Desafios na aprendizagem proporcionado pelo sistema remoto no atual cenário de isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5943502

Palavras-chave:

Aprendizagem, Brasil, Brasília, COVID-19, Sistema remoto

Resumo

O sistema remoto associado com o processo de aprendizagem está sendo um grande desafio nos sistemas educacionais no Brasil e no mundo, e assim, diante desta realidade atual, nosso estudo se baseou em discutir a aprendizagem no ensino remoto dos estudantes de uma faculdade de saúde do Distrito Federal, durante o isolamento social. A pesquisa teve um caráter exploratório e descritivo, os participantes responderam um questionário com questões abertas e fechadas acerca de situações sociodemográficas que descrevem os seus sentimentos a certa das dificuldades encontradas no sistema remoto. Participaram da pesquisa 40 estudantes sendo a maioria do sexo feminino (84%) e grande parte sentem-se confortáveis em estudar em casa (80%), além de estarem parcialmente satisfeitos com o estudo remoto (50%). Foram encontradas dificuldades enfrentadas diariamente na jornada educativa, como o excesso de atividades/trabalhos. Ademais, as frustrações e aumento da ansiedade estão prejudicando a aprendizagem dos estudantes submetidos ao estudo de maneira remota.

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Biografia do Autor

Alberto Augusto Martins Paiva, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

Graduando em Enfermagem pela Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília (FCE/UnB). Bolsista pelo Programa de Iniciação Científica da Universidade de Brasília/UnB. Membro da Liga de Farmacologia aplicada a Enfermagem (LAFAE). Integra o Grupo de Pesquisa em Tecnologia do Cuidado (GPTEC), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq pela FCE/UnB.

Shaylla Christina de Freitas Nóbrega, Faculdade de Ceilândia, Universidade de Brasília.

Estudante de Enfermagem desde 2018 pela Universidade de Brasília- FCE. Atualmente monitora da disciplina Saúde e Sociedade 2: A construção social do processo saúde e doença. Trabalho como atriz na Companhia Lábios da Lua que está envolvida em vários projetos sociais, inclusive o Grooveonline Prevenção que é realizado através da associação CRECE-DF, com apoio da FUNARTE, Ministério do Turismo e Governo Federal e busca a prevenção de abuso de drogas e violência nas escolas do Distrito Federal.

Alessandra Lisboa da Silva, Universidade de Brasília

Doutora em Educação/UnB (Educação em Ciências e Matemática - Educação Matemática e Criatividade). Mestra em Educação PPGE/UnB (Educação Comunicação e Tecnologias). Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas ARTEDUCA/UnB. Bacharel em Administração, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Pedagogia. Coordenadora Central da Diretoria de Serviços e Projetos Especiais de Ensino (DISPRE/SUBEB/SEEDF). É líder de grupo de estudos "Projeto Matemática Todo Dia: estudos e pesquisas educacionais". Professora, supervisora, orientadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil/UAB/UnB (desde 2006). Professoora/Mediadora/Supervisora de Cursos do Sistema Socioeducativo SINASE/ENS/UnB (desde 2010). Professora do curso de Especialização em Garantia de Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente/ENS/Endica/FE/UnB. Professora Formadora de Tutores - Centro de Educação a Distância da UnB - CEAD. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Promoção em Saúde, da linha Trabalho-Educação, juventude(s) e Tecnologias da Informação e Comunicação (NESPROM/UnB). Pesquisadora Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (Grupo Pi/UnB). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP/UnB). Professora do Centro Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/NESPROM/UnB). 

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Publicado

2022-02-24

Como Citar

Paiva, A. A. M., Nóbrega, S. C. de F., & Silva, A. L. da. (2022). Desafios na aprendizagem proporcionado pelo sistema remoto no atual cenário de isolamento social. Revista Do CEAM, 7(1), 110–118. https://doi.org/10.5281/zenodo.5943502

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