ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS SABERES DOCENTES

Autores

  • Michel Corci Batista
  • Telma Augusta Diniz
  • Taisy Fernandes Vieira
  • Marcello Ferreira
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho
  • Maria de Fátima da Silva Verdeaux
  • Antonio Marques dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2822-0710

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53230

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional. Concepções em Astronomia. Análise de Conteúdo.

Resumo

Este artigo, fruto de um trabalho maior, busca demonstrar o impacto de um curso de formação continuada, no desenvolvimento dos saberes docentes curriculares em Astronomia, de professoras dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma metodologia que envolveu a aplicação de questionários, foram coletados dados do antes e do após o curso, permitindo uma análise abrangente das mudanças nas concepções e práticas das professoras. Os resultados revelaram que a participação no curso teve um impacto significativo no aprimoramento dos saberes docentes, promovendo uma evolução nas concepções sobre Astronomia, no aprofundamento do conhecimento e no aprimoramento das práticas de ensino. Este estudo destaca a importância da formação continuada para capacitar professores a oferecer um ensino mais eficaz em Astronomia, ressaltando as oportunidades de interdisciplinaridade e a motivação dos estudantes como benefícios adicionais. No entanto, também reconhece a existência de desafios a serem superados na formação de professores nessa área. Essas descobertas contribuem para o avanço do conhecimento sobre o ensino de Ciências e podem orientar futuros esforços de formação de professores e pesquisa educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos.

Educação, Porto Alegre, v. 33. n. 3, p. 174-181, set/dez. 2010.

ARAÚJO, D. C. C.; Verdeaux, M. F. S.; Cardoso, W. T. Uma proposta para a inclusão de tópicos de astronomia indígena brasileira nas aulas de Física do Ensino Médio. Revista Ciência e Educação, v. 23, n. 4, p. 1035-1054, 2017.

AROCA, S. C.; SILVA, C. C. Ensino de astronomia em um espaço não formal: observação do Sol e de manchas solares. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 1402.1- 1402.11, 2011.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BATISTA, M. C. Um estudo sobre o ensino de Astronomia na formação inicial de professores dos anos iniciais. 2016. 183 f. Tese (Doutorado em Educação para Ciência e a Matemática), Centro de Ciências Exatas, UEM, Maringá, 2016.

BERNARDES, A. O. GIACOMINI, R. Um jogo educativo para o ensino de astronomia.

Física na Escola, v. 11, n. 1, 2010.

BRASIL/MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996.

DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS

SOCIOECONÔMICOS (DIEESE). Nota técnica nº. 141 de outubro de 2014: Transformações recentes no perfil do docente das escolas estaduais e municipais de educação básica. 2014. Disponível em: https://www.dieese.org.br/notatecnica/2014/notaTec141DocentesPnadvf.pdf.

Acesso em 05/09/2023.

DIAS, C. A. C. M.; RITA, J. R. S. Inserção da astronomia como disciplina curricular do ensino médio. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 6, p. 55-65, 2008.

DINIZ, T. A. Concepções e Identidade Profissional de Professores de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental sobre Astronomia e seu Ensino. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência e a Matemática), Centro de Ciências Exatas, UEM, Maringá, 2022. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/uploads/telma-augusta-diniz--16032022_1666115382.pdf. Acesso em 05/09/2023.

EUROPEAN COMMISSION EDUCATION. AUDIOVISUAL AND CULTURE

EXECUTIVE AGENCY (EACEA). The teaching profession in Europe: practices,

perceptions, and policies. Luxembourg: Publications Office the European Union, 2015.

FANFANI. E. T. La condición docente: análisis comparado de la Argentina, Brasil, Perú y Uruguay. Buenos Aires: Siglo XXI, 2007.

GATTI, B.; BARRETO, E. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, Porto, 2009.

LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009, 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência, Área de Concentração em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru. Disponível em: https://www2.fc.unesp.br/BibliotecaVirtual/ArquivosPDF/TES_DOUT/TES_DOUT20091105_LANGHI%20RODOLFO.pdf. Acesso em 08/09/2023.

LANGHI, R.; NARDI, L. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, n. 2, p. 75-92, 2005.

LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em astronomia: Repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras, 2013.

LEITE, C.; HOSOUME, Y. O professor de Ciências e sua forma de pensar a Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia, v. 4, p. 47-68, 2007.

LONGHINI, M. D. (Org.). Educação em Astronomia: experiências e contribuições para a prática pedagógica. Campinas: Átomo, 2010.

MACÊDO, Josué Antunes. Formação inicial de professores de ciências da natureza e matemática e o ensino de astronomia. 2014. 268f. Tese (doutorado em Ensino de Ciências e a Matemática). Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.

RAYMUNDO, A. C. C de L. et al. A Temática “Calor” sob a Ótica das Representações Sociais de Alunos do Ensino Médio. Revista Valore, Volta Redonda, 6 (Edição Especial): 89-99, 2021.

ROSA, P. R. da. S. Uma Introdução À Pesquisa Qualitativa em Ensino de Ciências. Campo Grande, 2013.

SOLER, D. R.; LEITE, C. Importância e justificativas para o ensino de Astronomia: um olhar para as pesquisas da área. Atas: Simpósio Nacional de Educação e Astronomia – SNEA, São Paulo, 2012.

TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 3.ed., Trad. Francisco Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C. (Org.). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

MICHEL CORCI BATISTA; TELMA AUGUSTA DINIZ; TAISY FERNANDES VIEIRA; MARCELLO FERREIRA; OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO; MARIA DE FÁTIMA DA SILVA VERDEAUX; SANTOS, Antonio Marques dos. ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS SABERES DOCENTES. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 19–31, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53230. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53230. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)