O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais

Autores

  • Denise Jodelet

Palavras-chave:

Representações sociais, Sujeito, Subjetividade, Intersubjetividade, Transubjetividade, Horizonte, Pensamento

Resumo

O artigo constata, nas ciências sociais, um retorno à noção de sujeito capaz de inspirar uma nova abordagem da subjetividade no campo de estudo das representações sociais. Após um exame dos momentos que significaram a morte e a ressurreição da noção de sujeito, são abordados os principais temas que caracterizaram a sua reintegração na História, na Sociologia e na Antropologia. Esses temas permitem descartar o risco de uma visão solipsista no exame da parte subjetiva das representações sociais. Para esse fim, um esquema tripartite é proposto, relacionando a gênese e as funções das representações sociais a três esferas (subjetiva, intersubjetiva e transubjetiva) e ilustrado por uma análise dos debates relativos ao célebre episódio das caricaturas de Maomé. As reflexões finais propõem que o estudo das representações sociais se oriente para as relações entre pensamento e mudança social.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Jodelet

Directrice d’études, École des Hautes Études en Sciences Sociales (Laboratoire de Psychologie Sociale, Institut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain).

Downloads

Publicado

11-04-2011

Como Citar

Jodelet, D. (2011). O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade E Estado, 24(3), 679–712. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5488