Physical states of water, sensible heat and latent heat: a didactic game to teach physics with audio description and braille

Authors

  • Bianca Martins Santos Federal University of Acre
  • Ingrath Narrayany da Costa Nunes Federal University of Acre
  • Fernando Neri de Arruda Federal University of Acre

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25855

Keywords:

Physical States of Water. Sensible and Latent Heat. Didactic Game. Audio Description. Braille.

Abstract

A inclusão escolar dos alunos com deficiência visual (cego) tem crescido muito nos dias atuais, de tal modo que os educadores precisam buscar diferentes estratégias de ensino nas diversas áreas de atuação, a fim de ampliar a qualidade do ensino. Por conseguinte, incluir é, sobretudo, disponibilizar aos alunos a possibilidade de dominar o saber que ele absorve do professor, destacando o modo excludente e inacessível com que a ciência, muitas vezes, tem sido tratada em sala de aula com alunos cegos (LIPPE; CAMARGO, 2009).

O aluno com deficiência visual necessita de adaptações especificas dos materiais de Física. Visto que para incluí-los nas aulas, além de utilizar imagens com elementos destacados em relevo e maquetes acessíveis. Em particular, no contexto de jogos didáticos, é possível trabalhar as adaptações através da Audiodescrição, tendo como objetivo a tradução lúdica daquilo que está sendo trabalhado, e legenda em braille. Ambos utilizados para auxiliar a leitura dos alunos cegos, garantindo assim a aquisição de conhecimentos sobre o mundo.

Mas, para que ocorra a inclusão, as pessoas com deficiência visual necessitam de recursos que garantam o processo de ensino, e o uso da Tecnologia Assistiva, no sentido de terem garantidos materiais adaptados à sua especificidade e que possibilitem a aprendizagem. Conforme destaca Bersch (2013), Tecnologia Assistiva (TA):

 

É uma ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem e, consequentemente, da inclusão de alunos em todas as etapas da formação educacional, permitindo a acessibilidade destes, colocando-os em igualdade de condições para participarem, juntamente com as pessoas videntes, de conversas, atividades acadêmicas, dentre outras, a partir de conteúdos variados (BERSCH, 2013, p. 2).

 

Assim, a Tecnologia Assistiva tornou-se um instrumento fundamental no apoio pedagógico, e meio concreto de inclusão dos alunos com deficiência visual em instituições de todos os níveis. Neste contexto, o trabalho propõe um jogo para o ensino de física, sobre os conceitos de estados físicos da água; calor sensível e calor latente. Além da ideia do jogo ser inédita, este apresenta adaptações em relevo, braille e audiodescritas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-07-06

How to Cite

SANTOS, Bianca Martins; NUNES, Ingrath Narrayany da Costa; DE ARRUDA, Fernando Neri. Physical states of water, sensible heat and latent heat: a didactic game to teach physics with audio description and braille. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 17–18, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25855. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25855. Acesso em: 31 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)