Subjectivation et désubjectivation:

le cas de la violence

Autores

  • Michel Wieviorka Fundação Maison des Sciences de l’Homme (FMSH)

Palavras-chave:

Violência, Sujeito, Subjetividade, Subjetivação, Dessubjetivação

Resumo

Ao considerar a existência de diferentes tipos de violência e priorizando a violência coletiva, o artigo apresenta um breve exame de algumas teorias sociológicas sobre a violência, consideradas a partir de três paradigmas clássicos, aí compreendidas as análises que privilegiam a dimensão instrumental, as que veem na violência resposta ou reação a situações de crise e, finalmente, aquelas que insistem na ideia de uma cultura da violência. Os três paradigmas guardam um viés determinista, dificultando às ciências sociais melhor se capacitarem para esclarecer as condições que tornam a violência possível. O artigo ressalta ainda a importância de evitar o psicologismo e o sociologismo na análise da violência, apresentando duas outras orientações: na primeira, discute o interacionismo ”“ com o componente da intersubjetividade ”“ indicando alguns de seus aspectos positivos e, sobretudo, seus limites; na segunda, ressalta a orientação teórica centrada no sujeito, na subjetividade e, principalmente, nos processos de subjetivação e dessubjetivação. Postula a necessidade de definir os conceitos de subjetividade, sujeito, subjetivação e dessubjetivação, definindo, com esse propósito, quatro figuras de sujeito que podem até mesmo coexistir no mesmo ator. Demonstra, enfim, a insuficiência do conceito de sujeito e propõe passar, na análise, do enfoque no sujeito e na subjetividade ao enfoque nos processos de subjetivação e dessubjetivação, evitando a essencialização ou naturalização do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Wieviorka, Fundação Maison des Sciences de l’Homme (FMSH)

Diretor da Fundação Maison des Sciences de l’Homme (FMSH), Paris, diretor de estudos da École des Hautes Études en Sciences Sociales (Ehess), pesquisador e ex-diretor do Centre d’Analyse et d’Intervention Sociologique (Cadis).

Downloads

Publicado

20-04-2016

Como Citar

Wieviorka, M. (2016). Subjectivation et désubjectivation:: le cas de la violence. Sociedade E Estado, 30(1), 39–53. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5950

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.