GAMIFICAÇÃO E JOGOS NO ENSINO DE MECÂNICA NEWTONIANA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO OS APLICATIVOS BUNNY SHOOTER E SOCRATIVE

Autores

  • Maurício Dantas Universidade Federal do Pará
  • Silvana Perez Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12314

Palavras-chave:

ensino de física. ensino de mecânica clássica. gamificação. jogos no ensino. TICs.

Resumo

Muito embora o estudante da educação básica da era digital conviva com jogos e mídias digitais praticamente durante o dia todo, essas ferramentas são ainda pouco utilizadas no ambiente formal da escola. Neste artigo são descritos o desenvolvimento e a aplicação de uma proposta didática que utiliza o jogo para celular Bunny Shooter com objetivo de ensinar Mecânica Clássica no ensino médio. Um acervo de testes composto por problemas elaborados de acordo com as fases do jogo é construído, juntamente com um material apostilado sobre a teoria, usando o ambiente de jogo como pano de fundo para explorar conceitos da física newtoniana. Finalmente, a sala de aula é dividida em equipes que devem vencer passos, cujos resultados são avaliados pelo professor em tempo real com o uso do aplicativo Socrative. Resultados preliminares envolvendo a aplicação da prática e receptividade com alunos da primeira série do ensino médio de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Belém-Pará são apresentados. 

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Biografia do Autor

Maurício Dantas, Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, CEP 66075-110

Silvana Perez, Universidade Federal do Pará

Instituto de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, CEP 66075-110.

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Publicado

2022-08-18

Como Citar

DANTAS, M.; PEREZ, S. GAMIFICAÇÃO E JOGOS NO ENSINO DE MECÂNICA NEWTONIANA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO OS APLICATIVOS BUNNY SHOOTER E SOCRATIVE. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos

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