Entre reparação histórica e justiça social: as ideias subjacentes às políticas de ações afirmativas nas universidades públicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243903e51917

Palabras clave:

Políticas públicas, Ensino superior, Ações afirmativas, Cotas, Idéias

Resumen

O artigo examina quais ideias fundamentaram a adoção das ações afirmativas por universidades públicas brasileiras (federais e estaduais), no período entre 2001 e 2012, anteriormente à promulgação da “Lei Federal de Cotas” (BRASIL, 2012), e como essas ideias influenciaram distintas políticas de acesso ao ensino superior. A metodologia envolveu análise de conteúdo de documentos oficiais pertencentes a 54 universidades públicas (resoluções de conselhos superiores, atas de reuniões, editais públicos, dentre outros). Conclui-se que as ideias mais recorrentes referem-se a: justiça social, reparação histórica, diversidade e meritocracia. Também se constatou que o argumento da reparação histórica foi predominante para a delimitação do problema e sua inclusão na agenda das instituições, ao passo que a ideia de justiça social foi mais influente no desenho dos programas, tratando-se de um ideal abstrato que não se vincula, necessariamente, a um tipo específico de política de cotas

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Biografía del autor/a

Damasio Rodrigues Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Pelotas (2018). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pelotas (2010). Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Letícia Maria Schabbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Sociologia, mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, em Porto Alegre, Brasil.

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Publicado

2024-11-28

Cómo citar

Rodrigues Neto, D., & Schabbach, L. M. (2024). Entre reparação histórica e justiça social: as ideias subjacentes às políticas de ações afirmativas nas universidades públicas. Sociedade E Estado, 39(03), e51917. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243903e51917

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