O processo da avaliação no contexto psicopedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.3958644Palavras-chave:
Psicopedagogo, Diagnóstico, Avaliação DiagnósticaResumo
A psicopedagogia é um campo voltado para o estudo das dificuldades nos processos de aprendizagem, diagnóstico e tratamento de suas dificuldades. O objetivo desse trabalho é reconhecer a importância do processo de avaliação presente no contexto psicopedagógico visando desenvolver os pacientes em suas dificuldades. Mostra a avaliação como uma investigação não linear do processo de aprendizagem, mas que permite ao profissional investigar, levantar hipóteses que poderão ser confirmadas ao longo do processo. Trata-se de uma abordagem qualitativa com o estudo de caso do paciente atendido durante período do estágio obrigatório, antes com a apresentação de materiais e métodos utilizados pelo psicopedagogo na clínica. Nesse trabalho foi realizado o estudo de caso de um paciente de 8 anos que estuda no 2o ano do Ensino Fundamental, realizado em um estágio obrigatório na Clínica Aprender. Foi mostrado passo a passo todo o processo de relação psicopedagogo/paciente, desde o início das seções, entrevista com a família, materiais utilizados durante o período de diagnóstico. Após todo o processo, foi realizada a análise dos dados coletados por meio das entrevistas e diagnóstico. Toda a abordagem utilizada foi baseada na avaliação psicopedagógica, sendo esta uma das partes críticas da intervenção psicopedagógica, pois nela são fundamentadas as medidas de prevenção e solução das possíveis dificuldades dos pacientes.
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