AS BARREIRAS DE GÊNERO NA AVIAÇÃO CIVIL: O QUE ESPERAR NO FUTURO? UMA ANÁLISE DE DIREITO INTERNACIONAL COMPARADO E BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/2357-80092025e60900

Palavras-chave:

Aviação Civil, Equidade de Gênero, Diversidade, Inclusão, Direito Internacional e Comparado

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar os obstáculos enfrentados pelas mulheres na aviação civil, incluindo fatores de marginalização e exclusão, bem como as barreiras legais no direito comparado e no âmbito do direito brasileiro a partir de uma perspectiva histórica. O artigo examina a jurisprudência brasileira em relação às barreiras encontradas pelas mulheres devido à discriminação de gênero na aviação. Também investiga os desafios para superar esses obstáculos persistentes. No contexto do direito internacional da aviação civil, as normas e procedimentos derivados da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) e da Magna Carta da Aviação – a Convenção de Chicago de 1944 – permitem o compartilhamento de valores e princípios comuns à humanidade, cruciais no âmbito da cooperação internacional. Este artigo destaca a importância da equidade de gênero, inclusão e diversidade para o desenvolvimento econômico e social sustentável do setor de aviação e a luta contra várias formas de discriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inez Lopes, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Associada 3 da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Projetos CNPq: As Tecnologias Digitais como Ferramentas de Cooperação Jurídica Internacional, o Papel do Direito Internacional Privado e do Direito Comparado e Responsabilidade Civil decorrente de Ilícitos Civis Digitais Transnacionais: estudos comparativos sobre lei aplicável, jurisdição internacional e decisões estrangeiras no Mercosul e União Europeia.Editora-chefe da Revista Direito.UnB. Coordenadora do Grupo de Estudos em Direito Internacional Privado, Comércio Internacional e Direitos Humanos (GDIP/FD/UnB/CNPq), que desenvolve pesquisas em duas linhas principais.O GDIP-TRANSJUS investiga as teorias do direito internacional privado, abordando normas de direito aplicável, jurisdição internacional, cooperação jurídica internacional em matérias civis e comerciais, além das implicações jurídicas das tecnologias digitais transfronteiriças, sob uma perspectiva crítica e comparada. Também se dedica ao estudo do reconhecimento e execução de sentenças estrangeiras, ao acesso transnacional à justiça e ao impacto das tecnologias da informação e comunicação (TICs) no direito internacional privado.O GDIP-AÉREO E ESPACIAL examina os aspectos públicos e privados das indústrias da aviação civil e do espaço exterior. Suas pesquisas abrangem os regimes jurídicos internacionais em níveis global e regional, as regulamentações nacionais e comparadas, bem como as normas de direito internacional privado aplicáveis a negócios transnacionais. A linha de pesquisa também explora temas como direito aplicável, jurisdição internacional e os impactos econômicos, sociais e sustentáveis desses setores.Co-coordenadora da Rede de Processo Civil Internacional (REDE-PCI), que conduz pesquisas sobre temas fundamentais do direito processual civil internacional. Suas investigações abrangem cooperação jurídica internacional, reconhecimento e execução de sentenças estrangeiras, jurisdição internacional e o impacto das novas tecnologias no acesso à justiça e na resolução de conflitos transnacionais. Participa do Grupo de Estudos em Transportes (GETRA-NSDR), da Red Latinoamericana y del Caribe del Espacio (ReLaCa ESPACIO), do Observatório das Migrações Internacionais (ObMigra), da Cátedra Sérgio Vieria de Melo da UnB.. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Aeronáutico (IBAER). Secretária adjunta da Associação Americana de Direito Internacional Privado (ASADIP). Ex-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Direito (PPGD/FD/UnB), do Curso de Graduação em Direito (Coordenação/FD/UnB) e do Programa de Extensão (Extensão/FD/UnB).E-mail: inezlopes@unb.br. Academia: https://unb.academia.edu/InezLopes. Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Inez-Lopes/research.

Valéria Curi Starling, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Direito Internacional pela Universidade de Brasilia (UnB), desde 2022, orientada pela Profa. Dra. Inez Lopes. Está estudando matérias como o Direito Internacional da Aviação Civil e do espaço exterior: diálogos entre o público e o privado; Convergências entre Direito Público e Privado: uma abordagem internacional; Direitos Humanos e Direito Comparado. É Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), tendo atuado principalmente nos seguintes temas: interpretação constitucional, a separação de poderes no Brasil e a Constituição de 1988. 

Ida Geovanna Medeiros, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda (2025-atual) e Mestra (2022-2024) em Direito Internacional da Aviação Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD/UnB) (Área de Concentração: Direito, Estado e Constituição) com conceito 7/PROEX (Programa de Excelência da CAPES), Linha de Pesquisa Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade. Atua como Pesquisadora no Grupo de Estudos em Direito Internacional Privado, do Comércio Internacional e Direitos Humanos (GDIP/FD/UnB/CNPq), nas linhas GDIP-TRANSJUS e GDIP-AÉREO-ESPACIAL, sob coordenação da Professora Doutora Associda 3 Inez Lopes (2022-atual), bem como Grupo de Estudos em Transportes (GETRA/UnB), liderado pelo Professor Doutor Fernando Barbelli Feitosa. Foi Pesquisadora Bolsista no Projeto de Pesquisa "Mulheres na Aviação Civil (Women in Aviation): Estudos para uma Regulação Inclusiva do Setor", desenvolvido em parceria entre a UnB e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com gestão da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) (2024-2025). É Pesquisadora no Projeto "As Tecnologias Digitais como Ferramentas de Cooperação Jurídica Internacional e o Papel do Direito Internacional Privado e Comparado" (GDIP/CNPq) (2025-atual). Recebeu Menção Honrosa na "Categoria Mestrandos" do Prêmio ASADIP Jóvenes Investigadores 2022, concedido pela Asociación Americana de Derecho Internacional Privado (ASADIP) pela pesquisa "Tribunal de Justiça da Comunidade Andina de Nações e o Direito do Consumidor Aéreo: um olhar à luz do Direito Internacional Privado". É Secretária Executiva da Revista Direito.UnB (ISSN 2357-8009 Qualis A2) (2023-atual), periódico científico do PPGD/UnB, atuando nas equipes de Edição, Editoração, Diagramação, Revisão de Texto, Marketing e Divulgação desde 2021. Foi monitora de Mestrado da disciplina de Direito Internacional Privado na Graduação da Faculdade de Direito da UnB (2022/1-2023/1). Foi Pesquisadora do Centro de Estudos em Direito do Mar Vicente Marotta Rangel (CEDMAR/USP), na linha de pesquisa Segurança da Navegação, sob Direção do Professor Doutor Associado Wagner Menezes da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP/FDUSP). E-mail: ida.costa@aluno.unb.br/ida.geovanna@gmail.com. Academia.edu: https://unb.academia.edu/IdaGeovannaMedeiros. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ida-geovanna-medeiros-ba45372a5. Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Ida-Geovanna-Costa?ev=hdr_xprf.

Referências

AEROIN. Pilota se torna a primeira comandante trans na Argentina. Disponível em: https://aeroin.net/pilota-se-torna-a-primeira-comandante-trans-da-argentina/. Acesso em: 30 de Julho. 2024.

AFONSO, Lucas. UOL. 1° lugar no Vestibular 2023 do ITA é ocupado por uma mulher. Disponível em: https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/noticias/1-lugar-no-vestibular-2023-do-ita-e-ocupado-por-uma-mulher/353987.html#:~:text=1%C2%BA%20lugar%20no%20Vestibular%202023%20do%20ITA%20%C3%A9%20ocupado%20por%20uma%20mulher,-Elas%20representam%206&text=Luciana%20de%20Oliveira%20Santos%2C%20primeira%20colocada%20no%20Vestibular%202023%20do%20ITA.&text=O%20Instituto%20Tecnol%C3%B3gico%20de%20Aeron%C3%A1utica,de%20Admiss%C3%A3o%20(Vestibular)%202023. Acesso em: 20 de Jul. 2024.

ASSAD, Leonor. Diversidade na ciência: a necessidade de borrar fronteiras: diversidade é fundamental para trazer novos olhares - e novas soluções - para a ciência e a sociedade. Ciência e Cultura, v. 75, n. 2, 2023.

BOTELHO, Isabel. Tripulante de Cabine 360º. In: Assali, Sandra, coordenadora. Mulheres o céu não é o limite. São Paulo: ABRAPAVAA, 2024.

BRASIL. Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). Declaração de Luanda sobre equidade de gênero da CAACL recebe adesão da ANAC. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2023/declaracao-de-luanda-sobre-equidade-de-genero-da-caacl-recebe-adesao-da-anac. Acesso em: 17 de Jul. 2024.

BRASIL, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Programa Asa Para Todos é foco em evento dedicado à representação feminina no setor aéreo. Disponível em: https://www.gov.br/anac/pt-br/noticias/2024/programa-asas-para-todos-e-foco-em-evento-dedicado-a-representacao-feminina-no-setor-aereo. Acesso em: 20 de Jul. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto N° 1.232, de 22 de Junho de 1962. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/historicos/dcm/dcm1232.htm#:~:text=dcm%201232&text=DECRETO%20No%201.232%2C%20DE,Regulamenta%20a%20profiss%C3%A3o%20de%20Aerovi%C3%A1rio.&text=Art%201%C2%BA%20%C3%89%20aerovi%C3%A1rio%20o,de%20Empr%C3%AAsa%20de%20Transportes%20A%C3%A9reos. Acesso em: 17 de Jul. 2024.

CELESTINO, Mailena. Projetar Aviões como Santos Dumont: uma Mulher também pode! In: Assali, Sandra, coordenadora. Mulheres o céu não é o limite. São Paulo: ABRAPAVAA, 2024.

COMUNIDADE DAS AUTORIDADES DE AVIAÇÃO CIVIL LUSÓFONAS - CAACL. Declaração de Luanda sobre a Igualdade de Gênero na Aviação Civil Lusófona. 20 de Jul. 2023. Disponível em: https://www.anac.pt/SiteCollectionDocuments/noticias/2023/DECLARACAO_DE_LUANDA_CAACL.pdf. Acesso em: 17 de Jul. 2024.

DE OLIVEIRA, Gisele Cristina Coelho. O Ethos militar na Força Aérea Brasileira: o ingresso de mulheres na aviação. 2021. Tese de Doutorado. UNIFA.

FAB. Força Aérea Brasileira. Instituto Histórico - Cultural da Aeronáutica. Museu Aeroespacial. Brevetadas as primeiras aviadoras brasileiras. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/musal/index.php/curiosidades-historicas-item-de-menu/907-brevetadas-as-primeiras-aviadoras-brasileiras. Acesso em: 20 de Jul. 2024.

FARIAS, Inez Lopes Matos Carneiro de. Direitos humanos e comércio internacional. Tese de doutorado, orientação José Carlos de Magalhães, 2006.

INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION - ICAO. Gender Equality and ICAO. Disponível em: https://www.icao.int/about-icao/women-in aviation/Pages/gender-equality-and-icao.aspx. Acesso em: 30 de Jul. 2024.

INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION - ICAO. Resolutions adopted by the assembly. Móntreal, 27 September - 6 October, 2016. Disponível em: https://www.icao.int/Meetings/a39/Documents/Resolutions/a39_res_prov_en.pdf. Acesso em: 17 de Jul. 2024.

INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION - ILO. Civil aviation and its changing world of work. 10 de Jan. 2013. Disponível em: https://www.ilo.org/resource/other/civil-aviation-and-its-changing-world-work. Acesso em: 17 de Jun. 2024.

INTERNATIONAL LABOUR ORGANIZATION - ILO. INTERNATIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION - ICAO. Agreement 2023. Disponível em: https://www.ilo.org/sites/default/files/wcmsp5/groups/public/@dgreports/@jur/documents/genericdocument/wcms_839850.pdf. Acesso em: 17 de Jul. 2024.

MILLS, Albert J. Cockpits, hangars, boys and galleys: Corporate masculinities and the development of British Airways. Gender, Work & Organization, v. 5, n. 3, 1998.

PEREIRA, Elaine Gonçalves da Costa; BRITO, Amanda Martins de. Elas por elas: a mulher militar na FAB. Editor José Roberto Scheer, Rio de Janeiro, Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, 2018.

SELIGSON, David. Women and aviation: Quality jobs, attraction and retention. International Labour Organization, 2024.

STF. Supremo Tribunal Federal. Obra reúne decisões emblemáticas do STF sobre direitos da mulher. 2023. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=503960&ori=1. Acesso em: 20 de Jul. 2024.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2014.

JURISPRUDÊNCIA E RESOLUÇÕES

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução Nº 492 de 17/03/2023, disponível em https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/4986.

Direitos das mulheres [recurso eletrônico] / Conselho Nacional de Justiça; Supremo Tribunal Federal, MaxPlanck-Institute for Comparative Public Law and International Law; Coordenação Gabriel da Silveira Matos, Luís Geraldo Sant’Ana Lanfredi, Estêvão André Cardoso Waterloo, Manuelita Hermes Rosa Oliveira Filha, Valter Shuenquener de Araújo, Pedro Felipe de Oliveira Santos, Alexandre Reis Siqueira Freire. – Brasília: CNJ, 2023, disponível em https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2023/03/cadernos-stf-direitos-das-mulheres.pdf.

Miranda vs. Azul Linhas Aéreas Brasileiras S. A. (2023). Processo nº 001053414.2020.5.03.0092, Tribunal Superior do Trabalho, Brasilia - DF. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024 de https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/empresa-aerea-e-condenada-a-indenizar-comissaria-de-voo-por-gastos-com-maquiagem-cabelo-unhas-e-acessorios.

F. M. S. M. vs. GOL Linhas Aéreas S. A. (2022). Processo nº 1000182-98.2022.5.02.0718, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024.

M. M. S. L. vs. GOL Linhas Aéreas S. A. (2024). Processo nº 1000883-64.2023.5.02.0705, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024.

A. G. L. vs. TAM Linhas Aéreas S. A. (2021). Processo nº 1001087-73.2016.5.02.0311, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024 de https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/1001087-73.2016.5.02.0311/2#957935e.

G. B. vs. GOL Linhas Aéreas S. A. (2023). Processo nº 0000050-94.2022.5.12.0034, Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, Florianópolis - SC. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje.trt12.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/0000050-94.2022.5.12.0034/2#7e5d6da

V. M. N. vs. GOL Linhas Aéreas S. A. (2024). Processo nº 1000867-65.2023.5.02.0720, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024.

M. O. D. I. vs. TAM Linhas Aéreas S. A. (2022). Processo nº 1000956-04.2021.5.02.0318, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024 de https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/1000956-04.2021.5.02.0318/2#8ba9de7.

Fernandes vs. GOL Linhas Aéreas S. A. (2022). Processo nº 0010224-12.2021.5.03.0144, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte - MG. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje-consulta.trt3.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/0010224-12.2021.5.03.0144/2#d2aa9da.

Garcia vs. TAM Linhas Aéreas S. A. (2023). Processo nº 1001295-73.2020.5.02.0713, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024 de https://ww2.trt2.jus.br/noticias/noticias/noticia/companhia-aerea-deve-indenizar-trabalhadora-por-desigualdade-salarial-entre-generos.

Courvoisier vs. GOL Linhas Aéreas S.A. (2023). Processo nº 0011814-72.2015.5.01.0020, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Rio de Janeiro, RJ. Indenização por Dano Material e Moral. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje.trt1.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/0011814-72.2015.5.01.0020/2#b9310fc.

V. S. V. vs. K. S. A. T. A. E. e Infraero (2020). Processo nº 0000746-74.2019.5.14.0004, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Porto Velho - RO. Dano moral (assédio sexual do superior hierárquico). Acesso em 16/07/2024 de https://consulta.trt14.jus.br/abrirDoc.

R. S. N. vs.S. F. P. S. P. E. L. L. e outro (2024). Processo nº 1000787-46.2023.5.02.0706, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano moral. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/1000787-46.2023.5.02.0706/2#6abcaa6.

N. F. A. vs. TAM Linhas Aéreas S. A. (2022). Processo nº 1000810-39.2016.5.02.0317, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material e por dano moral (assédio moral). Acesso em 16/07/2024 de https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/1000810-39.2016.5.02.0317/2#b0b4c8d.

K. C. S. S. vs. M. R. C. E. M., P. S. I. E. C. V. L. M., V. O. V. L. E. e M. C. V. E. D. E. (2019). Processo nº 1001055-42.2019.5.02.0706, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano moral. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/1001055-42.2019.5.02.0706/2#dd4b1ce.

F. F. G. vs. TAM Linhas Aéreas S. A. (2019). Processo nº 1000543-73.2016.5.02.0315, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material e moral. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/1000543-73.2016.5.02.0315/2#6518ce8.

J. S. B. vs. AZUL Linhas Aéreas Brasileiras S. A. (2017). Processo nº 0001091-72.2016.5.05.0561, Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, Salvador - BA. Indenização por dano moral. Acesso em 16/07/2024 de link https://www.trt5.jus.br/consulta-processo.

Carvalho vs. TAM Linhas Aéreas S. A. (2022). Processo nº 0000606-36.201.5.10.0009, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Brasilia - DF. Indenização por dano material e moral. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje.trt10.jus.br/consultaprocessual/consulta-cidadao/0000606-36.2019.5.10.0009/2.

Gonçalves vs. TRIP Linhas Aéreas S. A. (2024). Processo nº 0001283-02.2012.5.03.0108, Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte - MG. Indenização por dano material. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje-consulta.trt3.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/0001283-02.2012.5.03.0108/1#9c42f33.

K. W. A. vs. TAM Linhas Aéreas S. A. (2020). Processo nº 1001329-89.2017.5.02.0701, Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo - SP. Indenização por dano material e moral. Acesso em 16/07/2024 de link https://pje.trt2.jus.br/consultaprocessual/detalhe-processo/1001329-89.2017.5.02.0701/2#adbdc50.

Revista Direito.UnB |Janeiro – Dezembro, 2025, V. 9, N. 1

Downloads

Publicado

2025-12-31

Como Citar

LOPES, Inez; CURI STARLING, Valéria; MEDEIROS, Ida Geovanna. AS BARREIRAS DE GÊNERO NA AVIAÇÃO CIVIL: O QUE ESPERAR NO FUTURO? UMA ANÁLISE DE DIREITO INTERNACIONAL COMPARADO E BRASILEIRO. Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 287–314, 2025. DOI: 10.26512/2357-80092025e60900. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/60900. Acesso em: 8 fev. 2026.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.