O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais

Autores/as

  • Denise Jodelet

Palabras clave:

Representações sociais, Sujeito, Subjetividade, Intersubjetividade, Transubjetividade, Horizonte, Pensamento

Resumen

O artigo constata, nas ciências sociais, um retorno à noção de sujeito capaz de inspirar uma nova abordagem da subjetividade no campo de estudo das representações sociais. Após um exame dos momentos que significaram a morte e a ressurreição da noção de sujeito, são abordados os principais temas que caracterizaram a sua reintegração na História, na Sociologia e na Antropologia. Esses temas permitem descartar o risco de uma visão solipsista no exame da parte subjetiva das representações sociais. Para esse fim, um esquema tripartite é proposto, relacionando a gênese e as funções das representações sociais a três esferas (subjetiva, intersubjetiva e transubjetiva) e ilustrado por uma análise dos debates relativos ao célebre episódio das caricaturas de Maomé. As reflexões finais propõem que o estudo das representações sociais se oriente para as relações entre pensamento e mudança social.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Denise Jodelet

Directrice d’études, École des Hautes Études en Sciences Sociales (Laboratoire de Psychologie Sociale, Institut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain).

Publicado

2011-04-11

Cómo citar

Jodelet, D. (2011). O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade E Estado, 24(3), 679–712. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5488