v. 22 n. 2 (2023): Teorias, Territorialidades e Identidades

1. Abertura do III Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1966, com os premiados: Gastão Manuel Henrique, Tomie Othake (representando Vilma Pasqualini), Maria Bonomi, o prefeito Plinio Castanhede, e Farnese de Andrade.

Imagem da capa: Abertura do III Salão de Arte Moderna do Distrito Federal, em 1966, com os premiados: Gastão Manuel Henrique, Tomie Ohtake (representando Vilma Pasqualini), Maria Bonomi, o prefeito Plínio Castanhede, e Farnese de Andrade.

Esta edição da Revista VIS conta com intersecções entre as áreas de design, arquitetura, filosofia e história. A relação entre modernidade e cidade é abordada no artigo Tempos em Cidades Empresariais – A Fantasma Fordlândia, a Modernista Serra do Navio e a Vernacular Caraíba. A cidade também aparece no artigo de Eduardo Pierrotti Rossetti, que trata da arquitetura de Angelo Bucci. O Salão de Arte Moderna do Distrito Federal é tema do artigo de Marco Antonio Pasqualini de Andrade. Além da espacialidade das cidades, contamos com o escrito Indústria Cultural: Estética e Política de Gustavo Pedroso, promovendo uma reflexão sobre as dinâmicas culturais a partir de Adorno e Benjamin. E em Artes Indígenas no Brasil: Um Olhar a partir da 34ª Bienal de São Paulo Moquém Surarî, nos deparamos com a discussão sobre a recente visibilidade das artes indígenas em um cenário institucional.

 

Publicado: 2024-04-05

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