Políticas sociais no contexto do neoliberalismo

uma reflexão sobre os limites do estado burguês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3545918

Palavras-chave:

Estado, Liberalismo, Neoliberalismo, Políticas sociais

Resumo

O presente artigo se propõe a uma reflexão sobre o Estado intervencionista neoliberal na configuração das políticas sociais ao longo da história, culminando no padrão hodierno. O neoliberalismo, expressão teórica e ideológica orientadora do capitalismo. Porém, é na Economia Política Clássica que este fundará os princípios norteadores das bases do neoliberalismo. Adam Smith, adepto da Economia Política Clássica, introduziu o princípio da “mão invisível”, defensor de que o mercado, a partir da ação dos indivíduos torna-se o agente regulador que garante bem-estar social. A crise desse modelo no final dos anos vinte culminou com o surgimento de um novo ator, imprescindível para o ordenamento social: O Estado. Experiências marcantes como as do New Deal nos Estados Unidos e do Welfare State, na Europa ”“ ambas baseadas nas teorias Keynesianas, defensoras de que o mercado é incapaz de se autorregular, abriram espaço, então, para a política econômica. A Revolução Socialista, ocorrida paralelamente na União Soviética em 1917, foi outro marco histórico que consolidou a importância da organização dos trabalhadores, pressuposto salutar para o avanço das políticas sociais, destacando que estas dentro do modelo neoliberal são consideradas práticas compensatórias e limitadas. Este artigo ainda busca ressaltar a centralidade da questão do Estado na configuração das políticas sociais, visto como estrutura fundamental para conservação do capitalismo, sem desconsiderar a importância da luta de classes. A metodologia utilizada neste estudo é pesquisa bibliográfica embasada na teoria marxista, contribuindo assim para uma análise crítica do tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Andre de Godoy, Secretaria de Estado da Educação de São Paulo

Possui Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas Rui Barbosa (2004). Graduação em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (2008), Pós Graduação em Docência para o Ensino Técnico e Superior - Faculdades Integradas de Urubupungá, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atualmente é professor na Rede Estadual de São Paulo ( Filosofia ) e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores - GFORP atuando na linha de pesquisa das Políticas Educativas e Privatização da Educação Superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. 

Flavia Bottura Calvoso, Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul

Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Referências

AYRES, Carlos Antônio Mendes de Carvalho Bueno. Octavio Ianni, e a ideia de Brasil Moderno na era do globalismo. In: CALIXTE, André Bojikian; ALMEIDA FILHO, Niemeyer (Orgs), Cátedras para o desenvolvimento: patronos do Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, 2014. pp. 157-186.

BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. São Paulo: Cortez, 2011.

BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

BRAZ, Marcelo; NETTO, José Paulo. Economia Política: Uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2007.

DATHEIN, R.; Um Esboço da Teoria Keynesiana. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Manifesto do Partido Comunista. Porto Alegre: L&PM Editores, 2001.

IANNI, Octavio. Tendências do Pensamento Brasileiro. Tempo Social, São Paulo, v. 12(2): 55-74, novembro de 2000.

MARX, K.; Engels, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

ROUSSEAU, Jean Jacques. O contrato social. São Paulo: Escala, 1994-.

ROUSSEAU, Jean Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

TEIXEIRA, Francisco José Soares. O Neoliberalismo em debate. In: TEIXEIRA, Francisco José Soares; OLIVEIRA, Manfredo Araújo (Orgs), Neoliberalismo e reestruturação produtiva: as novas determinações do mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 1996. pp. 195-252.

YAZBEC, Maria Carmelita. Pobreza no Brasil contemporâneo e formas de seu enfrentamento. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n.110, p. 288-322, abr./jun. 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

de Godoy, E. A., & Calvoso, F. B. (2019). Políticas sociais no contexto do neoliberalismo: uma reflexão sobre os limites do estado burguês. Revista Do CEAM, 5(2), 31–42. https://doi.org/10.5281/zenodo.3545918