O processo da avaliação no contexto psicopedagógico

Autores

  • Talyta Reis dos Santos Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares
  • André Ribeiro da Silva Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares https://orcid.org/0000-0002-2167-9345

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3958644

Palavras-chave:

Psicopedagogo, Diagnóstico, Avaliação Diagnóstica

Resumo

A psicopedagogia é um campo voltado para o estudo das dificuldades nos processos de aprendizagem, diagnóstico e tratamento de suas dificuldades. O objetivo desse trabalho é reconhecer a importância do processo de avaliação presente no contexto psicopedagógico visando desenvolver os pacientes em suas dificuldades. Mostra a avaliação como uma investigação não linear do processo de aprendizagem, mas que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses que poderão ser confirmadas ao longo do processo. Trata-se de uma abordagem qualitativa com o estudo de caso do paciente atendido durante período do estágio obrigatório, antes com a apresentação de materiais e métodos utilizados pelo psicopedagogo na clínica. Nesse trabalho foi realizado o estudo de caso de um paciente de 8 anos que estuda no 2o ano do Ensino Fundamental, realizado em um estágio obrigatório na Clínica Aprender. Foi mostrado passo a passo todo o processo de relação psicopedagogo/paciente, desde o início das seções, entrevista com a família, materiais utilizados durante o período de diagnóstico. Após todo o processo, foi realizada a análise dos dados coletados por meio das entrevistas e diagnóstico. Toda a abordagem utilizada foi baseada na avaliação psicopedagógica, sendo esta uma das partes críticas da intervenção psicopedagógica, pois nela são fundamentadas as medidas de prevenção e solução das possíveis dificuldades dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANJOS, E. K. O. ; DIAS, J. R. A. Psicopedagogia: Sua história, origem e campo de atuação. Revela, Ano 8, No 18, JUL/ 2015. Disponível em: < http://fals.com.br/revela/ed18/elza_anjos.pdf>. Acesso em: 09/06/2018.

BOSSA, N. A. Psicopedagogia no Brasil, contribuições a partir da prática. 4. Ed. Rio de Janeiro: Editora Wak, 2011.

FERNANDEZ, A. A. inteligência aprisionada: Abordagem Psicopedagógica Clínica da Criança e sua Família. Ed.Artes Médicas, Porto Alegre, 1990.

CRUVINEL, Leiliana Cabral De Oliveira. A prática psicopedagógica como alicerce para a superação das dificuldades de aprendizagem. Instituto Educacional Pinheiros. Pinheiros, 2009.

MORAES, D. N. M. Diagnóstico e avaliação psicopedagógica. Revista Educação Do Ideau (REI), v. 5, n. 10, Janeiro/Junho 2010. Disponível em: <http://www.ideau.com.br/bage/upload/artigos/art_28.pdf >. Acesso em: 22/12/2018.

PERES, M. R.; OLIVEIRA, M. H. M. A. Psicopedagogia: limites e possibilidades a partir de relatos de profissionais. Ciências & Cognição, v. 12, 2 abr. 2011. Disponível em: < http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/643>. Acesso em: 18/04/2018.

WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre : Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2020-08-26

Como Citar

Santos, T., & Silva, A. (2020). O processo da avaliação no contexto psicopedagógico. Revista Do CEAM, 6(1), 163–171. https://doi.org/10.5281/zenodo.3958644

Edição

Seção

Pesquisa original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)