Letramento científico e olimpíadas científicas na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45954Palavras-chave:
Olimpíadas Científicas. Ensino e Aprendizagem. Ciências Naturais.Resumo
Os desafios no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na educação básica são enormes, passando pela necessidade de tornar o ensino mais atrativo, para assim potencialmente alcançar uma aprendizagem com significado para os estudantes. Desse modo, neste trabalho ressalta-se a importância de práticas pedagógicas pautadas nas teorias de aprendizagem, aqui especificamente considerando a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e a Teoria da Carga Cognitiva (currículo em espiral) de Bruner, para o engajamento dos estudantes, em turmas do ensino fundamental, no retorno pós-pandemia para as aulas presenciais. Utilizando as Olimpíadas Científicas, em especial a Olimpíada Brasileira de Astronomia e a Mostra Brasileira de Foguetes, bem como oficinas formativas para os docentes do ensino fundamental na produção de material didático e uso de novas metodologias ativas, buscou-se motivar os estudantes neste retorno. Com o uso de mapas conceituais, mentais, cruzadinhas, caça palavras, perguntas e respostas com materiais de baixo custo, bem como outras estratégias envolvendo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que produzem os Objetos Digitais de Aprendizagem, para trabalhar as temáticas cobradas no programas das olimpíadas científica, buscou-se potencializar os processos de ensino e aprendizagem com os 296 estudantes inscritos nas duas olimpíadas, para promoção do letramento científico tanto para os estudantes e professores quanto para a comunidade fora do ambiente escolar. A proposta foi implementada em uma escola pública da cidade de Sapucaia (PA) no decorrer do ano de 2022 e os resultados alcançados foram promissores.
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