Instrument of public action

public notice of digital inclusion for the resumption of academic activities for students at the University of Brasilia, in the context of the COVID-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

Keywords:

Brazil, Digital Inclusion, Public Action Instruments, Remote Learning

Abstract

This article aims to show the instrumentation of public action concerning the public notices that established emergency assistance in order to support digital inclusion for students from the University of Brasilia who are in a socioeconomic vulnerability situation, in the context of social isolation measures due to Covid-19 pandemic. It was used as a methodology qualified quantitative methods of UnB’s Social Research and in-depth interviews in order to map the main guidelines and strategic goals that substantiated reflections related to the successes and the drawbacks of the actions developed in order to promote digital inclusion assistance to the student, in the scope of the resumption of activities educational in remote learning. To appraise the interviewees’ notes, it was used the SWOT matrix technique, which made possible identifying experiences gathered with the public notices related to the implementation of the digital inclusion program.

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Author Biographies

Cristina Borges Mariani, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, UnB (2021). Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA (2018). Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Euroamericano, UniEuro (2008). Servidora pública federal da carreira de Analista de Políticas Sociais, ATPS.

Júlio Cezar Costa Ramos, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

É Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Especialista em Gestão Pública (UNIVASF) e Mestre em Administração Pública (UNIVASF). Atualmente, está doutorando em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília (UnB) e faz parte do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Gestão Social, da Escola Livre em Gestão Social (UnB, UFCA, UFSB e UTF). É servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está como Secretário Executivo da Comissão de Ética da ANTT. Coautor e coorganizador do livro Diferentes Olhares sobre a Ética na Administração Pública no Brasil, além da temática de ética, dedica os seus estudos à mobilidade urbana, transparência pública, gestão compartilhada entre entes federativos, cooperação internacional, sustentabilidade, Gestão Social, estudos críticos em políticas públicas, entre outros. 

Lorena dos Santos Rodrigues, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2013). É professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal com especialização em alfabetização. Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional , na Universidade de Brasília. 

Ricardo Ajax Dias Kosloski, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1981); pos graduação em Engenharia de Software (2003); e mestrado pela Universidade Católica de Brasilia (UCB) - 2005. Atualmente prof Assistente II da Universidade de Brasília (desde 2011), atuando em temas como engenharia de software, métricas de software, testes de software, qualidade e produtividade em desenvolvimento de software e uso de metodologias ativas no ensino de graduação em Engenharia de software. Participei de projetos de pesquisa envolvendo o MCTIC, em 2012/13, no projeto de dimensionamento da força de trabalho junto ao MP - Ministério do Planejamento (2018). 2020 - Atualmente cursando o doutorado UnB - Universidade de Brasília, no CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, PPGDSI - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no projeto sobre Desenvolvimento e Inovação para Automação de Serviços Públicos no âmbito da Transformação dos Serviços.

Valeria Maria Rodrigues Fechine, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Mestra em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (1999). Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (1994). Atualmente é consultora em metodologia e análise de dados estatísticos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicada e Pesquisas Sociais

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Published

2021-12-31

How to Cite

Mariani, C. B. ., Ramos, J. C. C. ., Rodrigues, L. dos S. ., Kosloski, R. A. D. ., & Fechine, V. M. R. . (2021). Instrument of public action: public notice of digital inclusion for the resumption of academic activities for students at the University of Brasilia, in the context of the COVID-19 pandemic. Revista Do CEAM, 7(2), 56–78. https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

Issue

Section

Original research