ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS SABERES DOCENTES

Autores

  • Michel Corci Batista
  • Telma Augusta Diniz
  • Taisy Fernandes Vieira
  • Marcello Ferreira
  • Olavo Leopoldino da Silva Filho
  • Maria de Fátima da Silva Verdeaux
  • Antonio Marques dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2822-0710

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53230

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional. Concepções em Astronomia. Análise de Conteúdo.

Resumo

Este artigo, fruto de um trabalho maior, busca demonstrar o impacto de um curso de formação continuada, no desenvolvimento dos saberes docentes curriculares em Astronomia, de professoras dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma metodologia que envolveu a aplicação de questionários, foram coletados dados do antes e do após o curso, permitindo uma análise abrangente das mudanças nas concepções e práticas das professoras. Os resultados revelaram que a participação no curso teve um impacto significativo no aprimoramento dos saberes docentes, promovendo uma evolução nas concepções sobre Astronomia, no aprofundamento do conhecimento e no aprimoramento das práticas de ensino. Este estudo destaca a importância da formação continuada para capacitar professores a oferecer um ensino mais eficaz em Astronomia, ressaltando as oportunidades de interdisciplinaridade e a motivação dos estudantes como benefícios adicionais. No entanto, também reconhece a existência de desafios a serem superados na formação de professores nessa área. Essas descobertas contribuem para o avanço do conhecimento sobre o ensino de Ciências e podem orientar futuros esforços de formação de professores e pesquisa educacional.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

MICHEL CORCI BATISTA; TELMA AUGUSTA DINIZ; TAISY FERNANDES VIEIRA; MARCELLO FERREIRA; OLAVO LEOPOLDINO DA SILVA FILHO; MARIA DE FÁTIMA DA SILVA VERDEAUX; SANTOS, Antonio Marques dos. ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGANDO A CONTRIBUIÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS SABERES DOCENTES. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 19–31, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53230. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53230. Acesso em: 21 dez. 2024.

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