Prefácio

Racismo Institucional, Branquidade e Sistema Judicial

Autores

Palavras-chave:

Racismo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dina Alves

Advogada e Doutora em Ciências Sociais na área de justiça, sistema prisional e gênero pela Universidade Católica de São Paulo ? PUC (2015- 2019); Mestre em Ciências Sociais na área de Antropologia, com ênfase em gênero, raça, agencia criminal negra e geografias carcerárias pela mesma universidade.

Tiago Vinícius André dos Santos

Advogado, possui Mestrado em Direito (2012), área de concentração em Direitos Humanos e Doutorado em Direito (2017), área de concentração em Direitos Humanos, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi bolsista da Fundação Carlos Chagas (FCC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participou de cursos internacionais na América Latina (Dignity International - Huatajata/Bolivia), na Europa (Organização das Nações Unidas - Genebra/Suíça), nos Estados Unidos (visiting scholar na Columbia University Law School - Nova Iorque) e em Portugal (Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra). Professor universitário e pesquisador. Docente do curso de Direito da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, campus Paranaíba. Já foi membro do NDE e Coordenador de Núcleo de Prática e Pesquisa Jurídica de cursos jurídicos. Tem experiência docente (graduação e pós-graduação) nos cursos de Direito, Engenharia de Segurança e de Recursos Humanos, nas disciplinas de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Internacional Público e Privado, Direito Penal e Direito do Trabalho. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Direitos Humanos (ANDHEP) e da Latin America Studies Association (LASA). Suas pesquisas e investigações têm se concentrado na discussão da questão social brasileira com atenção aos marcadores sociais da diferença, especialmente raça e etnia, no âmbito dos Direitos Humanos, tendo por referência, especialmente, o Direito Antidiscriminatório e a Teoria Crítica Racial. Desenvolve projetos voltados à educação e ensino do direito, e que abordam a correlação entre cidadania e acesso à justiça. Atua diretamente junto a Conselhos de Direito no Controle Social de Políticas Públicas.

Evandro Piza Duarte

Possui Graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestrado em Direito pela UFSC (1998) e Doutorado em Direito pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Atualmente é Professor na Universidade de Brasília UnB de Direito Penal, Processo Penal e Criminologia. Editor da Revista Latino-Americana de Criminologia, Latin American Journal of Criminology. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: Criminologia Crítica e Desigualdade no Sistema da Justiça Criminal; Processo Penal, Impacto das Novas Tecnologias de Comunicação e Direitos Fundamentais; Princípio da Igualdade, Relações Raciais e Políticas de Ação Afirmativa. Tem participado de projetos sociais e atividades de pesquisa voltados para a inclusão social da população afro-brasileira no Ensino Superior e de pesquisas sobre o racismo na sociedade brasileira. Integrante do Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (CEDD/FD/UnB) e membro do Grupo de Investigación sobre Igualdad Racial, Diferencia Cultural, Conflictos Ambientales y Racismos en las Américas Negras-IDCARÁN da Universidade Nacional da Colômbia. Realizou estágio pós doutoral na University of Pennsylvania, (UPenn) no ano de 2018.

 Revista Direito.UnB |Maio - Agosto, 2021, V. 05, N. 2

Downloads

Publicado

2021-08-31

Como Citar

ALVES, Dina; ANDRÉ DOS SANTOS, Tiago Vinícius; PIZA DUARTE, Evandro. Prefácio: Racismo Institucional, Branquidade e Sistema Judicial . Direito.UnB - Revista de Direito da Universidade de Brasília, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 16–20, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/39581. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.