Festas clandestinas e medidas restritivas à mobilidade durante a pandemia da SARS-COV-2 (COVID-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5939438

Palavras-chave:

festa, festas clandestinas, Sars-Cov-2, liberdade de locomoção, liberdade de reunião, direito à cultura, direito ao trabalho, saúde pública, Pandemia, COVID-19, Direitos humanos, Brasil, Brasília

Resumo

Analisa o fenômeno das festas clandestinas durante a vigência de medidas de distanciamento social impostas em razão da pandemia de Sars-Cov-2 (Covid-19) nos anos de 2020 e 2021, com especial atenção ao recorte geográfico do Distrito Federal. Partindo desse contexto, promove uma reflexão sobre uma suposta antinomia e posicionamentos políticos que opõem diametralmente, de um lado, os direitos humanos à liberdade de locomoção e de reunião, de participar livremente da vida cultural da comunidade e ao trabalho e, de outro, a garantia da saúde pública e ao espírito de solidariedade, e sobre como as restrições às liberdades de caráter individual serviram de fundamento tanto para temores relativos a biopolítica e Estado de exceção (manifestados com mais representatividade por Giorgio Agamben) quanto para o individualismo liberal mais inconsequente e autoritário, em especial no Brasil. Resgata a categoria Festa a partir de Mikhail Bakhtin e Henri Lefebvre, traz exemplos de festas nas circunstâncias históricas das mais adversas e procura compreender as razões pelas quais as pessoas ignoram os riscos à saúde e à vida e relegam a solidariedade e o luto a um segundo plano para, em vez disso, congraçarem-se em eventos clandestinos. A partir de uma amostragem qualitativa de notícias nos meios de comunicação mais acessados no Distrito Federal, suscita a possibilidade de abordagem excessiva, sensacionalista ou diferenciada do assunto em relação a outros geradores de aglomeração. Cogita qual seria (ou teria sido) o cenário consensual propício a evitar ou minimizar o fenômeno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willy da Cruz Moura, Universidade de Brasília

Mestrando em Direitos Humanos e Cidadania na Universidade de Brasília (2020 - atual) Especialista em Regulação de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (2008). Especialista em Direito Econômico e das Empresas pela Fundação Getúlio Vargas do Distrito Federal (2002). Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (1999). Analista Legislativo (Área: Processo Legislativo) do Senado Federal (2009 - atual). Secretário da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal (2019 - atual), ex-Secretário da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal (2015-2019). Ex-Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações (Área: Jurídico) da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel (2005-2009). Autor de "Processo Administrativo na Agência Nacional de Telecomunicações" (Sergio Antonio Fabris, 2006).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Reflexões sobre a peste: ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.

__________________. ¿En qué punto estamos? La epidemia como política. Buenos Aires, Argentina: Adriana Hidalgo Editora, 2020.

ALZUETA, Esteban Rodríguez. “Las trampas de la unidad: Malvinas, el Guasón y el coronavirus: una prevención hecha de desconfianza y enemistad”. In: SVAMPA, Maristella et al. La fiebre. ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2010.

BEEVOR, Antony. Berlim 1945: a queda. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2015.

BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no ocidente. São Paulo: Politeia, 2019.

ESCRIVÃO FILHO, Antonio; SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Para um debate teórico conceitual e político sobre os direitos humanos. Belo Horizonte: D'Plácido, 2019.

FRASER, Nancy. Justiça anormal. Revista da Faculdade de Direito da USP, v. 108, p. 739- 768, jan./dez. 2013.

GALINDO, María. “Desobediencia, por tu culpa voy a sobrevivir”. In: AGAMBEN, Giorgio et al. Sopa de Wuhan. ASPO (Aislamiento Social Preventivo y Obligatorio), 2020.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Itapevi, SP: Nebli, 2016.

SAAD FILHO, Alfredo; MORAIS, Lecio. Brasil: neoliberalismo versus democracia. São Paulo: Boitempo, 2018.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. A bailarina da morte: a gripe espanhola no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

TEIXEIRA, Marcelo Augusto de Almeida. "A cidade boêmia: circulando ideias e formando corpos". In: XII Seminário da História e Urbanismo. A circulação das ideias na construção da cidade: uma via de mão dupla, 2012, Porto Alegre. Porto Alegre: XII Seminário da História e Urbanismo, 2012.

____________________________________. “Vivendo a noite urbana, pensando a vida noturna: das cidades 24 horas a Brasília”. In: Fórum Habitar 2014, 2014, Belo Horizonte. Belo Horizonte: Anais do Habitar 2014, 2014.

ŽIŽEK, Slavoj. Pandemia: COVID-19 e a reinvenção do comunismo. São Paulo: Boitempo, 2020.

Downloads

Publicado

2022-02-24

Como Citar

Moura, W. da C. (2022). Festas clandestinas e medidas restritivas à mobilidade durante a pandemia da SARS-COV-2 (COVID-19). Revista Do CEAM, 7(1), 83–101. https://doi.org/10.5281/zenodo.5939438

Edição

Seção

Pesquisa original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.