Letramento científico e olimpíadas científicas na educação básica

Autores

  • Luciana da Cruz Barros Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta
  • Maria Edivânia Luz Xavier Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José de Anchieta
  • Silvana Perez Faculdade de Física/Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45954

Palavras-chave:

Olimpíadas Científicas. Ensino e Aprendizagem. Ciências Naturais.

Resumo

Os desafios no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na educação básica são enormes, passando pela necessidade de tornar o ensino mais atrativo, para assim  potencialmente alcançar uma aprendizagem com significado para os estudantes. Desse modo, neste trabalho ressalta-se a importância de práticas pedagógicas pautadas nas teorias de aprendizagem, aqui especificamente considerando a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria da  Carga Cognitiva (currículo em espiral) de Bruner, para o engajamento dos estudantes, em turmas do ensino fundamental, no retorno pós-pandemia para as aulas presenciais. Utilizando as Olimpíadas Científicas, em especial a Olimpíada Brasileira de Astronomia e a Mostra Brasileira de Foguetes, bem como oficinas formativas para os docentes do ensino fundamental na produção de material didático e uso de novas metodologias ativas, buscou-se motivar os estudantes neste retorno. Com o uso de mapas conceituais, mentais, cruzadinhas, caça palavras, perguntas e respostas com materiais de baixo custo, bem como outras estratégias envolvendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que produzem os Objetos Digitais de Aprendizagem, para trabalhar as temáticas cobradas no programas das olimpíadas científica, buscou-se potencializar os processos de ensino e aprendizagem com os 296 estudantes inscritos nas duas olimpíadas, para promoção do letramento científico tanto para os estudantes e professores quanto para a comunidade fora do ambiente escolar. A proposta foi implementada em uma escola pública da cidade de Sapucaia (PA) no decorrer do ano de 2022 e os resultados alcançados foram promissores.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DA CRUZ BARROS, Luciana; LUZ XAVIER, Maria Edivânia; PEREZ, Silvana. Letramento científico e olimpíadas científicas na educação básica. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 223–232, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45954. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45954. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022