
v. 11 n. 2 (2012)
Imagem da capa: Obras de Soraia Silva do projeto 21 Terras de 2012 / Foto Larissa Lima
Com foco nas reflexões acerca da poética da dança, esta edição da Revista VIS conta com estudos que investigam a relação da dança com as tecnologias de vídeo, a expressividade corporal, o ritmo musical, entre outros. Há um destaque para a temática da videodança, que permeia grande parte dos artigos reunidos.
Entre estes, encontram-se os escritos de Soraia Maria da Silva, acerca do processo do trabalho 21 Terras, experiência que mescla dança, pintura e vídeo, e de Luisa Günther, que destaca em seu processo de criação a construção de uma “narrativa deslinear” e de um “cotidiano incomum”. Ainda há, em Ftonosofia (palavra que designa “o estado de inveja e ciúmes da sabedoria”), um roteiro de videodança escrito por Bensusan e Barreiro.
O artigo de Eduardo Lopes aborda a relação entre ritmo musical e imagem em movimento, traçando uma relação entre som e forma. Esta edição também conta com uma pesquisa sobre dança moderna, escrita por Elisa Teixeira de Sousa, que parte da noção de expressão corporal no pensamento de François Delsarte.
