ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS SABERES DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53230Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional. Concepções em Astronomia. Análise de Conteúdo.Resumo
Este artigo, fruto de um trabalho maior, busca demonstrar o impacto de um curso de formação continuada, no desenvolvimento dos saberes docentes curriculares em Astronomia, de professoras dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma metodologia que envolveu a aplicação de questionários, foram coletados dados do antes e do após o curso, permitindo uma análise abrangente das mudanças nas concepções e práticas das professoras. Os resultados revelaram que a participação no curso teve um impacto significativo no aprimoramento dos saberes docentes, promovendo uma evolução nas concepções sobre Astronomia, no aprofundamento do conhecimento e no aprimoramento das práticas de ensino. Este estudo destaca a importância da formação continuada para capacitar professores a oferecer um ensino mais eficaz em Astronomia, ressaltando as oportunidades de interdisciplinaridade e a motivação dos estudantes como benefícios adicionais. No entanto, também reconhece a existência de desafios a serem superados na formação de professores nessa área. Essas descobertas contribuem para o avanço do conhecimento sobre o ensino de Ciências e podem orientar futuros esforços de formação de professores e pesquisa educacional.
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