Sobre a Revista

Escopo e Foco

A Revista VIS, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPG-AV) da Universidade de Brasília, é um publicação semestral, dedicada a divulgar e debater pesquisas acadêmico-artísticas e científicas, com enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento devotado às artes visuais. Para isso, a publicação busca dialogar com diferentes áreas de conhecimento, com o objetivo de colaborar com os pesquisadores, educadores e estudantes na divulgação das suas ações. A revista aceita artigos para dossiês temáticos organizados por professores convidados pelo PPG-AV e a convite da Equipe Editorial, bem como, artigos, traduções, entrevistas e resenhas que abordem temas articulados com área de Artes. Mestrandos e doutorandos podem submeter artigos em co-autoria com professores-doutores. Publicamos exclusivamente textos em português, inglês ou espanhol.

Processo de Avaliação por pares

O processo de avaliação é organizado em fases. Ao receberem os originais, os editores realizam uma pré-análise para verificar a adequação do texto ao escopo da revista e a relevância da sua publicação para a área de interesse e para o público-alvo ao qual se destina. Após aprovado o formato e o escopo, na pré-análise, a submissão entrará no processo de avaliação por especialistas.  

A avaliação é realizada por pelo menos dois pares de especialistas no tema da produção submetida à revista. O princípio de avaliação cega por pares é aplicado pela VIS e os especialistas não poderão pertencer à(s) instituição(ões) do autor(es). Caso ocorram impedimentos e/ou conflitos de interesse por parte dos avaliadores, a Equipe Editorial providenciará outro avaliador ad hoc. 

No âmbito do processo de avaliação, o prazo máximo para que os autores tenham acesso aos pareceres emitidos pelos especialistas é de um ano após a submissão. Ao ser informado sobre o parecer com a recomendação de alterações, o autor deverá reenviar o texto no prazo máximo de 30 dias após o recebimento da recomendação. A nova submissão será analisada e avaliada pelo Conselho Editorial.

Na emissão dos seus pareceres, os avaliadores podem recomendar: a) aprovação; b) recomendação com alterações; c) recusa. A recomendação dos pareces sempre será comunicada aos autores. No caso de discordância entre os pareceres dos avaliadores, um terceiro avaliador será solicitado pelo Conselho Editorial.

Periodicidade

A Revista VIS é uma publicação semestral.

Política de Acesso Livre

A VIS oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na VIS serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Arquivamento

A VIS utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.