Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em arquivo eletrônico com extensão DOC.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12 e parágrafo justificado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

1. Aspectos gerais

1.1. Podem ser submetidos trabalhos acadêmicos relacionados às Ciências Sociais, notadamente em Cidadania, Cooperação Internacional, Desenvolvimento, Direitos Humanos e Sociedade, que contribuam para o aprimoramento teórico, metodológico e/ou empírico da área.

1.2. Os trabalhos submetidos devem ser originais e não podem ter sido encaminhados simultaneamente a outro periódico científico.

1.3. Os trabalhos submetidos podem estar escritos em português, espanhol ou inglês

1.4. São aceitos os seguintes tipos de trabalhos: pesquisa original, artigos de revisão, relatórios curtos ou cartas, estudos de caso, metodologias.

1.5. Os trabalhos submetidos serão revisados antes de submetê-los à avaliação por pares.

1.6. O tempo médio de publicação, a partir do envio até aceitação, é de 6 meses.

1.7. Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

2. Aspectos do conteúdo do texto

Sugerimos que os trabalhos submetidos apresentem a seguinte estrutura:

  • Título.
  • Resumo no idioma de origem.
  • Palavras-chave no idioma de origem(não menos de três, nem mais de sete).
  • Resumo e palavras-chave em inglês (obrigatório para todos os artigos).
  • Introdução.
  • Revisão de literatura.
  • Método.
  • Resultados.
  • Discussão.
  • Conclusões.
  • Bibliografia.

3. Aspectos técnicos

3.1. Os trabalhos submetidos deverão estar escritos de acordo com as regras da gramática e a sintaxe do idioma de origem.

3.2. São aceitas as seguintes normas de estilo de citação e bibliografia:

  • American Psychological Association - APA Style.
  • Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT NBR 6023/2002.
  • International Organization for Standardization - ISO 690.

3.3 Os trabalhos submetidos deverão ser enviados em formato A4.

3.4. Sugerimos que os trabalhos submetidos tenham acima de 3.000 palavras (excetuando referências, tabelas e notas).

3.5. O texto está em espaço simples; usa uma fonte Times New Roman, tamanho 12 e parágrafo justificado.

3.6. Os trabalhos submetidos deveram se enviar como arquivo eletrônico em extensão DOC.

3.7. O arquivo com o texto do trabalho não pode apresentar nenhuma informação ou referência expressa sobre os autores.

3.8. Os dados dos autores só devem se registrar no sistema durante o processo de envio.

3.9. Todos os autores devem incluir o seu identificador ORCID. É importante que cada cadastro ORCID assinale: centro e trabalho, formação acadêmica e publicações.

3.10. Os trabalhos serão submetidos mediante a plataforma online.

3.11. Durante o processo de submissão deverão ser inseridos os arquivos complementares (declaração de originalidade, outros arquivos da pesquisa etc.).

3.12. Dúvidas sobre o processo de submissão ou avaliação de manuscritos devem ser encaminhadas ao e-mail: revistaceam@unb.br

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.