A importância do ensino das funções executivas
interdisciplinaridade na formação de alunos com deficiência intelectual
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.4536047Palavras-chave:
Deficiência Intelectual, Ensino, Função executiva, Habilidades cognitivasResumo
As funções executivas constituem um conjunto de habilidades cognitivas que permitem a regulação de nossos pensamentos, emoções e ações. Essas habilidades estão envolvidas em uma diversidade de condições necessárias para o desenvolvimento funcional de alunos com deficiência intelectual. Objetivo: Oferecer perspectivas atuais sobre o ensino de funções executivas e a intervenção escolar no âmbito da deficiência intelectual. Método: Revisão integrativa de literatura. Resultados: Verificou-se que a deficiência intelectual possui um grau de comprometimento do funcionamento executivo levando tanto pesquisadores como profissionais da educação a desenvolver estratégias para o ensino de habilidades cognitivas visando a valorização do papel social, da participação e da responsabilização social deste público a fim de capacitá-los a fazer suas escolhas de vida os tornando capazes de exercer sua inclusão social e cidadania. Conclusão: Este conhecimento tem implicações à prática e à pesquisa educacional e pode ser útil a profissionais que atuam com alunos com deficiência intelectual, contribuindo para um maior conhecimento acerca das funções executivas e suas implicações.
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