JOGO DAS GRANDEZAS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v2i2.12079Keywords:
Physics Teaching. Educational Game. Physical quantities. Ludic. Didactic resource.Abstract
The present article proposes to the school environment an educational game for teaching of physics, about physical quantities and their meanings, with objective to achieve the participation of students in the teaching-learning process. The game involves the main topics discussed in physics during high school: mechanics, wave, optics, thermodynamics, electromagnetism and modern physics; enabling the use in classrooms of the third year of high school or in classes of undergraduate courses in Physics, for review of the physics contents. The present research, besides proposing the “Game of Quantities” as didactic resource, presents results for your application with graduation students that were been forming in Degree in Physics of the Federal University of Acre. The results show that the dynamics of game was beneficial, with great acceptance by the researched, who demonstrated skills and safety in relation to the contents of Physics, evidencing moments of relaxation and seriousness during the activity.It was also verified that the proposed game is a promising instrument for the teaching of physics.
Downloads
References
BEZERRA, D. P.; GOMES, E. C. S.; MELO, E. S. N.; SOUZA, T. C. A evolução do ensino da física ”“ perspectiva docente. Scientia Plena, v. 5 (2009): 094401-1 - 094401-8.
BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, Vol. 2. Brasília: MEC/SEF, 2002.
CARDOSO, L. R.; PARAÃSO, M. A., Álbum fotográfico: um mapa de cenários discursivos na produção acadêmica brasileira sobre aulas experimentais de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 1 (2014): 83-115.
CARVALHO, A. M. P.; PÉREZ, D. G. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez Editora, 9 ed., 2011.
CASTELO BRANCO, A. R. M.; MOUTINHO, P. E. C., O lúdico no ensino de física: o uso de gincana envolvendo experimentos físicos como método de ensino. Caderno de Física da UEFS, v. 13, n. 2 (2015): 2601.1-2601.8.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
GOMES, R. R.; FRIEDRICH, M., A Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia. In: EREBIO, Rio de Janeiro, v. 1 (2001): 389-392.
HECKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; FILHO, K. S. O. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2 (2007): 267-273.
MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F.; O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 2 (2017): 523-540.
MORAES, J. U. P., A visão dos alunos sobre o ensino de física: um estudo de caso. SCIENTIA PLENA, v. 5, n. 11 (2009): 114809-1 - 114809-7.
PEREIRA M. L. D’A. A.; OLIVEIRA, P. E. D. F., Física em Ação através de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, 896 n. 3, p. 896-926, dez. 2016.
PIASSI, L. P., A ficção científica e o estranhamento cognitivo no ensino de ciências: estudos críticos e propostas de sala de aula. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1 (2013): 151-168.
PULOSKI, M. A. S.; Compreendendo Piaget: uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.
REGO, T. C. Vygostsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
RICARDO, E. C.; FREIRE, J. C.A., A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2 (2007): 251-266.
SCHNETZLER, R. P.; A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, Vol. 25, Supl. 1 (2002): 14-24.
SCHWARZ, V. R. K. Contribuição dos jogos educativos na qualificação do trabalho docente. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Faculdade De Física, Pontifícia Universidade Católica Do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).