Educação a distância como ferramenta de gestão do conhecimento no Ministério da Fazenda

Autores

  • Francisco Antônio Oliveira Silva Ministério da Defesa

Palavras-chave:

Educação a Distância. Gestão do Conhecimento. Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Resumo

Com o desenvolvimento crescente das novas tecnologias de informação e comunicação e da necessidade constante de aperfeiçoamento e treinamento dos trabalhadores devido, entre outras razões, à globalização e à internacionalização do conhecimento, os governos têm buscado cada vez mais se utilizar de meios e técnicas educacionais que possam alavancar o nível intelectual de seus servidores. Com o fim do modelo
da administração burocrática, quando os meios eram mais importantes que os fins, e a necessidade de uma administração mais gerencial, preocupada em entregar um serviço de maior qualidade e responsabilidade e assim modernizar a máquina pública, a Educação a Distância (EaD) tem sido uma grande aliada no processo de TD&E, encontrando um vasto espaço para atuar por meio de sua metodologia em que a noção de distância assume nova perspectiva, pois possibilita que atores em diversas localidades do nosso país continental possam sentir-se cada vez mais próximos. Nesse novo cenário que se descortina diante de nós, novos conceitos como Universidade Aberta, Aprendizagem Contínua, Corporação Virtual se juntam a outros como Gestão do Conhecimento e desafiam as organizações públicas e privadas a cada dia entrarem num processo permanente de readaptação e renovação para que possam continuar vivas e relevantes. Pesquisando sobre o impacto de cursos a distância em servidores públicos, percebeu-se o quanto esta modalidade de ensino-aprendizagem tem impactado as relações de trabalho e mudado uma cultura antiga na qual o ensino presencial era a única possibilidade de se levar crescimento e aperfeiçoamento aos colaboradores de uma instituição. O uso crescente da EaD pelo Ministério da Fazenda (MF) por intermédio da Escola de Administração Fazendária (Esaf ) é uma prova cabal de que a administração pública brasileira deve estar atenta a todas as possibilidades hodiernas com as quais se pode melhorar e otimizar o aparato da máquina de governo.

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Biografia do Autor

Francisco Antônio Oliveira Silva, Ministério da Defesa

Especialista em Gestão de Pessoas no Serviço Público pela Escola Nacional de Administração Pública e Especialista em Educação a Distância pela Universidade de Brasília. Atua como tutor e coordenador pedagógico em cursos a distância. 

Referências

BERGUE, Sandro Trescastro. Gestão de pessoas em administrações públicas. Caxias do Sul: Educs, 2007.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade; a era da informação: economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Silva, F. A. O. (2015). Educação a distância como ferramenta de gestão do conhecimento no Ministério da Fazenda. Revista Do CEAM, 3(1), 119–123. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/10051

Edição

Seção

Resumos de monografias, dissertações e teses.