v. 14 n. 2 (2015): Dossiê Aeroplanos

					Visualizar v. 14 n. 2 (2015): Dossiê Aeroplanos

Imagem da Capa: Gê Orthof, noturno] [soturno - 2014.

O Dossiê Aeroplanos contempla a área de poéticas contemporâneas e propõe um olhar para a arte como exercício utópico. Os escritos desdobram-se acerca dos processos em arte contemporânea e sua relação com o mundo.

O texto de Cecília Mori Cruz propõe um olhar sobre "a mentira como verdade poética" e sobre as "táticas operativas" do Bobo da Corte. Já o artigo de Simone Osthoff aborda dois artistas, Paulo Bruscky e Eduardo Kac, a partir de um recorte temporal muito caro à formação histórico-política brasileira: os anos de 1970 e 1980. Em Mira Schendel: Para ativar o vazio, Iracema Barbosa estuda o gesto e o vazio na obra de Mira Schendel, criando relações com as propostas artísticas de John Cage e Jorge Luis Borges. Esses são apenas alguns dos temas abordados no dossiê.

Entre os artigos que compõem a seção de temas livres, contamos com A iconografia dos seres feéricos: seus modelos e suas transformações, de Gustavo Lopes de Sousa, e Entre os discursos poético, crítico e historiográfico artístico: L’Altra Figura, de Giulio Paolini, de Vera Pugliese, entre outros.

Publicado: 2016-02-04