Teoria das representações sociais e ciências sociais:

trânsito e atravessamentos

Autores

  • Angela Arruda Universidade Federal do Rrio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Teoria das representações sociais, Ciências sociais, Atravessamentos

Resumo

Este texto pretende assinalar a relação da teoria psicossocial das representações sociais de Serge Moscovici com as ciências sociais, a partir da sua caracterização como uma abordagem de interpenetração da psicologia com a Sociologia. Primeiramente fará uma breve análise sobre o trânsito entre Psicologia-Psicologia Social e ciências Sociais, como um dos elementos de explicação para o entrecruzamento da Teoria das representações Sociais (TrS) com as ciências sociais. Em seguida pontuará como este entrecruzamento se coloca na abordagem moscoviciana, e como a TrS não escapa a ele. o argumento da autora é de que a base da relação entre essas áreas e a TrS está na concepção do social, presente no pensamento moscoviciano, o qual, ao mesmo tempo, não negligencia o quanto os aspectos psicológicos participam dos fatos sociais. o texto se encerra com alguns exemplos de pesquisa para ilustrar esta posição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Arruda, Universidade Federal do Rrio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ppsicologia Social pela Universidade de São Ppaulo (USPp); professora do Pprograma de Ppós- Graduação em da Universidade Federal do Rrio de Janeiro (UFRrJ).

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

Arruda, A. (2011). Teoria das representações sociais e ciências sociais:: trânsito e atravessamentos. Sociedade E Estado, 24(3), 739–766. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5490

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.