A sociologia da ciência e da tecnologia no Brasil: uma análise a partir da produção em periódicos A1 entre 2010 e 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010010

Palavras-chave:

Sociologia da Ciência e da Tecnologia, Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias, Levantamento Bibliográfico, Periódicos Científicos

Resumo

Este trabalho analisa a produção em sociologia da ciência e da tecnologia publicada no Brasil entre 2010 e 2018 em periódicos nacionais Qualis A1 em sociologia. Foram examinados dados sobre o volume, tipo e distribuição das publicações, além das temáticas, objetos empíricos e conceitos mais frequentes. Analisou-se ainda o conteúdo das cinco temáticas a concentrarem o maior número de publicações. Com isso, espera-se i. esboçar um panorama sobre o perfil dos artigos; ii. identificar como estão distribuídos entre as revistas e instituições de pesquisa; iii. examinar tendências em relação às temáticas; e iv. traçar paralelos com a sociologia brasileira. Concluímos que este é um campo em expansão, cuja produção concentra-se em certas temáticas, objetos empíricos, revistas e instituições. Questionamos ainda por que temáticas importantes para os estudos sociais das ciências e das tecnologias (ESCT) encontram dificuldade em acessar periódicos desse estrato e quais questões em sociologia da ciência e da tecnologia (SCT) poderiam ser mais bem exploradas em pesquisas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília Luz David, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde integra como colaboradora o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS). É Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência de pesquisa no campo dos Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias e da Sociologia Ambiental, sobretudo em temáticas relacionadas a questões agroalimentares e tecnociência. É integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS) e do Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade (IRIS/UFSC). Integra a equipe editorial da revista Sociologias (UFRGS).

Adriano Premebida, Grupo de Pesquisa TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade)/UFRGS

É graduado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestre em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em Sociologia pela mesma universidade. Atuou, na FDB, em Manaus, com a investigação e gestão de projetos e programas de pesquisa em diversas áreas, principalmente em Biotecnologia, Ecologia e Mudanças Climáticas na Amazônia. Na UFRGS, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, realizou estágio pós-doutoral (PNPD/CAPES) e seus interesses de pesquisa se voltam aos estudos sociais sobre ciência, tecnologia e inovação, mudanças climáticas e adaptação produtiva e social, para a forma como o social se apresenta na construção do conhecimento tecnocientífico e aos impactos socioambientais das tecnologias. Entre outras redes, é pesquisador da Red Latinoamericana de Nanotecnología y Sociedad, do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS), Jusnano, Nanoendoambiental e grupo de pesquisa Agricultura Familiar, Inovação, Sustentabilidade e Ruralidade. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos sociais da ciência, tecnologia e inovação, impactos sociais das nanotecnologias e biotecnologias, biopolítica, infraestrutura tecnológica e produção de conhecimento, dinâmicas socioeconômicas na Amazônia, mudanças climáticas e dinâmicas socioambientais condicionadas por empreendimentos tecnológicos.

Lorena Cândido Fleury, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora do Departamento de Sociologia, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), mestrado em Desenvolvimento Rural (2008) e Doutorado em Sociologia (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de Doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. É membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Sociologia (2019-2021) e editora da Revista Brasileira de Sociologia. Coordena o Comitê de Pesquisa em Sociologia Ambiental e Ecologia Política da SBS e o Grupo de Trabalho Conflitos e Desastres Ambientais da Anpocs. É também membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - Esocite.br (2017-2019 e 2019-2021). É vice-líder do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade - TEMAS (http://www.ufrgs.br/temas/) e integrante do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento - GPACE (http://www.ufrgs.br/gpace/pt/). Atua na área da Sociologia da questão ambiental, com ênfase no estudo de Conflitos Ambientais, Projetos de Desenvolvimento, Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESCT), e Sociologia das Mudanças Climáticas. 

Jalcione Pereira de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Sociologia pela Universidade de Paris X (1993) com estágio pós-doutoral na Universidade de Paris VII (1997). Pesquisador 1C CNPq. Professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculado ao Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Atua na área da Sociologia com ênfase na Sociologia da Questão Ambiental, Sociologia da Ciência e da Tecnologia, Sociologia da Conflitualidade e Desenvolvimento Rural, desenvolvendo pesquisas prioritariamente nos temas das controvérsias em torno da tecnociência e conflitos ambientais. É coordenador do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade - TEMAS (www.ufrgs.br/temas). Participa como docente e pesquisador permanente nos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e em Sociologia (PPGS), ambos da UFRGS. Editor-chefe da revista Sociologias (PPGS/UFRGS). Tem experiência em pesquisas interdisciplinares e práticas de docência multidisciplinares na área das Ciências Sociais. Participa de redes de pesquisa com grupos acadêmicos no Uruguai, Argentina, Cabo Verde e Moçambique. Na graduação atua no curso de Ciências Sociais (IFCH). 

Referências

ABREU, Teo; FERNANDES, João P.; MARTINS, Isabel. Levantamento sobre a produção CTS no Brasil no período de 1980-2008 no campo de ensino de ciências. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 6, n. 2, p. 3-32, 2013.

ACERO, Liliana. Internacionalização, ciência e saúde: a medicina regenerativa global e os mercados paralelos. Ciência Saúde Coletiva, v. 20, n. 2, p. 433-440, 2015.

______. Ciência, políticas públicas e inclusão social: debates sobre células-tronco no Brasil e no Reino Unido. Dados, v. 53, n. 4, p. 855-887, 2010.

ARAUJO, Ronaldo F. Os grupos de pesquisa em ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. Rev. Br. de Ci., Tecn. e Soc., v. 1, n. 1, p. 81-97, 2009.

ARBIX, Glauco; CONSONI, Flávia. Inovar para transformar a universidade brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 26, n. 77, p. 205-224, 2011.

BALBACHEVSKY, Elizabeth. Governança na pesquisa científica: reflexões sobre a prática da pesquisa contemporânea e a experiência brasileira. Sociologias, v. 19, n. 46, p. 76-101, 2017.

______. Políticas de ciência, tecnologia e inovação na América Latina: as respostas da comunidade científica. Caderno CRH, v. 24, n. 63, p. 503-518, 2011.

BARAD, Karen. Posthumanist performativity: toward an understanding of how matter comes to matter. Signs - Journal of Women in Culture and Society, v. 28, n. 3, p. 801-831, 2003.

BARCELOS, Régis; MOCELIN, Daniel. Ciência e mercado. Impasses na institucionalização de práticas empreendedoras em uma universidade pública brasileira. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 31, n. 92, 2016.

BARTHE, Yannick; AKRICH, Madeleine; REMY, Catherine. As investigações “leigas” e a dinâmica das controvérsias em saúde ambiental. Sociologias, v. 13, n. 26, p. 84-127, 2011.

BEIGEL, Fernanda. Científicos periféricos, entre Ariel e Calibán: saberes institucionais e circuitos de consagração nas publicações dos pesquisadores do Conicet na Argentina. Dados, v. 60, n. 3, p. 825-865, 2017.

BIEHL, João. Antropologia no campo da saúde global. Horiz. Antropol., v. 17, n. 35, p. 227-256, 2011.

BOTELHO, Antonio; ALMEIDA, Mariza. Desconstruindo a política científica no Brasil: evolução da descentralização da política de apoio à pesquisa e inovação. Sociedade e Estado, v. 27, n. 1, p. 117-132, 2012.

CALVO-GONZALEZ, Elena. Construindo corpos nas consultas médicas: uma etnografia sobre hipertensão arterial em Salvador, Bahia. Caderno CRH, v. 24, n. 61, p. 81-96, 2011.

CAMARGO, Wagner X.; KESSLER, Cláudia S. Além do masculino/feminino: gênero, sexualidade, tecnologia e performance no esporte sob perspectiva crítica. Horiz. Antropol., v. 23, n. 47, p. 191-225, 2017.

CAMPOS, Luiz Augusto. Qualis, para que te quero? Novos Debates, v. 6, n. 1-2, p. 1-10, 2020.

CARNEIRO, Maria José T.; SANDRONI, Laila T. Ciência e política pública na perspectiva dos gestores: clivagens e confluências. Sociedade e Estado, v. 33, n. 1, p. 39-59, 2018.

CARRETA, Jorge. Oswaldo Cruz e a controvérsia da sorologia. Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos, v. 18, n. 3, p. 677-700, 2011.

CASTRO, Maria Helena de M. Universidades e inovação: configurações institucionais & terceira missão. Caderno CRH, v. 24, n. 63, p. 555-574, 2011.

DA COSTA MARQUES, Ivan. What can STS do with and for Latin America? An anthropophagic response and some examples. In: KUHN, Michael; VESSURI, Hebe (Eds.). Contributions to alternative concepts of knowledge. Stuttgart, DE: Ibidem; Verlag 2016.

DAGNINO, Renato. A anomalia da política de ciência e tecnologia. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, n. 86, p. 45-55, 2014.

DELGADO, Ignacio José G. Sistemas de atenção à saúde, Estado e inovação na indústria farmacêutica. Cadernos de Saúde Pública, v. 32, supl. 2, 2016.

FARO, Livi; RUSSO, Jane A. Testosterona, desejo sexual e conflito de interesse: periódicos biomédicos como espaços privilegiados de expansão do mercado de medicamentos. Horiz. Antropol., v. 47, p. 61-92, 2017.

FELT, Ulrike; FOUCHÉ, Ravyon; MILLER, Clark; SMITH-DOERR, Laurel (Orgs.). Hand-book of science and technology studies. Cambridge, MA: MIT Press, 2017.

FELTRIN, Rebeca B.; COSTA, Janaina O. P. da; VELHO, Léa. Mulheres sem fronteiras? Uma análise da participação das mulheres no Programa Ciência sem Fronteiras da Unicamp: motivações, desafios e impactos na trajetória profissional. Cadernos Pagu, n. 48, 2016.

FETZ, Marcelo; DEFACCI, Fabrício Antônio; NASCIMENTO, Lerisson. Olhares sociológicos sobre a ciência no século vinte: mudanças e continuidades. Sociologias, v. 13, n. 27, p. 284-317, 2011.

FLEURY, Lorena C.; ALMEIDA, Jalcione; PREMEBIDA, Adriano. O ambiente como questão sociológica: conflitos ambientais em perspectiva. Sociologias, v. 16, n. 35, p. 34-82, 2014.

FOLADORI, Guilllermo; FIGUEROA, Santiago; ZÁVAGO-LAU, Edgar; INVERNIZI, Noela. Características distintivas del desarrollo de las nanotecnologías en América Latina. Sociologias, v. 14, n. 30, p. 330-363, 2012.

FREITAS, Lucas B. de; LUZ, Nanci S. da. Gênero, ciência e tecnologia: estado da arte a partir de periódicos de gênero. Cadernos Pagu, n. 49, 2017.

FREITAS, Renan S. de. Sociologia do conhecimento, pragmatismo e pensamento evolutivo. São Paulo: Editora UFSCar; Anpocs, 2003.

GRAU-MUÑOZ, Arantxa et al. Cruising y e-citas: un nuevo contexto para los encuentros sexuales entre hombres jóvenes que tienen sexo con hombres. Cad. de Saúde Pública, v. 31, n. 1, p. 2303-2312, 2015.

GUSMÃO, Luís de. Um sermão filosófico travestido de conhecimento social: a etnografia da ciência de Bruno Latour. Sociologias, v. 19, n. 46, p. 268-315, 2017.

IBÁÑEZ MARTIN, Rebeca; ORTEGA ARJONILLA, Esther; PÉREZ SEDEÑO, Eulalia. Cuerpos y prácticas: una década de estudios CTG. Cadernos Pagu, n. 49, 2017.

KELLER, Matthew R.; BLOCK, Fred; NEGOITA, Marian. Como se dá a inovação dentro do Estado Desenvolvimentista em Rede? Novos dados sobre acordos público-privados em um laboratório do Departamento de Energia dos Estados Unidos. Sociologias, v. 19, n. 46, p. 102-164, 2017.

KREIMER, Pablo; VESSURI, Hebe. Latin American science, technology and society: a historical and reflexive approach. Tapuya - Latin American Science, Technology and Society, v. 1, n. 1, p. 17-37, 2018.

LEITÃO, Débora K.; GOMES, Laura G. Gênero, sexualidade e experimentação de si em plataformas digitais on-line. Civitas - Rev. Ciênc. Soc., v. 18, n. 1, 2018.

LIMA, Jordão. Saúde global e política externa brasileira: negociações referentes à inovação e propriedade intelectual. Ciência e Saúde Coletiva, v. 22, n. 7, p. 2213-2221, 2017.

LIMA, Betina; COSTA Maria Conceição da. Gênero, ciências e tecnologias: caminhos percorridos e novos desafios. Cadernos Pagu, n. 48, 2016.

LUNA, Naara. Aborto e células-tronco embrionárias na campanha da fraternidade: ciência e ética no ensino da Igreja. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 25, n. 74, p. 91-105, 2010.

MAIA, Carlos A. Agência material recíproca: uma ecologia para os estudos de ciência. Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos, v. 24, n. 2, p. 447-464, 2017.

MANICA, Daniela T. A desnaturalização da menstruação: hormônios contraceptivos e tecnociência. Horiz. Antropol., v. 17, n. 35, p. 197-226, 2011.

MANICA, Daniela; NUCCI, Marina. Sob a pele: implantes subcutâneos, hormônios e gênero. Horiz. Antropol., v. 23, n. 47, p. 93-129, 2017.

MATTEDI, Marcos. Dilemas e perspectivas da abordagem sociológica dos desastres naturais. Tempo Social, v. 29, n. 3, p. 261-285, 2017.

MISKOLCI, Richard. San Francisco e a nova economia do desejo. Lua Nova, n. 91, p. 269-295, 2014.

MOSER, Ana Claudia; THEIS, Ivo M. Investimentos em C&T e desigualdades socioespaciais no Brasil. Tempo Social, v. 26, n. 2, p. 187-207, 2014.

MOTTA, Renata. Risco e modernidade uma nova teoria social? Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, n. 86, p. 15-27, 2014.

NASCIMENTO, Dilene R. do; SILVA, Matheus A. D. da. “Não é meu intuito estabelecer polêmica”: a chegada da peste ao Brasil, análise de uma controvérsia, 1899. Hist. Cienc. Saúde-Manguinhos, v. 20, p. 1271-1285, 2013.

NEVES, Clarissa E. B.; NEVES, Fabrício M. Pesquisa e inovação: novos desafios para a educação superior no Brasil e na Alemanha. Caderno CRH, v. 24, n. 63, p. 481-502, 2011.

PETRYNA, Adriana. Experimentalidade: ciência, capital e poder no mundo dos ensaios clínicos. Horiz. Antropol., v. 17, n. 35, p. 127-160, 2011.

PREMEBIDA, Adriano; NEVES, Fabrício M.; ALMEIDA, Jalcione. Estudos sociais em ciência e tecnologia e suas distintas abordagens. Sociologias, v. 13, n. 26, p. 22-42, 2011.

PIMENTEL, Ana; JANNOTTI, Cláudia; GAUDENZI, Paula; TEIXEIRA, Luiz Antonio. A breve vida do Norplant® no Brasil: controvérsias e reagregações entre ciência, sociedade e Estado. Ciência e Saúde Coletiva, v. 22, n. 1, p. 43-52, 2017.

ROBLES, Alfonsina F. Regulações do corpo e da parentalidade durante o pré-natal em mulheres jovens de camadas populares. Civitas, v. 15, n. 2, p. 190-213, 2015.

RODRIGUES, Jeorgina G.; GUIMARÃES, Maria Cristina S. A Fundação Oswaldo Cruz e a ciência no feminino: a participação feminina na prática e na gestão da pesquisa em uma instituição de ensino e pesquisa. Cadernos Pagu, n. 46, p. 197-222, 2016.

ROHDEN, Fabíola. Vida saudável versus vida aprimorada: tecnologias biomédicas, processos de subjetivação e aprimoramento. Horiz. Antropol., v. 23, n. 47, p. 29-60, 2017.

______. “O homem é mesmo a sua testosterona”: promoção da andropausa e representações sobre sexualidade e envelhecimento no cenário brasileiro. Horiz. Antropol., v. 17, n. 35, p. 161-196, 2011.

ROHDEN, Fabíola; MONTEIRO, Marko. Para além da ciência e do anthropos: deslocamentos da antropologia da ciência e da tecnologia no Brasil. BIB - Rev. Br. Info. Biblio. Ci. So., n. 89, p. 1-33, 2020.

SILVA, Marcelle J. da; PAIVA, Antonio C. S.; COSTA, Irlena Maria M. da. A vagina pós-orgânica: intervenções e saberes sobre o corpo feminino acerca do “embelezamento íntimo”. Horiz. Antropol., v. 23, n. 47, p. 259-281, 2017.

TEIXEIRA, Márcia de O.; MACHADO, Carlos José S.; FILIPECKI, Ana Tereza P. C.; KLEIN, Bianca A.; ESPELET, Helena. Redes cooperativas de pesquisa em saúde: descrição e análise do uso de um instrumento de coordenação em um instituto público de pesquisa em biomedicina. Ciência e Saúde Coletiva, v. 16, n. 3, p. 1835-1847, 2011.

TIMMERMANS, Stefan; BERG, Marc. Standardization in action: achieving local universality through medical protocols. Social Studies of Science, v. 27, n. 2, p. 273-305, 2010.

VASEN, Federico. Is there a “post-competitive turn” in science and technology policy? Sociologias, v. 18, n. 41, p. 242-268, 2016.

VELHO, Léa. Conceitos de ciência e a política científica, tecnológica e de inovação. Sociologias, v. 13, n. 26, p. 128-153, 2011.

Downloads

Publicado

13-04-2022

Como Citar

David, M. L. ., Premebida, A., Cândido Fleury, L., & Pereira de Almeida, J. (2022). A sociologia da ciência e da tecnologia no Brasil: uma análise a partir da produção em periódicos A1 entre 2010 e 2018. Sociedade E Estado, 37(01), 217–244. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010010

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.