O projeto da universidade da nova capital

a derrota da ousadia persiste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.4460446

Palavras-chave:

Anísio Teixeira, Brasil, Darcy Ribeiro, Educação Superior, Plano orientador, UnB, Universidade, Universidade de Brasília, Reuni

Resumo

O texto analisa o programa de expansão recente da universidade federal brasileira estimulado pelo Ministério da Educação no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Em particular, analisase o projeto do REUNI na UnB e em que medida a referida expansão retomou o ideário dos seus formuladores: Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. Uma vez que o Reuni se inspirava no ideário anisiano de universidade, o que se esperava era de que o projeto da UnB recuperasse o plano orientador interrompido pela ditadura militar. Entretanto, observou-se que além de não cumprir as metas pactuadas, o projeto caracterizou-se como a terceira interrupção do projeto de universidade formulado por Anísio Teixeira. As duas primeiras interrupções deram-se com ele ainda em vida, mas a terceira, foi por obra daqueles que diziam inspirar-se nos seus ideais.

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Biografia do Autor

Remi Castioni, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília

(Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor-pesquisador da Universidade de Brasília, classe Associado, atuando na Faculdade de Educação e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa em políticas públicas e gestão da educação. É membro também do Programa de Pós-Graduação em Educação - modalidade profissional. Tem experiência na área de políticas públicas e federalismo. Atua no tema da transição entre educação e trabalho, com ênfase em qualificação profissional, certificação profissional e ensino médio e ainda nos seguintes temas: educação, qualificação profissional, políticas de educação, sistema nacional de emprego, desenvolvimento regional. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC).

Norivan Dutra, Instituto Federal de Brasília - Campus Estrutural

Pedagoga pela Universidade Federal de Goiás (UFG, 2010), Bacharel em Administração de Empresas (2012), Mestre em Educação pela UFG (2014), Doutora em Educação pela UnB (2019). Integrou a equipe técnica do Núcleo Estruturante de Pesquisa e Inovação - NEPI/SETEC/MEC (2013-2016). Participou do Grupo de Trabalho (GT) para elaboração do Plano de Formação Continuada dos Servidores da Rede Federal - PLAFOR/SETEC/MEC e do GT para criação de estratégias de internacionalização da educação profissional, no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica, no MEC. Foi professora da UFG, do Instituto Federal Goiano e atualmente é docente no Instituto Federal Brasília. Atua na área de políticas de públicas educacionais, com enfase na educação superior, formação de professores.

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Publicado

2021-03-09

Como Citar

Castioni, R., & Lisboa Dutra, N. L. (2021). O projeto da universidade da nova capital: a derrota da ousadia persiste. Revista Do CEAM, 6(2), 13–33. https://doi.org/10.5281/zenodo.4460446

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