INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DO USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA TURMA DE LABORATÓRIO BÁSICO I
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45972Palavras-chave:
Ensino por investigação. Alfabetização científica. Sequências de Ensino Investigativas. Laboratório Básico.Resumo
O presente trabalho envolve uma pesquisa de iniciação científica PIBIC (2019-2020), a qual buscou identificar o desenvolvimento de habilidades relacionadas com a alfabetização científica através da transcrição dos diários de bordo e em diálogos dos estudantes, na tentativa de verificar se o uso de uma metodologia didática envolvendo atividades investigativas potencializaria o aparecimento de indicadores de alfabetização científica. Nesse sentido, realizou-se uma revisão da literatura acerca da relação entre o Ensino por investigação e a Alfabetização Científica, utilizando enfoque qualitativo e preocupando-se em analisar materiais produzidos pelos alunos a partir de sequências de ensino com propostas investigativas durante as aulas. Assim, os resultados indicam possíveis avanços e podem ser considerados como positivos, podendo abranger discussões importantes e relevantes para outros campos de investigação relacionados com atividades investigativas e alfabetização científica.
Downloads
Referências
AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19-33.
CHASSOT, A. (2003). Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Rev. Bras. Educ. [online]. 2003, n.22, p.89-100.
CAPECCHI, M. C. V. M. Aspectos da cultura científica em atividades de experimentação nas aulas de Física. 2004. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, SP.
MOREIRA, M. A. (2003). Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos. Universidad de Burgos. Departamento de Didácticas Específicas. Texto de Apoyo nº 19. Burgos, Espanha.
SASSERON, L. H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: Relações entre ciências da natureza e escola. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.17, 2015.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008.
TRIVELATO, Sílvia L. Frateschi; TONIDANDEL, Sandra M. Rudella. Ensino por investigação: eixos organizadores para sequências de ensino de biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 97-114, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).