DESENVOLVENDO O JOGO “PORCO ESPINHO DA FÍSICA” PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • João Francisco Moreira de Carvalho Faculdade de Física, Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Isabela dos Santos Carvalho Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)
  • Fernando Wagner Ferreira Batista Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina (SED-SC)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.46001

Palavras-chave:

Porco espinho da física. Jogos educativos. Ensino de física.

Resumo

O ensino de física é visto como um grande desafio aos professores. O presente artigo visa trazer um recurso didático para que as aulas fiquem mais dinâmicas, atrativas e interessantes. Apresentamos o “Porco espinho da Física” que é um jogo de perguntas e respostas onde os alunos mostrarão suas habilidades adquiridas em sala de aula em um desafio de estratégia e sorte. O jogo foi projetado de forma dinâmica para que não seja um mero questionamento, mas que traga ao aluno conhecimentos acerca de conceitos físicos e ludicidade.  Este trabalho busca contribuir para as áreas de atividades lúdicas e desenvolvimento de produtos para serem utilizados por outros profissionais em suas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BATISTA, F. W. F. SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MINICURSO DE ASTRONOMIA. Produto Educacional. MNPEF, 2020.

DE MIRANDA, Simão. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência hoje, v. 28, p. 64-66, 2001.

MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1999.

VERA, R. K. S. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. 2006. Tese de Doutorado. Tese de mestrado, Porto Alegre, 2006.

FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no Ensino de Química e Biologia. Curitiba: IBPEX, 2007.

MAGNO, Fátima; SILVA, Maycon. ELETROGAME, O JOGO: UMA MANEIRA DIDÁTICA E DIVERTIDA DE ESTUDAR A ELETRODINÂMICA. Physicae Organum-Revista dos Estudantes de Física da UnB, v. 8, n. 1, p. 394-412, 2022.

REZENDE, F. As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, p. 75-98, 2008.

RIZZO PINTO, J. Corpo, movimento e educação – o desafio da criança e adolescente deficientes sociais. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

MOREIRA DE CARVALHO, J. F.; DOS SANTOS CARVALHO, I. .; FERREIRA BATISTA, F. W. DESENVOLVENDO O JOGO “PORCO ESPINHO DA FÍSICA” PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL . Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 402–408, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.46001. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/46001. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022