GRANDES DESAFIOS PARA O ENSINO DA FÍSICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.7074Palavras-chave:
Ensino de Física;, Educação Básica;Resumo
A Física na Educação Básica está em crise: além falta e/ou despreparo de professores, das más condições de trabalho, do reduzido número de aulas e da progressiva perda da identidade no currículo, o ensino da Física na educação contemporânea estimula a aprendizagem mecânica de conteúdos desatualizados. É preciso, urgentemente, mudar este panorama. O que fazer? Pleitear mais aulas? Tornar a Física opcional no Ensino Médio? Ensinar conceitos físicos desde as séries iniciais? Melhorar e valorizar o ensino de Física na universidade? Combater o publicacionismo que leva à desvalorização, ao descaso, do ensino na universidade? Ensino centrado no aluno? Aprendizagem ativa? Desenvolver talentos ao invés de selecionar talentos? Desenvolver competências científicas ao invés de tentar de encher cabeças com conhecimentos memorizados mecanicamente? Incorporar, de fato, as tecnologias de informação e comunicação no ensino da Física? Laboratórios virtuais? Valorizar os professores de Física? Mudar a formação de professores de Física? ... Enfim, são muitos os desafios.
Downloads
Referências
Finkel, D. (2008).Dar clase con la boca cerrada.València: Publicacións de la Universitat València.Tradução para o espanhol do originalTeaching with your mouth shut. 292p.
Freire, P. (1988).Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 18aedição. 184p.
Freire, P. (2007).Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra. 36aedição. 79p.
Moreira, M.A. (1999).Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB. 129p.
Moreira, M.A. (2000).Aprendizaje significativo:teoría y práctica. Madrid: Visor. 100p.
Moreira, M.A. (2006).A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula.Brasília: Editora da UnB. 185p.
Moreira, M.A. (2011).Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo:Editora Livraria da Física. 179p.
Moreira, M.A. e Masini, E.A.S. (1982).Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem deDavid Ausubel. São Paulo: Editora Moraes. 112p.
Moreira, M.A. e Masini, E.A.S. (2006).Aprendizagem Significativa: a teoria de aprendizagem deDavid Ausubel. São Paulo: Centauro. 2aedição 111.p.
Moreira, M.A. (2005).Aprendizagem significativa crítica.Porto Alegre: Instituto de Física daUFRGS. 47p.
Postman, N. & Weingartner, C. (1969). Teaching as a subversive activity. New York: Dell PublishingCo. 219p.
Wieman, K., (2013)Grand Challenges in Science Education, Science. pp. 290-323.13
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).