PROJETO “A FÍSICA VAI À ESCOLA I”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45943Palavras-chave:
Ensino por Investigação. Sequências de Ensino Investigativas. Cadernos interativos.Resumo
Neste trabalho apresentamos um relato de experiência vivido durante a aplicação do projeto de extensão “A Física vai à Escola I”, vinculado à Universidade Federal do Pará. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de oficinas, utilizando o Ensino por Investigação. Estas oficinas são direcionadas para o Ensino de Ciências na educação básica, especificamente para alunos do fundamental maior, que compreende do 6º ao 9º ano. Relatamos, a construção de experimentos com materiais alternativos e a aplicação de Sequências de Ensino Investigativas que foram confeccionadas em formato de cadernos interativos. Essa aplicação ocorreu em um cenário pós-pandêmico, então procuramos analisar os resultados levando em consideração a realidade do aluno. Os resultados indicam que práticas investigativas atraem a atenção e curiosidade dos alunos, podendo ser significativas na construção do seu conhecimento. O ensino de Ciências por investigação se mostra como uma alternativa interessante, para que o aluno se torne mais participativo nas aulas, desenvolvendo maior autonomia e trabalho colaborativo.
Downloads
Referências
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Ensino e aprendizagem de Ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas-(SEI). O uno e o diverso na educação, 2011.
CARVALHO, A. M. P. Calor e temperatura: Um ensino por investigação. São Paulo: Editora Livraria da Física. 2014. 145 p.
GASPAR, Alberto; MONTEIRO, Isabel Cristina De Castro; MONTEIRO, Marco Aurelio Alvarenga. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de lãs Ciencias, n. Extra, 2005.
MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 115-138, 2015.
MUNFORD, D. & LIMA, M. E. C. de C. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo?. Revista Ensaio, Belo Horizonte: UFMG, 9(1). (2007).
SÉRÉ, M. G.; COELHO, S. M.; NUNES, A. D. O papel da experimentação no ensino da física. Caderno brasileiro de ensino de física, v. 20, n. 1, abr. 2003.
ZÔMPERO, Andreia Freitas; LABURÚ, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 13, p. 67-80, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).