Arte computacional

interface, interatividade e complexidade

Autores/as

  • Suzete Venturelli Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20763

Palabras clave:

Interface. Interatividade. Arte computacional. Arte e tecnologia. Sujeito-interagente. Complexidade

Resumen

As pesquisas sobre arte computacional, ao longo desses últimos anos, se concentram sobre as formas de experiência estética e sobre a análise global de obras que concernem simultaneamente a poética artística e tecnológica. Nesse viés, o texto apresenta trabalhos artísticos computacionais, envolvendo os conceitos de interface, de interatividade e de complexidade, no contexto da produção contemporânea da arte computacional, revisitando sua história recente. Os conceitos inserem o lugar do espectador, como colaborador, no centro de dispositivos artísticos e computacionais. Descreve-se nesse texto também vários projetos realizados com apoio do CNPq e da Universidade de Brasília.

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Biografía del autor/a

Suzete Venturelli, Universidade de Brasília

Professora pesquisadora da Unversidade de Brasília, Instituto de Artes, Departaento de Artes Visuais desde 1986. Pesquisadora do CNPq. Artista e escritora.

Citas

CONWAY, John H. The Game of Life. Scientific American, October, 1970.

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WEISSBERG, Jean-Louis. Le Simulacre interactif. Thèse de doctorat en sciences de l’éducation, Université Paris 8, 1985.

Publicado

2017-12-02

Cómo citar

Venturelli, S. (2017). Arte computacional: interface, interatividade e complexidade. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 415–424. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20763

Número

Sección

Colaborações - Tema Livre