GAMIFICAÇÃO E JOGOS NO ENSINO DE MECÂNICA NEWTONIANA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO OS APLICATIVOS BUNNY SHOOTER E SOCRATIVE
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12314Palavras-chave:
ensino de física. ensino de mecânica clássica. gamificação. jogos no ensino. TICs.Resumo
Muito embora o estudante da educação básica da era digital conviva com jogos e mídias digitais praticamente durante o dia todo, essas ferramentas são ainda pouco utilizadas no ambiente formal da escola. Neste artigo são descritos o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta didática que utiliza o jogo para celular Bunny Shooter com objetivo de ensinar Mecânica Clássica no ensino médio. Um acervo de testes composto por problemas elaborados de acordo com as fases do jogo é construído, juntamente com um material apostilado sobre a teoria, usando o ambiente de jogo como pano de fundo para explorar conceitos da física newtoniana. Finalmente, a sala de aula é dividida em equipes que devem vencer passos, cujos resultados são avaliados pelo professor em tempo real com o uso do aplicativo Socrative. Resultados preliminares envolvendo a aplicação da prática e receptividade com alunos da primeira série do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Belém-Pará são apresentados.
Downloads
Referências
ARAÚJO, I.C. & CARVALHO, A.A . Gamificação: uma oportunidade para envolver alunos na aprendizagem. Braga: CIED, 2014.
COSTA & RAMOS. Videogames e ensino de física: explorando possibilidades e inovações didáticas. Congresso Nacional de Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 2016. In
http://unesp.br/anaiscongressoeducadores/Artigo?id_artigo=6645
DANTAS, M. A. Gamificação e jogos no ensino da Mecânica Newtoniana: uma proposta didática utilizando o jogo Bunny Schooter e o aplicativo Socrative. Dissertação de mestrado. Belém: Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFPA, 2017.
DANTAS, M. A. e PEREZ, S. Gamificação e jogos no ensino da Mecânica Newtoniana: uma proposta didática utilizando o jogo Bunny Schooter e o aplicativo Socrativo. Texto de apoio ao professor. In: http://mnpef.propesp.ufpa.br/index.php/br/ , 2018.
FADEL, L.M.; ULBRICHT, V.R.;BATISTA, C.R.; VANZIN, T. Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014.
GRANDE, F.C. Física no futebol: objeto de aprendizagem gamificado para o ensino de física em mídias digitais por meio do esporte a partir do edutretenimento. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Mídia e Tecnologia, UNESP, 2016.
KAPP, K. The gamification of learning and instruction. Nova Jersey: WILEY, 2012.
MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2014.
MATTOS, S. A revolução digital e os desafios da comunicação. Bahia: UFRB, 2013.
MOREIRA, M A. Subsídios teóricos para o pesquisador em Ensino de Ciências. Porto Alegre, IF:UFRGS, 2009.
OLIVEIRA, E. G.. O uso das redes sociais no ensino de Física: um relato de experiência com o uso do INSTAGRAM. Dissertação de mestrado. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, UFPA, 2017.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: SENAC, 2012.
RAMOS, E. Brinquedos e jogos no ensino de Física. São Paulo, 1990.
SINÉSIO, I. & RAFAEL, J. Reflexões acerca do uso do software online Socrative na elaboração de simulados online. Recife: 6º Simpósio hipertexto e tecnologias na educação, 2015.
STUDART, N. (2015). Simulações, games e gamificação no ensino de Física. São Carlos: SNEF, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).