Teologia moral para ouriços: a teoria da justiça de Ronald Dworkin

Auteurs-es

  • Alexandre Araújo Costa Universidade de Brasília (UnB)

Mots-clés :

Ética, Ronald Dworkin, Platonismo, Aristotelismo, Ceticismo

Résumé

Após décadas de estudos que enfatizaram a necessidade de uma leitura moral do direito, o filósofo americano Ronald Dworkin publicou, em 2011, o livro Justice for Hedgehogs, em que ele apresenta explicitamente sua teoria da justiça. O presente artigo analisa a teoria exposta, evidenciando a estrutura dos seus argumentos, mostrando como Dworkin adota uma metodologia aristotélica (ao elaborar interpretações capazes de dar sentido às práticas sociais efetivas) que o conduz a uma conclusão platônica (ao afirmar a unidade fundamental dos valores). Sustenta-se, ao final, que esse projeto ético não é consistente, eis que a análise das práticas efetivas não conduz ao reconhecimento da unidade do bem, mas apenas ao reconhecimento de que a tradição liberal em que Dworkin se insere tem um discurso universalista que se baseia na existência de uma noção unitária do bem. Assim, a autocompreensão moral da moralidade proposta por Dworkin gera um discurso de matriz mais teológica que filosófica, pois baseia sua validade na negação da possibilidade de uma crítica filosófica que coloque em questão os pressupostos morais assumidos pelo autor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alexandre Araújo Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Professor do Instituto de Ciência Política da UnB. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Política e Direito. (http://lattes.cnpq.br/1540773562032795)

Capa da Revista Direito.UnB Volume 1, Número 1

Publié-e

2014-01-01

Comment citer

COSTA, Alexandre Araújo. Teologia moral para ouriços: a teoria da justiça de Ronald Dworkin. Direito.UnB - Revue de Droit de l’Université de Brasília, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 198–219, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadedireitounb/article/view/24681. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos-Resenha

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.