mapas, fotografias, gráficos, bibliografia, notas, índice remissivo etc.); em caso de vídeos e filmes, indicar diretor, tempo de projeção, língua original/disponibilidade de legendas, ano, colorido/preto e branco etc.;
- título da resenha (opcional);
- nome, titulação, filiação institucional e endereço de e-mail do resenhista;
- dados sobre o autor (formação, filiação institucional, obras anteriores etc.)
- gênero da obra (coletânea, tese, ensaio, relatório de pesquisa etc.);
- campo de conhecimento, assuntos centrais tratados, teses principais;
- métodos adotados e dados usados;
- síntese dos méritos, problemas e defeitos da obra;
- contribuições da obra para o melhor conhecimento dos temas tratados;
- recomendação (ou não recomendação) e sugestão de tipos de leitores que poderão se interessar pela obra.

V – Instruções gerais para formatação e submissão de resenhas


Solicitamos aos autores de resenhas o atendimento às informações e normas descritas abaixo:

1. As resenhas devem ser submetidas na forma de arquivo eletrônico Word (.doc ou .docx) pelo site http://periodicos.unb.br/index.php/sust/index, indicando o tipo de texto a ser submetido (“resenha”).

2. As resenhas deverão ter entre 1.000 e 1.500 palavras.

3. As resenhas deverão ser digitadas no processador de texto Word (a mais recente versão possível), em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre as linhas 1,5, margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm.

4. A referência da obra resenhada deve aparecer no topo da primeira página, centralizado, em fonte Tahoma, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas, de acordo com o modelo a seguir: 

Nome e sobrenome do autor. Título do livro - subtítulo. Local da editora, editora, ano da publicação. Número de páginas. [tradutor, quando houver]. Número de ISBN. Preço. Informar se constam bibliografia, notas, índice remissivo, figuras etc. Se a obra resenhada for uma tradução, fornecer os dados da edição original.

5. Quando for o caso de dar um título à resenha (o que é recomendado), o título deve ser colocado duas linhas abaixo da referência, centralizado, digitado em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 12, em negrito, com espaçamento simples entre linhas.

6. O nome e demais dados do autor(a) da resenha devem vir duas linhas abaixo do título da resenha, centralizados, digitados em fonte Tahoma ou Arial, tamanho 12, com espaçamento simples entre as linhas.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação em outras revistas e publicações.
  2. Os arquivos preparados para submissão foram digitados em Microsoft Word ou software universal compatível; o mesmo vale para gráficos, tabelas, fotos, imagens etc. (que, somados, não devem exceder 2MB).
  3. Todos os manuscritos seguem a formatação indicada no ponto b) do item “Apresentação do Originais” acima.
  4. As URLs para as referências online foram fornecidas.
  5. O texto submetido segue as normas de formatação detalhadas acima.
  6. Tabelas, figuras, fotos etc. estão sendo submetidos em arquivos anexos e têm os seus locais de inserção e as suas legendas e fontes assinaladas no texto.
  7. A identificação de autoria do texto submetido foi removida do texto e do arquivo (no Microsoft Word, a identificação deve ser retirada inclusive na opção “Propriedades”), assegurando a aplicação dos critérios de anonimato de avaliação adotados por SeD, quando os textos forem sujeitos a revisão por pares.
  8. Nos casos de textos com mais de um autor, a identidade do autor correspondente está assinalada com clareza.
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Revista Sustentabilidade em Debate do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (Proibição de Realização de Obras Derivadas) 3.0 Brasil, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação, que permite o compartilhamento do texto e o reconhecimento de sua autoria e publicação original nesta revista.

Os autores têm permissão para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva dos trabalhos publicados na Revista Sustentabilidade em Debate (por exemplo, em um capítulo de livro), desde que seja assinalado que os textos foram originalmente publicados nesta revista e que seja mencionado o DOI correspondente. Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu texto online, após a publicação (por exemplo, em repositórios institucionais ou nas suas páginas pessoais).

Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.