Educação em direitos e promoção da saúde mental para pessoas em situação de rua

um estudo sobre o Projeto RenovAÇÃO – Vulnerabilidade Social – POP RUA, da Defensoria Pública do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.7883585

Palavras-chave:

Brasília, Brasil, Defensoria Pública do Distrito Federal, Educação em direitos, Pessoas em situação de rua, Saúde mental, Vulnerabilidade social

Resumo

Este artigo busca apresentar reflexões e resultados do Projeto RenovAÇÃO no eixo Vulnerabilidade Social, voltado para pessoas em situação de rua, instituído e desenvolvido pela Defensoria Pública do Distrito Federal. O projeto foi implantado em outubro de 2017 e executado até o período de novembro de 2018, perfazendo um total de 14 turmas com 271 participantes, dentre eles pessoas em situação de rua, reeducandos da FUNAP, porta-vozes da Revista Traços, educadores sociais da Abordagem Social do Instituto Ipês e acolhidos e profissionais da Casa Santo André. A metodologia de trabalho utilizada no Projeto foi a de grupo reflexivo e psicoeducativo, que propiciou um espaço que se abre para a subjetividade e para as trocas dentro de uma coletividade que convive e reflete por meio do diálogo, do vínculo, do afeto e da ação. O presente estudo buscou verificar em que medida o Projeto RenovAÇÃO – Vulnerabilidade Social – POP RUA proporcionou educação em direitos e promoção de saúde mental para os participantes. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração deste artigo foram a pesquisa bibliográfica acerca do tema e a análise documental, com base nos relatórios do Projeto e nos relatos (por escrito e degravados de áudios) dos participantes do RenovAÇÃO, no material institucional de avaliação do Projeto. A partir da análise desse material, as conclusões apontaram para dimensões de aprendizagens e desenvolvimento humano das capacidades reflexivas e a concretização da cidadania, restabelecendo laços sociais, institucionais e de redes de apoio pautados na função social da Instituição, que assegura o direito à assistência jurídica como instrumento de efetivação dos direitos que integram o mínimo existencial, transpondo-os do texto normativo para o mundo da vida e dos fatos, operando na lógica do direito a ter direitos efetivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta de Ávila e Silva Porto Nunes, Defensoria Pública do Distrito Federal

Psicóloga e Gerontóloga, Subsecretária de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do DF, servidora da Secretaria de Educação do DF e mediadora pelo TJDFT. Além disso é mestranda em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (UnB), especialista em Gestão Estratégica em Organizações Públicas, Neuropsicologia, Direito e Gênero (ESMA-TJDFT), em Saúde da População em Situação de Rua com foco na população Negra (UnB) e em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização (PUCRS).

Referências

ACOSTA, Fernando et al. Conversas homem a homem: grupo reflexivo de gênero: metodologia. Rio de Janeiro: Instituto Noos, 2004.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Saúde Paidéia. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

FENSTERSEIFER, Tiago. Direitos fundamentais e proteção ambiental: a dimensão ecológica da dignidade humana no marco jurídico-constitucional do Estado Socioambiental de Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 49a. reimpressão. São Paulo: Paz e Terra, 2005 [1972].

FREITAS, Urânia Flores da Cruz. Ação-reflexão-ação: trabalho, formação docente e aprendizagens. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 5, n. 3, p. 80-89, ago. 2018. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/ article/view/265. Acesso em: 12 mar. 2022.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Defensoria Pública do Distrito Federal. Defender seus direitos é nosso missão. Vídeo institucional. 2’25’’. DPDF, 2018.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Defensoria Pública do Distrito Federal. Projeto RenovAÇÃO – ação mais cidadania. Brasília: SUAP/NDH/DPDF, 2017.

KUNTZ, Rolf. A redescoberta da igualdade como condição de justiça. In: FARIA, José Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justiça. São Paulo: Malheiros, 2005.

LIMA, Luciana Leite; RODRIGUES, Maria Isabel Araújo. Campo de públicas em ação: coletânea em teoria e gestão de políticas públicas. Porto Alegre: Editora da UFRGS/CEGOV, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/170091/001052924.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 17 mar. 2022.

SARLET, Ingo Wolfgang; FENSTERSEIFER, Tiago. Algumas notas sobre a dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana e sobre a dignidade da vida em geral. Revista Brasileira de Direito Animal, v. 2, n. 3, 2007.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad. de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SZYMANSKI, Heloisa; SZYMANSKI, Luciana. O encontro reflexivo como prática psicoeducativa: Uma perspectiva fenomenológica. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 19, n. 1, p. 9-22, jan./jul., 2014.

WILTERMUTH, Scott S.; HEATH, Chip. Sincronia e cooperação. Ciência Psicológica, v. 20, n. 1, p. 1-5, 2009.

Downloads

Publicado

2023-05-01

Como Citar

Nunes, R. de Ávila e S. P. (2023). Educação em direitos e promoção da saúde mental para pessoas em situação de rua: um estudo sobre o Projeto RenovAÇÃO – Vulnerabilidade Social – POP RUA, da Defensoria Pública do Distrito Federal. Revista Do CEAM, 9, 28–40. https://doi.org/10.5281/zenodo.7883585

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.