INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DO USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA TURMA DE LABORATÓRIO BÁSICO I

Autores

  • Isabela dos Santos Carvalho Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Fátima Nazaré Baraúna Magno Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Silvana Perez Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v1i1.45972

Palavras-chave:

Ensino por investigação. Alfabetização científica. Sequências de Ensino Investigativas. Laboratório Básico.

Resumo

O presente trabalho envolve uma pesquisa de iniciação científica PIBIC (2019-2020), a qual buscou identificar o desenvolvimento de habilidades relacionadas com a alfabetização científica através da transcrição dos diários de bordo e em diálogos dos estudantes, na tentativa de verificar se o uso de uma metodologia didática envolvendo atividades investigativas potencializaria o aparecimento de indicadores de alfabetização científica. Nesse sentido, realizou-se uma revisão da literatura acerca da relação entre o Ensino por investigação e a  Alfabetização Científica, utilizando enfoque qualitativo e preocupando-se em analisar  materiais produzidos pelos alunos a partir de sequências de ensino com propostas investigativas durante as aulas. Assim, os resultados indicam possíveis avanços e podem ser considerados como positivos, podendo abranger discussões importantes e relevantes para outros campos de investigação relacionados com atividades investigativas e alfabetização científica.

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Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

DOS SANTOS CARVALHO, I.; BARAÚNA MAGNO, F. N.; PEREZ, S. . INDICADORES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANÁLISE DO USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EM UMA TURMA DE LABORATÓRIO BÁSICO I. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 6, n. Especial, p. 353–362, 2022. DOI: 10.26512/rpf.v1i1.45972. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45972. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Anais do Encontros Integrados em Física e Seu Ensino 2022