LIVROS DIDÁTICOS, SIMULADORES COMPUTACIONAIS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: FERRAMENTAS DE ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Igor Vicente Caldas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Candice Nóbrega Bernardino Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Antonio Marques dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN https://orcid.org/0000-0003-2822-0710

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.50409

Palavras-chave:

Óptica. Ensino Médio. Livros Didáticos. Simulações Computacionais. Experimentos Práticos.

Resumo

O ensino de óptica no nível médio é frequentemente abordado de maneira fragmentada, sem uma vinculação explícita com contextos do cotidiano e aplicações práticas, o que pode comprometer a compreensão conceitual e a percepção da relevância dos tópicos estudados pelos alunos. Diante desse cenário, este estudo tem como objetivo investigar quais recursos didáticos apresentam maior eficácia para o ensino de óptica nesse nível de ensino. A metodologia adotada consiste em uma revisão sistemática da literatura, com foco na análise de diferentes ferramentas pedagógicas, incluindo livros didáticos, experimentos práticos e simulações computacionais. Busca-se avaliar a contribuição desses recursos para o aprendizado e a assimilação dos conceitos ópticos, bem como suas respectivas vantagens e limitações. A investigação considera a eficácia de cada abordagem, examinando seu impacto na construção do conhecimento dos estudantes. A partir da análise comparativa dos recursos, observa-se que nenhuma ferramenta isoladamente é capaz de garantir um aprendizado pleno. No entanto, a integração equilibrada de múltiplos recursos didáticos potencializa o ensino, tornando-o mais dinâmico e favorecendo a compreensão dos fenômenos ópticos. Os resultados indicam que a adoção de uma abordagem didática híbrida não apenas aprimora o entendimento conceitual dos alunos, mas também promove maior engajamento e motivação, contribuindo para um ensino mais contextualizado e significativo.

Downloads

Referências

ARAÚJO, F. O.; NETO, J. G. P.; RODRIGUES, F. L. O. Uso do software de simulação phet como recurso metodológico no ensino de óptica. Revista Docentes, v. 6, n. 14, p. 5266, 2021.

FARIAS, M. C. P.; COSTA, S.; TELICHEVESKY, L. A evolução do conteúdo de óptica nos livros didáticos de ciências nas perspectivas do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Revista Ciências & Ideias, v. 8, n. 1, p. 136-162, 2017.

GONÇALVES, L. L. B.; RODRIGUES, C. G. Experimentos práticos e didáticos de baixo custo para o ensino de óptica: reflexão, refração e espelhos planos. Conjecturas, v. 22, n. 5, p. 916935, 2022.

Guia PNLD 2019. Disponível em: <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/guia-do-livro-didatico/escolha-pnld-2019>. Acesso em: 1 ago. 2023.

HECKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; OLIVEIRA FILHO, K. DE S. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267273, 2007.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P.; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-12, 2003.

RIBEIRO, J. L. P.; VERDEAUX, M. F. S. Atividades experimentais no ensino de óptica: uma revisão. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 4, p. 4403, 2012.

SANTOS, A. M.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L.; VERDEAUX, M. F. S.; COUTO, R. V. L. Ensino de Física: possibilidades e perspectivas associadas ao uso de tecnologias digitais e experimentação. Revista do Professor de Física, v. 6, n. 2, p. 1-9, 2022.

SILVA, J. S.; ALENCAR, F. P.; SILVA, K. C. R.; SANTOS, A. M. Tecnologias digitais aplicadas ao ensino de física: sequência didática mediada pelo software Modellus. Vitruvian Cogitationes, v. 4, n. extra, p. 23-38, 2023.

SOARES, A. A.; MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 915-933, 2015.

Downloads

Publicado

2025-03-14

Como Citar

VICENTE CALDAS, Igor; NÓBREGA BERNARDINO, Candice; SANTOS, Antonio Marques dos. LIVROS DIDÁTICOS, SIMULADORES COMPUTACIONAIS E ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: FERRAMENTAS DE ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO MÉDIO. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 411–422, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v9i1.50409. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/50409. Acesso em: 2 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)