Edições anteriores
-
Patrimônio Cultural e Artístico
v. 23 n. 1 (2024)Edição especial da Revista VIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília, dedicada à temática do Patrimônio Cultural e Artístico. Esta edição está repleta de contribuições que demonstram nosso comprometimento permanente com a pesquisa, a valorização e a promoção de nosso patrimônio. Esse número conta, também, com artigos submetidos em fluxo contínuo e resenha de novo livro sobre Mário Pedrosa.
-
TEORIAS, TERRITORIALIDADES E IDENTIDADES
v. 22 n. 2 (2023)Imagem da capa: Abertura do III Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1966, com os premiados: Gastão Manuel Henrique, Tomie Ohtake (representando Vilma Pasqualini), Maria Bonomi, o prefeito Plínio Castanhede, e Farnese de Andrade.
-
#21.Art
v. 21 n. 2 (2022)Imagem de capa:
Detallhe da obra: Esmagadinhos, de Lynn Carone.
Cortesia da artista. -
Dossiê Políticas de Representação nas artes visuais: entre conquistas e armadilhas
v. 21 n. 1 (2022)Imagem de capa:
Maxwell Alexandre. Sem título (da série Novo Poder), 2022. 320 x 480 cm. Látex, polidor de sapatos, betume, corante, grafite e acrílica sobre papel pardo. Cortesia do artista.
-
Dossiê 50 anos - Jornal Arte&Educação
v. 20 n. 1 (2021)Imagem da Capa:
Primeira página da edição experimental do Jornal Arte & Educação
editado em setembro de 1970.
Fonte: MIRANDA, Orlando. Coletânea do Jornal Arte & Educação. RJ: Editora Teatral, 2009. -
O OLHAR DE JANO
v. 19 n. 2 (2020)Este dossiê tem por objetivo investigar as relações entre a imagem (filmes, documentários, fotografia, vIdeoartes etc.) e o texto (literário, histórico, documentário etc.) para identificar, por meio do reconhecimento do uso específico da ficção textual e visual, como obras e artistas de diferentes épocas deram origem a todo um sistema de pensamento estético e filosófico no qual a ficção indica uma semântica do ver/ser visto como um motivo questionador da existência do sujeito.
-
IMAGENS LEGíVEIS, TEXTOS VISíVEIS
v. 19 n. 1 (2020)O dossiê Imagens legíveis, textos visíveis reúne artigos que exploram a relação entre a escrita e a imagem, o diálogo entre a literatura e as artes, tanto do ponto de vista teórico-metodológico quanto por meio de estudos de caso.
-
Imagem e Utopia
v. 18 n. 2 (2019)Este número da Revista VIS parece-nos de grande atualidade. O tema do dossiê é quanto mais pertinente em relação aos tempos difíceis e sombrios que o País está atravessando. Docentes de universidades brasileiras e estrangeiras se ocupam de utopias e distopias e seus elos complexos, mas fascinantes, criativos e transdisciplinares com as imagens e os textos literários. A utopia é, por excelência, um tema interdisciplinar. Sua complexidade advém da polissemia que a caracteriza. Questões políticas e ideológicas estão profundamente envolvidas em textos literários e produções visuais utópicas (paisagens, cidades-modelo, instalações, etc.). A natureza dualista da utopia é construída sobre a influência da estética e da política, criando as mais diversas posições interpretativas.
Este dossiê mostra a complexidade das relações - antropológicas, históricas, filosóficas, estéticas, literárias, semióticas, etc. - sobre a utopia em suas múltiplas aparições e materializações nos campos da visualidade e da textualidade, destacando as relações entre imagens e a imaginação utópica e seus aspectos especulativos (tempo e espaço, em particular).
-
O FENÕMENO RÌTMICO NAS ARTES
v. 18 n. 1 (2019)O Fenômeno Rítmico nas Artes:a pluridade e a complexidade do conceito "ritmo" em sua acepção lata considerada sob a perspectiva da estética, da filosofia e de diversas linguagens artísticas.
-
Imagens e(m) Cena
v. 17 n. 2 (2018)O dossiê Imagens e(m) Cena apresenta um recorte a partir do diálogo entre as Artes da Cena e as tecnologias de produção de imagem e de som, em especial a utilização das tecnologias digitais na composição cênica.
-
v. 16 n. 2 (2017)
O Dossiê contempla potencialidades da Investigação Baseada em Arte (IBA) em: deslocar intencionalmente modos estabelecidos de se fazer pesquisa e conhecimentos em artes, ao aceitar e ressaltar categorias como incerteza, imaginação, ilusão, introspecção, visualização e dinamismo; explorar métodos de pesquisa qualitativa que sugerem respostas a questões que têm a ver com atitudes, sentimentos, sensações, percepções e construções sociais de sentido; apresentar perspectivas, exemplos, problemas, assuntos que sirvam como uma orientação e ajudem a ampliar o entendimento de pesquisa que se baseiam em conceitos, processos e formas de representação das artes.
-
v. 15 n. 2 (2016)
Capa: Nelson Maravalhas, A Babelcedário (A Biblioteca Circular dos livros de pedra), 2007, óleo sobre tela, 131 x 150 cm. Fotógrafo Vinícius Goulart
-
v. 13 n. 1 (2014)
O presente número da Revista Vis é dedicado à história da crítica de arte no Brasil, com estudos que se concentraram na produção artística e intelectual entre as décadas de 1930 e de 1970. Trata-se pois de número ímpar da Revista com uma série de contribuições sobre o debate da arte brasileira em momento profícuo de sua história, pois foi justamente durante esses anos do século XX, que não somente a crítica de arte se consolidou no Brasil e no mundo, mas também foi possível a formação e ampliação do gosto pelas artes visuais, ampliação de um público moderno, com o surgimento e a importância crescente dos museus e do mercado no contexto local. É preciso, além disso, destacar que a maior parte das contribuições e estudos contidos aqui dão ênfase para a relação entre arte e política, pois a contribuição histórica da crítica de arte, sobretudo moderna, foi pensar para além das próprias artes, o significado delas na sociedade que se criava.
-
Revista VIS, volume 12, número 2, ano 2013 - Editor Responsável: Thérèse Hofmann Gatti Rodrigues da Costa
v. 12 n. 2 (2013)Editorial
A morfogênese no contexto da arte computacional evolutiva
Tiago Barros Pontes e Silva
Metainstalações: expografia e montagem de exposições em arte computacional
Tania Fraga
Projetos ZN:PRDM e Ø25 ”“ Quarto Lago
Gilberto Prado e Grupo Poéticas Digitais
Da singulariade da arte tecnológica
Cleomar Rocha
ARTeligent: princípios e relações entre emergências e criatividade em arte computacional com agentes de inteligência artificial
Francisco de Paula Barretto
Diálogos criativos na gameficação da arte
Carlos Praude
Entre forma e comportamento: fluxos, metaestabilidade, interações
Carlos Augusto Moreira da Nóbrega
Aspectos teóricos e práticos em estética na produção do software e instalações A-Memory Garden 1.0
Marília Lyra Bergamo
O corpo ilustrado
Mônica Tavares e Grupo arte, design e mídias digitais
O hibridismo radical da arte digital
Lúcia Santaella
Mídias sociais expressivas e colaborativas
Paulo Meirelles e Suzete Venturelli
Memorias del futuro, prospectivas de la imaginación poética
Raúl Niño Bernal
Politique & poétique dans l’art-contemporain: 12 renversements. Hommage à Walter Zanini
François Soulages
Dissertações e Teses defendidas no PPG-Arte no período 2º/2013
Normas para colaboradores