ENTROPIA DESCOMPLICADA: UM GUIA PELA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.57020Palavras-chave:
Segunda lei da termodinâmica. Entropia. Irreversibilidade. Desordem. Sistemas naturais. Termodinâmica. Física. Biologia. Engenharia.Resumo
Este artigo apresenta uma introdução à segunda lei da termodinâmica, focando na compreensão do conceito de entropia e suas aplicações. Através de uma abordagem acessível, exploramos como a entropia se relaciona com o aumento da desordem em sistemas isolados e sua relevância em diversas áreas do conhecimento, como física, biologia e engenharia. Discutimos os princípios da termodinâmica e como a entropia desempenha um papel crucial em processos naturais, como a irreversibilidade de certos fenômenos e a dinâmica da energia. O objetivo é proporcionar uma visão clara sobre a importância da entropia no entendimento dos sistemas naturais e tecnológicos, incentivando o aprofundamento no estudo da termodinâmica.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. M. Segunda Lei da Termodinâmica: Recursos Digitais e Ensino de Química. f. 178. Dissertação (Mestrado em Química para o Ensino) Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto. 2003.
AURANI, K. M. As ideias iniciais de Clausius sobre entropia e suas possíveis contribuições à formação de professores. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 11, n. 1, p. 155-163, 2018.
BARROS, G. M. Entropia: Uma análise de conceitos e aplicações para alunos do ensino médio. f.37. Trabalho de conclusão de Curso (Graduação em Física), Faculdade de Educação e Meio Ambiente, Ariquemes - RO. 2011.
BORGNAKKE, C.; SONNTAG, R. E. Fundamentos da termodinâmica. Editora Blucher, 2018.
BRITO, J. F. Entropia e o funcionamento das máquinas térmicas. f. 43. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Manaus - AM. 2017.
GOERSCH, M. C. S. Termodinâmica: conceitos e aplicações. 2022.
JUNIOR, O. F.; COIMBRA, D. Por uma história cultural da segunda lei da termodinâmica. 17◦ Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, p. 1-12. 2020.
LAGE, E. Introdução à termodinâmica. Revista de Ciência Elementar, v. 7, n. 2, p. 1-7, 2019.
MOURA, T. M. A segunda lei da termodinâmica e o conceito de entropia: uma proposta de sequência didática potencialmente significativa. f. 151. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física), Departamento de Ciências Exatas e Naturais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró - RN, 2017.
NOBREGA, M. L. Segunda lei da termodinâmica: os caminhos percorridos por William Thomson. f. 82. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador - BA, 2014.
NOBREGA, M. L.; FREIRE JR, O.; PINHO, S. T. R. Max Planck e os enunciados da segunda lei da termodinâmica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 3, p. 3601, 2013.
SANTOS FILHO, J. As leis da termodinâmica: contexto histórico, definições e aplicações. IN: ANDRADE, M. C. N. Termodinâmica prática e sem mistérios. Guarujá - SP: Editora Científica, 2021. p. 33-41.
SILVA JÚNIOR, P. F. Sobre a Dedução do Axioma de Carathéodory da Segunda Lei da Termodinâmica dos Princípios de Clausius e Kelvin. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. e20200448, 2021.
SOUZA, P. V. S.; DIAS, P. M. C.; SANTOS, F. M. P. Ensinando a natureza estatística da segunda lei da termodinâmica no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 2502, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Professor de Física

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).