Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição submetida é original.
  • A contribuição submetida é inédita.
  • A contribuição submetida cumpre as normas editoriais assinaladas nas Diretrizes para Autores/as.
  • A contribuição submetida adota a estrutura sugerida nas Diretrizes para Autores/as.
  • O arquivo da submissão está em arquivo eletrônico com extensão DOC.

Diretrizes para Autores

1. Aspectos gerais

1.1. Podem ser submetidos trabalhos acadêmicos relacionados às Ciências Sociais, notadamente em Cidadania, Cooperação Internacional, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Sociedade, que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.

1.2. Os trabalhos submetidos devem ser originais e não podem ter sido encaminhados simultaneamente a outro periódico científico.

1.3. Os trabalhos submetidos podem estar escritos em português, espanhol ou inglês

1.4. São aceitos os seguintes tipos de trabalhos: pesquisa original, artigos de revisão, relatórios curtos ou cartas, estudos de caso, metodologias.

1.5. Os trabalhos submetidos serão revisados antes de submetê-los à avaliação por pares.

1.6. O tempo médio de publicação, a partir do envio até aceitação, é de 6 meses.

1.7. Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

2. Aspectos do conteúdo do texto

Sugerimos que os trabalhos submetidos apresentem a seguinte estrutura:

  • Título.
  • Resumo no idioma de origem.
  • Palavras-chave no idioma de origem(não menos de três, nem mais de sete).
  • Resumo e palavras-chave em inglês (obrigatório para todos os artigos).
  • Introdução.
  • Revisão de literatura.
  • Método.
  • Resultados.
  • Discussão.
  • Conclusões.
  • Bibliografia.

3. Aspectos técnicos

3.1. Os trabalhos submetidos deverão estar escritos de acordo com as regras da gramática e a sintaxe do idioma de origem.

3.2. São aceitas as seguintes normas de estilo de citação e bibliografia:

  • American Psychological Association - APA Style.
  • Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 6023/2002.
  • International Organization for Standardization - ISO 690.

3.3 Os trabalhos submetidos deverão ser enviados em formato A4.

3.4. Sugerimos que os trabalhos submetidos tenham acima de 3.000 palavras (excetuando referências, tabelas e notas).

3.5. O texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12 e parágrafo justificado.

3.6. Os trabalhos submetidos deveram se enviar como arquivo eletrônico em extensão DOC.

3.7. O arquivo com o texto do trabalho não pode apresentar nenhuma informação ou referência expressa sobre os autores.

3.8. Os dados dos autores só devem se registrar no sistema durante o processo de envio.

3.9. Todos os autores devem incluir o seu identificador ORCID. É importante que cada cadastro ORCID assinale: centro e trabalho, formação acadêmica e publicações.

3.10. Os trabalhos serão submetidos mediante a plataforma online.

3.11. Durante o processo de submissão deverão ser inseridos os arquivos complementares (declaração de originalidade, outros arquivos da pesquisa etc.).

3.12. Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail: revistaceam@unb.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.