Proposal of a didactic sequence to teach dilatometry using parody

Authors

  • Railene Azevedo da Fonseca Federal University of Acre
  • Francisco Eulálio A. Santos Federal University of Acre
  • Bianca Martins Santos Federal University of Acre
  • Lídia da Rocha Silva Federal University of Acre

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25861

Keywords:

Physics Teaching and Learning. Parodies. Playful.

Abstract

O ensino de Física pode ser associado a atividades que levam à memorização de informações, fórmulas, estruturas e conhecimentos que limitam a aprendizagem, desmotivando o aluno quanto à Física. Os recursos didáticos são considerados elementos essenciais no trabalho dos conteúdos escolares com os alunos, pois permite o contato com diversas formas de aprendizagem, cuja aplicação permeia aspectos motivacionais, estimulantes, desafiadores e colaboradores. Nesse sentido, objetiva-se no trabalho relatar a utilização de paródias como estratégia de ensino e aprendizagem para abordagem de conteúdos de Física, dando enfoque ao uso da contextualização. “Para Ribas e Guimarães (2004, p. 2), quando o aluno sente prazer na atividade proposta pelo professor, a aprendizagem e o processo cognitivo de construção do conhecimento são estimulados”. Segundo os autores, a construção de conhecimentos significativos está ligado a algo que chama atenção e que revela coisas com as quais o indivíduo identifica-se e que pode despertar sensações ou emoções. Para eles, a base de tal reflexão está associada ao estímulo da crítica e a vivência de cada um. Assim, “...o uso da música na forma de paródias tem a possibilidade de quebrar a rotina escolar baseada no modelo tradicional de ensino, possibilitando momentos de alegria e descontração durante a aula, estimulando a atenção e a responsabilidade necessárias à aprendizagem” (SILVEIRA; KIOURANIS, 2008, p. 29).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-06

How to Cite

DA FONSECA, Railene Azevedo; SANTOS, Francisco Eulálio A.; SANTOS, Bianca Martins; SILVA, Lídia da Rocha. Proposal of a didactic sequence to teach dilatometry using parody. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 27–28, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25861. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25861. Acesso em: 31 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)