TECNOLOGIA NO DIREITO E COMPLEXIDADE: IMAGEM, COGNIÇÃO HUMANA E IMPACTOS PROCESSUAIS PARA ALÉM DO JÚRI DA BOATE KISS

BEYOND THE KISS NIGHTHOUSE JURY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/2357-80092024e47005

Palavras-chave:

Direito, Tecnologia, Júri da Boate Kiss, Processo Judicial, imagem

Resumo

Este artigo trata do impacto da tecnologia computacional no Direito e seus reflexos no processo e na decisão judicial. A partir do emblemático júri da Boate Kiss, a pesquisa que fomentou este texto tem como objetivo a reflexão científica e técnico-processual acerca da assimilação dos instrumentos tecnológicos pela mente humana e pelo sistema jurídico. O estudo apresenta a complexa interface entre comunicação sensorial e cognição humana propiciada por ferramentas tecnológicas de alto impacto no campo probatório viabilizadas pela revolução digital que já inclui a experimentação de realidade virtual e como a utilização destes aparatos pode repercutir na compreensão de fatos analisados no processo judicial. Para tanto, utilizou-se o método indutivo e as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Conclui que a inserção tecnológica como forma de sofisticar o julgamento produz novos problemas de acesso ao Direito que se concretiza apenas a partir do acesso digital, além da necessidade de ampliação da compreensão científico-jurídica acerca da experimentação cognitiva viabilizada pelo aparato tecnológico. Isso implica na atualização normativa e sua interpretação compatível com a complexificação apresentada por este novo paradigma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandro Knaesel Arrabal, FURB

Doutor em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Regional de Blumenau – FURB. Professor e pesquisador dos Programas de Mestrado em Direito (PPGD) e Administração (PPGAd) da FURB. Líder do grupo de pesquisa Direito, Tecnologia e Inovação – DTIn (CNPq-FURB). Vice-líder do Grupo de Pesquisa SINJUS - Sociedade, Instituições e Justiça (CNPq-FURB). Membro do grupo de pesquisa Constitucionalismo, Cooperação e Internacionalização - CONSTINTER (CNPq-FURB). Membro da AGIT – Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Giselle Marie Krepsky, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutora em Direito Público pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS. Mestre em Educação (FURB). Especialista em Direito Administrativo (FURB). Professora do Programa de Mestrado em Direito da FURB. Líder do Grupo de Pesquisas CNPq/FURB: JUSTEC (Justiça, Educação e Ciência) e membro do Grupo de Pesquisas CNPq/FURB: Direitos Fundamentais, Cidadania e Justiça e Estado, Sociedade e Relações Jurídicas Contemporâneas (CNPq-FURB), com estudos acerca das múltiplas relações entre Direito, Ciência e Estado. Blumenau, Santa Catarina, Brasil.

Thiago Cipriani, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestre em Direito pelo programa de Pós-Graduação em Direito da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Especialista em Direito Público: Constitucional e Administrativo (UNIVALI). Especialista em Direito e Processo do Trabalho (UNIDAVI). Especialista em Direito Penal (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: Justiça, Educação e Ciência – JUSTEC. Advogado.

Referências

ARD, Scott. Watch the high-tech (for 1995) computer simulation of the OJ Simpson murder case. CNET, 2 out. 2015. Disponível em: https://www.cnet.com/culture/cnet-vault-oj-simpson-murder-computer-simulation/ Acesso em: 23 ago. 2022.

AZEVEDO, Bernardo de. Caso Kiss revela o poder da animação 3D na área jurídica. 6 dez. 2021. Disponível em: https://bernardodeazevedo.com/conteudos/caso-kiss-revela-o-poder-da-animacao-3d-na-area-juridica/ Acesso em: 20 ago. 2022.

BELDEN-ADAMS, Kris. Eadweard Muybridge, The Horse in Motion. Smarthistory, 6 jun. 2021. Disponível em: https://smarthistory.org/eadweard-muybridge-the-horse-in-motion/ Acesso em: 22 ago. 2022.

BLENDER. The freedom to create: Blender is licensed as GNU GPL, owned by its contributors. 2022. Disponível em: https://www.blender.org/about/ Acesso em: 22 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução Nº 324 de 30 de junho de 2020. Institui diretrizes e normas de Gestão de Memória e de Gestão Documental e dispõe sobre o Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário – Proname. Brasília, 2020. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3376 Acesso em: 18 ago. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução nº 408 de 18 de agosto de 2021. Dispõe sobre o recebimento, o armazenamento e o acesso a documentos digitais relativos a autos de processos administrativos e judiciais. Brasília, 2021. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/4065 Acesso em: 18 ago. 2022.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 1 jun. 2022.

BRASIL. Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941. Código de processo penal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689compilado.htm Acesso em: 22 ago. 2022.

BRASIL. Projeto de Lei nº 4.939 de 15 de outubro de 2020. Dispõe sobre as diretrizes do direito da Tecnologia da Informação e as normas de obtenção e admissibilidade de provas digitais na investigação e no processo, além de outras providências. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2264367 Acesso em: 22 ago. 2022.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Habeas Corpus nº 108.527. Relator Desembargador Gilmar Mendes. 14 maio 2013. Brasília, p. 1-25, 2013. Disponível em: https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=4949892 Acesso em: 22 ago. 2022.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Agravo em Recurso Especial nº 2176598/RS. Relator Ministro Rogério Schietti Cruz. Disponível em: https://processo.stj.jus.br/processo/pesquisa/?tipoPesquisa=tipoPesquisaNumeroRegistro&termo=202202282671&totalRegistrosPorPagina=40&aplicacao=processos.ea. Acesso em: 1 fev. 2023.

BRITO, Sabrina. Questões jurídicas físicas e virtuais devem ser discutidas no metaverso. Consultor Jurídico, 7 ago. 2022. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-ago-07/funcionara-direito-metaverso Acesso em: 20 ago. 2022.

CAMBI, Eduardo. Direito constitucional à prova no processo civil. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

CAMPEOL, Katiana. Projeto da UFSM reconstrói digitalmente o interior da Boate Kiss e poderá ser utilizado no julgamento do caso. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, 29 nov. 2021. Disponível em: https://ufsm.br/r-1-57271 Acesso em: 20 ago. 2022.

CHALMERS, David J. Facing up to the problem of consciousness. Journal of consciousness studies, v. 2, n. 3, p. 200-219, 1995.

CINTRA, Antônio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. 27. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

COELHO, Catarina. A era digital na Antropologia Forense. Caderno Ibero-americano de Direito Sanitário, Brasília, v. 9, n. 1, jan./mar., 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17566/ciads.v9i1.594 Acesso em: 22 ago. 2022.

CORREA, Antenor Ferreira; MOURA, Marinalva Nicaciode. Dos sensores às sensações: considerações sobre o corpo estesiológico e o uso de tecnologias vestíveis em performances artísticas. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5965/14145731033920200202 Acesso em: 23 ago. 2022.

DAMÁSIO, António R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DESCARTES, René. Discurso do método. Tradução Paulo Neves. Porto Alegre: L&PM Editores, 2005.

EVIDENCE ROOM. The Evolution of Forensic Animation, 2022. Disponível em: https://evidence-room.net/evolution-of-forensic-animation/ Acesso em: 22 ago. 2022.

FERNANDEZ, Atahualpa; FERNANDEZ, Marliy. Neuroética, direito e neurociência: conduta humana, liberdade e racionalidade jurídica. Curitiba: Juruá, 2008.

FORENSIC ARCHITETURE. Research agency. Goldsmiths. University of London, 2022. Disponível em: https://forensic-architecture.org/about/agency Acesso em: 22 ago. 2022.

FRIGERI, Sandra Rovena. Computação gráfica. Porto Alegre: Grupo A, 2018.

G1 RS. Maquete virtual da boate Kiss será criada por peritos de Brasília no RS. G1 RS, 18 fev. 2013. Disponível em: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/02/maquete-virtual-da-boate-kiss-sera-criada-por-peritos-de-brasilia-no-rs.html Acesso em: 22 ago. 2022.

LIMA JÚNIOR, Walter Teixeira; BAZAN, Renato. Jornalismo Hiper-Real: narrativa jornalística e relações cognitivas frente às tecnologias de Realidade Aumentada. Líbero, São Paulo, v. 16, n. 31, p. 29-40, jan./jun. de 2013. Disponível em: https://seer.casperlibero.edu.br/index.php/libero/article/view/231 Acesso em: 23 ago. 2022.

LUHMANN, Niklas. Sistemas sociais: esboço de uma teoria geral. Petrópolis: Editoria Vozes, 2016.

MPRS. Ministério Público do Rio Grande do Sul. Caso KISS: MPRS concede entrevista para falar sobre a estratégia de atuação no júri e apresentar programa que permite visita virtual à casa noturna. MPRS, 17 nov. 2021. Disponível em: https://www.mprs.mp.br/noticias/53795/ Acesso em: 24 ago. 2022.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Trad. Paulo Cesar de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2000.

NUCCI, Guilherme de Souza. Curso de direito processual penal. Grupo GEN, 2021.

OLIVEIRA, Andréa O.; MOURAO-JUNIOR, Carlos Alberto. Estudo teórico sobre percepção na filosofia e nas neurociências. Neuropsicologia Latinoamericana, Calle, v. 5, n. 2, p. 41-53, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rnl/v5n2/v5n2a05.pdf Acesso em: 24 ago. 2022.

PAIVIO, Allan. Mind and its evolution: a dual coding theoretical approach. New York: Psychology Press, 2014.

PHILIP, Sarah. The CGI film that was ten years ahead of Toy Story. Film Stories, 12 maio 2021. Disponível em: https://www.filmstories.co.uk/features/the-cgi-film-that-was-ten-years-ahead-of-toy-story/ Acesso em: 20 ago. 2022.

PRUITT, Sarah. The Lumière Brothers, Pioneers of Cinema. History, 3 out. 2014. Disponível em: https://www.history.com/news/the-lumiere-brothers-pioneers-of-cinema Acesso em: 20 ago. 2022.

RAFAEL, Melgarejo. La educación superior y sus perspectivas frente al avance de la tecnología. Educación superior y Transhumanismo, 2022. Disponível em: https://puce-ec.academia.edu/MelgarejoRafael Acesso em: 22 ago. 2022.

RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça. Acórdão. Apelação Criminal nº 5123185-30.2020.8.21.0001. Tribunal do júri. Incêndio da boate Kiss. Preliminares acolhidas, por maioria. Nulidade do julgamento pelo tribunal do júri declarada, por maioria. Partes: Elissandro Callegaro Spohr e outros; Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul. Relator Des. Manuel Jose Martinez Lucas. Rio Grande do Sul, 08/08/2022. Disponível em: http://www.tjrs.jus.br. Acesso em: 22 ago. 2022.

ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: entre a linguagem da experiência e a experiência da linguagem. São Leopoldo: Unisinos, 2002.

ROSA, Alexandre Morais da. O uso da realidade aumentada no processo penal: a era do Pokémon Go. Consultor Jurídico, 20 jul. 2018. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2022-ago-07/funcionara-direito-metaverso Acesso em: 20 ago. 2022.

SANDRI, Tammie Caruse Faria. Teoria Geral da Imagem e a produção de sentidos: modelo aplicado à percepção. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016. Disponível em: https://hdl.handle.net/10923/9633. Acesso em: 23 ago. 2022.

SANTA CATARINA. Tribunal de Justiça. Jurado Voluntário. [202-?]. Florianópolis. Disponível em: https://www.tjsc.jus.br/web/corregedoria-geral-da-justica/jurado-voluntario Acesso em: 23 ago. 2022.

SBT. Polícia Civil recebeu a maquete virtual da Boate Kiss. SBT, 17 jul. 2013. Disponível em: https://youtu.be/tsahlD1W5jk Acesso em: 22 ago. 2022.

SCHIAVONI, Jaqueline Esther. Realidade virtual e lógica do espaço. Galáxia, n. 39, set./dez., 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-255436140 Acesso em: 20 ago. 2022.

SERGIPE. Tribunal Regional Eleitoral. Portaria Conjunta nº 05, de 8 de fevereiro de 2022. Aracajú, 2022. Disponível em: https://www.tre-se.jus.br/legislacao/compilada/portaria-conjunta/2022/portaria-conjunta-ndeg-5-de-8-de-fevereiro-de-2022 Acesso em: 22 ago. 2022.

SHIMIZU, Heitor. Cinema digital made in Brasil. Superinteressante, 31 mar. 1996. Disponível em: https://super.abril.com.br/tecnologia/cinema-digital-made-in-brasil/ Acesso em: 20 ago. 2022.

SONI, Jimmy; GOODMAN, Rob. A mind at play: how Claude Shannon invented the information age. Nova York: Simon & Schuster, 2018.

STRECK, Lênio Luiz. O que é isto - decido conforme minha consciência? 4. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013.

TONI, Romero; KIRNER, Claudio. Fundamentos de realidade virtual. In: TONI, Romero; KIRNER, Claudio; SISCOUTTO, Robson. Fundamentos e tecnologia de realidade virtual e aumentada. Porto Alegre: Editora SBC, 2006.

TSOULEFSKI, Norberto. Cinema 3d, 4d, cinema 5d e cinema 6d: qual a diferença?. São Paulo, 2011. Disponível em: https://norberto3d.wordpress.com/2011/08/20/cinema-3d-4d-cinema-5d-e-cinema-6d-qual-a-diferenca/ Acesso em: 23 ago. 2022.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Projeto de Extensão. Boate Kiss: memória, justiça e tecnologias digitais interativas. 2 ago. 2021. Disponível em: https://portal.ufsm.br/projetos/publico/projetos/view.html?idProjeto=69084 Acesso em: 20 ago. 2022.

VIEW 3D STUDIO. Caso Boate Kiss: a realidade virtual como instrumento de defesa no júri. 27 jul. 2022. Disponível em: https://view3dstudio.com.br/cases/caso-boate-kiss-a-realidade-virtual-como-instrumento-de-defesa-no-juri/ Acesso em: 20 ago. 2022.

VUPLIDERTS. Blender for Forensic Architecture - M2 Hospital Bombing in Aleppo. BlenderNation, 25 fev. 2017. Disponível em: https://www.blendernation.com/2017/02/25/blender-forensic-architecture-m2-hospital-aleppo/ Acesso em: 20 ago. 2022.

WOLFF, Francis. Por trás do espetáculo: o poder das imagens. In: NOVAES, Adauto (Org.). Muito além do espetáculo. São Paulo: Editora Senac, 2004.

Revista Direito.UnB | Janeiro – Abril, 2024, V. 08, N.1 | ISSN 2357-8009 |

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

ARRABAL, Alejandro Knaesel; MARIE KREPSKY, Giselle; CIPRIANI, Thiago. TECNOLOGIA NO DIREITO E COMPLEXIDADE: IMAGEM, COGNIÇÃO HUMANA E IMPACTOS PROCESSUAIS PARA ALÉM DO JÚRI DA BOATE KISS: BEYOND THE KISS NIGHTHOUSE JURY. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 371–400, 2024. DOI: 10.26512/2357-80092024e47005. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/47005. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.