A cidadania desde a infância contra a lógica da militarização da escola pública no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243903e48184

Palavras-chave:

Cidadania, Democracia, Escola pública, Infância, militarização

Resumo

Este artigo reflete sobre a necessidade ​urgente de fortalecimento dos valores democráticos e ​do exercício da cidadania desde a infância frente à crescente implantação do modelo de militarização em escolas públicas brasileiras, atualmente. Parte-se da análise das diretrizes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) entre 2019 e 2022. Foram realizados estudos bibliográfico e documental ​buscando responder às questões: Que tipo de cidadão a escola pública ​tende a formar por meio da cidadania praticada nos padrões de ensino, valores e comportamentos adotados pelos militares? Que ethos valorativo norteia a defesa dos militares no comando da gestão e dos processos educativos das escolas públicas brasileiras? Em oposição à militarização escolar, defende-se um projeto de educação para a democracia fundamentado no exercício da cidadania desde a infância, ​​ com vistas à efetivação de um ethos valorativo mais afinado com a sociedade democrática e a garantia de direitos e de justiça social. 

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Biografia do Autor

Delma Lúcia de Mesquita, Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire

Professora na graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) desde 2001. Vice-diretora geral do Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire (2003-atual).

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Publicado

07-10-2024

Como Citar

Mesquita, D. L. de. (2024). A cidadania desde a infância contra a lógica da militarização da escola pública no Brasil. Sociedade E Estado, 39(03), e48184. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-20243903e48184