
Vol. 9 No. 2 (2010): Dramaturgies of the Scene: Traditions and Ruptures
Editor responsável: Marcus Mota
Esta edição da Revista VIS tem como foco as Artes Cênicas, aliando os estudos clássicos aos contemporâneos. A seleção de artigos aqui apresentada está dividida em dois blocos, o primeiro mira a formação da tradição artística ocidental e o segundo trabalha referências de dramaturgias desenvolvidas nos últimos cem anos.
Abre a revista o texto de Andrew Barker, cujo objeto de estudo é a figura das musas na tradição antiga e sua relação com a performance musical. Nesse primeiro bloco também se destaca o escrito de Gabriele Cornelli, que analisa o quanto o teatro influenciou a filosofia de Platão.
O segundo bloco começa com o texto de Catarina Sant'anna sobre os motivos míticos na obra de Nelson Rodrigues, aos quais a autora estabelece uma relação com os temas de sexo, violência e morte. Neste bloco ainda encontramos dois textos sobre a obra de Samuel Beckett, escritos por S. E. Gontarski e Andrew V. McFeaters, respectivamente. Entre os textos desta edição, também se destaca o artigo O Melodrama Teatral Russo na Ótica Formalista, de Robson Corrêa de Camargo.
