PROJETO “A FÍSICA VAI À ESCOLA I”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR

Autores

  • Isabela dos Santos Carvalho Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fátima Nazaré Baraúna Magno Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Carlos Rogério Gomes Cabral Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • João Francisco Moreira de Carvalho Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Larissa da Silva Costa Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45943

Palavras-chave:

Ensino por Investigação. Sequências de Ensino Investigativas. Cadernos interativos.

Resumo

Neste trabalho apresentamos um relato de experiência vivido durante a aplicação do projeto de extensão “A Física vai à Escola I”, vinculado à Universidade Federal do Pará. Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de oficinas, utilizando o Ensino por Investigação. Estas oficinas são direcionadas para o Ensino de Ciências na educação básica, especificamente para alunos do fundamental maior, que compreende do 6º ao 9º ano. Relatamos, a construção de experimentos com materiais alternativos e a aplicação de Sequências de Ensino Investigativas que foram confeccionadas em formato de cadernos interativos. Essa aplicação ocorreu em um cenário pós-pandêmico, então procuramos analisar os resultados levando em consideração a realidade do aluno. Os resultados indicam que práticas investigativas atraem a atenção e curiosidade dos alunos, podendo ser significativas na construção do seu conhecimento. O ensino de Ciências por investigação se mostra como uma alternativa interessante, para que o aluno se torne mais participativo nas aulas, desenvolvendo maior autonomia e trabalho colaborativo.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DOS SANTOS CARVALHO, Isabela; BARAÚNA MAGNO, Fátima Nazaré; GOMES CABRAL, Carlos Rogério; MOREIRA DE CARVALHO, João Francisco; DA SILVA COSTA, Larissa. PROJETO “A FÍSICA VAI À ESCOLA I”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UMA OFICINA INVESTIGATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 144–153, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45943. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45943. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022