Instrumento de ação pública

edital de inclusão digital para retomada das atividades acadêmicas dos estudantes da Universidade de Brasília, no contexto da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

Palavras-chave:

Brasil, COVID-19, Ensino Remoto, Inclusão Digital, Instrumento de Ação Pública

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a instrumentalização da ação pública dos editais que estabeleceram auxílios emergenciais de apoio à inclusão digital aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica da Universidade de Brasília, no contexto das medidas de isolamento social da pandemia da Covid-19. Utilizou-se como metodologia análises quantitativas qualificadas da Pesquisa Social da UnB e entrevistas em profundidade para mapear as principais diretrizes e direcionadores estratégicos que embasaram reflexões dos acertos e das dificuldades das ações desenvolvidas para a promoção da assistência estudantil na inclusão digital, no alcance da retomada das atividades educacionais em formato remoto. Para avaliar os apontamentos dos entrevistados utilizou-se a técnica da matriz de SWOT, sendo possível identificar as experiências adquiridas com os editais na implementação do programa de inclusão digital.

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Biografia do Autor

Cristina Borges Mariani, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília, UnB (2021). Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA (2018). Graduada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Euroamericano, UniEuro (2008). Servidora pública federal da carreira de Analista de Políticas Sociais, ATPS.

Júlio Cezar Costa Ramos, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

É Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Especialista em Gestão Pública (UNIVASF) e Mestre em Administração Pública (UNIVASF). Atualmente, está doutorando em Desenvolvimento Sociedade e Cooperação Internacional na Universidade de Brasília (UnB) e faz parte do grupo de pesquisa Processos de Inovação e Aprendizagem em Gestão Social, da Escola Livre em Gestão Social (UnB, UFCA, UFSB e UTF). É servidor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está como Secretário Executivo da Comissão de Ética da ANTT. Coautor e coorganizador do livro Diferentes Olhares sobre a Ética na Administração Pública no Brasil, além da temática de ética, dedica os seus estudos à mobilidade urbana, transparência pública, gestão compartilhada entre entes federativos, cooperação internacional, sustentabilidade, Gestão Social, estudos críticos em políticas públicas, entre outros. 

Lorena dos Santos Rodrigues, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (2019) e graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2013). É professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal com especialização em alfabetização. Mestranda no Programa de Pós- Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional , na Universidade de Brasília. 

Ricardo Ajax Dias Kosloski, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (1981); pos graduação em Engenharia de Software (2003); e mestrado pela Universidade Católica de Brasilia (UCB) - 2005. Atualmente prof Assistente II da Universidade de Brasília (desde 2011), atuando em temas como engenharia de software, métricas de software, testes de software, qualidade e produtividade em desenvolvimento de software e uso de metodologias ativas no ensino de graduação em Engenharia de software. Participei de projetos de pesquisa envolvendo o MCTIC, em 2012/13, no projeto de dimensionamento da força de trabalho junto ao MP - Ministério do Planejamento (2018). 2020 - Atualmente cursando o doutorado UnB - Universidade de Brasília, no CEAM - Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, PPGDSI - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional no projeto sobre Desenvolvimento e Inovação para Automação de Serviços Públicos no âmbito da Transformação dos Serviços.

Valeria Maria Rodrigues Fechine, Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, Universidade de Brasília

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília. Mestra em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (1999). Graduada em Estatística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e Ciências Contábeis - Instituição Toledo de Ensino (1994). Atualmente é consultora em metodologia e análise de dados estatísticos. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicada e Pesquisas Sociais

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Mariani, C. B. ., Ramos, J. C. C. ., Rodrigues, L. dos S. ., Kosloski, R. A. D. ., & Fechine, V. M. R. . (2021). Instrumento de ação pública: edital de inclusão digital para retomada das atividades acadêmicas dos estudantes da Universidade de Brasília, no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Do CEAM, 7(2), 56–78. https://doi.org/10.5281/zenodo.5984748

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