REFLORESTAMENTO_JÁ

Documentação estética da obra

Autores

Palavras-chave:

reflorestamento, realidade aumentada, inteligência artificial, pesquisa em estética de meio ambiente, arte computacional

Resumo

Manter em pé o que resta não basta, já quase todo o verde se foi, agora é hora de ser reflorestada a nossa terra Brasil. O reflorestamento no nosso país é urgente. Nesse viés, apresentamos a proposta artística que tem percorrido o Brasil, que mostra em grandes dimensões fotografias da devastação na Amazônia e em Realidade Aumentada, o reflorestamento imaginado. Como a arte e o design podem ser meios de conscientização para o ativismo ambiental na Amazônia? Como as tecnologias da memória auxiliam no ativismo ambiental? Como propostas poéticas podem chamar atenção de investimentos e políticas públicas ambientais? A proposta visa colaborar com o plantio e o reflorestamento da Amazônia. A segunda etapa do trabalho busca registrar algumas árvores como marcadores, para protegê-las. Ou seja, elas ficam na memória da obra. Caso desapareçam, podemos denunciar. Nesse sentido, cuidamos para preservar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teófilo Augusto da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa

Doutor em Artes Visuais (Arte e Tecnologia) pela Universidade de Brasília - UnB com período sanduíche na Universidade de Artes de Berlim - UdK. Mestre em Cognição e Linguagem pela UENF, Especialista em Arte e Cultura pelo SENAC-RJ e Bacharel em Comunicação Social pela UFES. Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Coordenador do Media Lab/Unifesspa, Artista.

Suzete Venturelli, Universidade Anhembi Morumbi; Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Artes e Ciências da Arte, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França. Linha de pesquisa Design, Arte e Tecnologia. Professora titular da Universidade de Brasília e do Anhembi Morumbi. Pública e participa de exposições no campo da Arte Computacional. Pesquisadora e artista do CNPq.

Referências

ALMEIDA, S. A. DE et al. RELATÓRIO TÉCNICO I: DIAGNÓSTICO DO PLANO DIRETOR DE MARABÁ: Plano Diretor Participativo do Município de Marabá, Diagnóstico. Marabá - PA: Prefeitura Municipal de Marabá, Universidade Federal do Pará, Fundação de Amparo e Desenvolvimento de Pesquisa, dez. 2006.

Global Forest Watch. Disponível em: <https://www.globalforestwatch.org/>. Acesso em: 10 nov. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-22

Como Citar

da Silva, T. A., & Venturelli, S. (2023). REFLORESTAMENTO_JÁ: Documentação estética da obra. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 21(2), 434–450. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistavis/article/view/48491

Edição

Seção

Dossiê - #21.Art