A cidadania desde a infância contra a lógica da militarização da escola pública no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243903e48184Palavras-chave:
Cidadania, Democracia, Escola pública, Infância, militarizaçãoResumo
Este artigo reflete sobre a necessidade urgente de fortalecimento dos valores democráticos e do exercício da cidadania desde a infância frente à crescente implantação do modelo de militarização em escolas públicas brasileiras, atualmente. Parte-se da análise das diretrizes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) entre 2019 e 2022. Foram realizados estudos bibliográfico e documental buscando responder às questões: Que tipo de cidadão a escola pública tende a formar por meio da cidadania praticada nos padrões de ensino, valores e comportamentos adotados pelos militares? Que ethos valorativo norteia a defesa dos militares no comando da gestão e dos processos educativos das escolas públicas brasileiras? Em oposição à militarização escolar, defende-se um projeto de educação para a democracia fundamentado no exercício da cidadania desde a infância, com vistas à efetivação de um ethos valorativo mais afinado com a sociedade democrática e a garantia de direitos e de justiça social.
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