Sequência didática para cinemática escalar, usando o software modellus: um estudo sobre o MRU, MRUV, queda livre e lançamento vertical para cima

Autores

  • Valesca Taciele Oliveira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central
  • Antonio Marques dos Santos Instituto Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-2822-0710
  • Calistrato Soares da Camara Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Natal Central

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.47765

Palavras-chave:

Cinemática Escalar, Software Modellus, Simulação Computacional, Sala de aula invertida, Aprendizagem Significativa de David Ausubel.

Resumo

Trazemos, neste artigo, o desenvolvimento e aplicação de um produto educacional direcionado para o ensino de cinemática escalar. O produto foi aplicado em uma turma da 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Objetivo de João Câmara. Assim, considerando a demanda pela busca de alternativas metodológicas, compatíveis com as novas formas de ensinar e aprender, o presente trabalho tem como finalidade propor uma sequência didática, que foi desenvolvida sob a perspectiva da metodologia de sala de aula invertida e a aprendizagem significativa de David Ausubel, com objetivo de potencializar o processo de ensino e aprendizagem, de alguns conteúdos da cinemática escalar, sendo eles: Movimento Retilíneo Uniforme – MRU, Movimento Retilíneo Uniformemente Variável – MRUV, Queda Livre e Lançamento Vertical para Cima, utilizando o software Modellus. Foram desenvolvidos quatro simuladores, e em consonância a eles três questionários de diagnósticos iniciais, e três roteiros de aplicação, um para o simulador 1 – MRU, outro para o simulador 2 – MRUV e outro para os simuladores 3 e 4 – Queda Livre e Lançamento Vertical para Cima, além de um questionário de satisfação. Os questionários de diagnósticos iniciais, satisfação e roteiros de aplicação, foram ferramentas essenciais, na testagem da eficácia do produto educacional. Os resultados apontaram que a proposta gerou ganhos significativos, pois além de motivados através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC’s, a utilização da sala de aula invertida permitiu que os protagonistas em questão fossem os próprios estudantes, ou seja, os alunos tornaram- se sujeitos ativos ao longo de todo processo.

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Publicado

2023-11-06

Como Citar

OLIVEIRA DA SILVA, Valesca Taciele; SANTOS, Antonio Marques dos; DA CAMARA NETO, Calistrato Soares. Sequência didática para cinemática escalar, usando o software modellus: um estudo sobre o MRU, MRUV, queda livre e lançamento vertical para cima. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1–37, 2023. DOI: 10.26512/rpf.v7i2.47765. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/47765. Acesso em: 8 nov. 2024.

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