Utilização dos conceitos de Física do Ensino Médio para explicação da proteção contra os raios ultravioletas provenientes do Sol

Autores

  • Cleberson de Souza Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central.
  • Calistrato Soares da Camara Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central
  • Antonio Marques dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2822-0710

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i1.47764

Palavras-chave:

Radiação. Radiação UV. Proteção solar.

Resumo

A Terra recebe frequentemente a radiac¸a˜o solar que pode trazer benef´ıcios e malef´ıcios aos seres  humanos.   Devido  a  isso,  alguns  mecanismos  de  protec¸a˜o  foram  sendo  desenvolvidos com o propo´sito de seguranc¸a das populac¸o˜es.   Hodiernamente,  existem va´rios mecanismos que garantem essa protec¸a˜o, como o protetor solar, camisas UV’s, o´culos com polarizadores. Neste presente artigo sera´ utilizado a Teoria dos Quanta, proposta por Max Plack para o estudo

da  radiac¸a˜o,  sendo  focado  na  radiac¸a˜o  ultravioleta  proveniente  do  Sol.   Este  artigo  tera´  um

objetivo de discutir os principais tipos de protetor solar e explicar o conceito de fator de protec¸a˜o solar. Durante o texto, os conceitos utilizados sa˜o utilizados no Ensino Me´dio, com o intuito de facilitar o entendimento do conteu´do do artigo.  Ao final, e´ esperado que o leitor compreenda essa importaˆncia da protec¸a˜o solar e que saiba o funcionamento dele.

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Publicado

2023-04-25

Como Citar

DE SOUZA FERNANDES, Cleberson; DA CAMARA NETO, Calistrato Soares; SANTOS, Antonio Marques dos. Utilização dos conceitos de Física do Ensino Médio para explicação da proteção contra os raios ultravioletas provenientes do Sol. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 46–57, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i1.47764. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/47764. Acesso em: 21 dez. 2024.

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