Arte computacional

interface, interatividade e complexidade

Autores

  • Suzete Venturelli Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20763

Palavras-chave:

Interface. Interatividade. Arte computacional. Arte e tecnologia. Sujeito-interagente. Complexidade

Resumo

As pesquisas sobre arte computacional, ao longo desses últimos anos, se concentram sobre as formas de experiência estética e sobre a análise global de obras que concernem simultaneamente a poética artística e tecnológica. Nesse viés, o texto apresenta trabalhos artísticos computacionais, envolvendo os conceitos de interface, de interatividade e de complexidade, no contexto da produção contemporânea da arte computacional, revisitando sua história recente. Os conceitos inserem o lugar do espectador, como colaborador, no centro de dispositivos artísticos e computacionais. Descreve-se nesse texto também vários projetos realizados com apoio do CNPq e da Universidade de Brasília.

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Biografia do Autor

Suzete Venturelli, Universidade de Brasília

Professora pesquisadora da Unversidade de Brasília, Instituto de Artes, Departaento de Artes Visuais desde 1986. Pesquisadora do CNPq. Artista e escritora.

Referências

CONWAY, John H. The Game of Life. Scientific American, October, 1970.

MORIN, Edgar. Por uma reforma do pensamento. In: PENA-VEIGA, A.; NASCIMENTO, E. P. (org.). O pensar complexo. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 1999.

OITICICA, Hélio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rio de Janeiro: Rocco. 1986.

WEISSBERG, Jean-Louis. Le Simulacre interactif. Thèse de doctorat en sciences de l’éducation, Université Paris 8, 1985.

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Publicado

2017-12-02

Como Citar

Venturelli, S. (2017). Arte computacional: interface, interatividade e complexidade. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 415–424. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20763

Edição

Seção

Colaborações - Tema Livre